Configurar verificação de gasto

Os seguintes passos são necessários para se estabelecer a verificação de gasto no Financeiro do SunSystems:

  1. Crie as tabelas necessárias para reter os razões de orçamento usando Tabelas opcionais do razão (OLT).
  2. Crie legendas para os razões de orçamento usando Legendas de orçamento (BLB).
  3. Selecione a unidade de negócios em Administração de unidade de negócios (BUA) e selecione Alterar, no menu Ação, para exibir o formulário de configuração de unidade de negócios.
  4. Em Configuração de unidade de negócios, insira o Código do razão de orçamento primário para identificar o razão de orçamento que será usado para reter os valores de orçamento.
  5. Em Configuração do razão (LES), marque a caixa de seleção Aplicar tolerâncias de orçamento e defina a porcentagem e/ou o valor de tolerância de orçamento se desejar que essas configurações de tolerância sejam usadas durante a verificação de gasto.
  6. Use Configuração de verificação do orçamento (BCS) para definir as regras de verificação de orçamento para vincular contas reais às contas de orçamento que contém os valores de orçamento alocados.
  7. Digite os valores do orçamento usando qualquer um dos recursos de entrada de transação do razão:
    1. Altere para o razão de orçamento usando Alterar orçamento (CBG).
    2. Use 'Entrada do razão (LEN)', 'Importação do razão (LIM)' ou 'Alocação corporativa' para contabilizar os valores de orçamento. Normalmente, o valor de orçamento é inserido como um débito.

    Os seguintes passos são necessários para implementar a verificação de orçamento nas faturas de compra do Gerenciamento de Pedidos do SunSystems. Isso permite que as faturas de compra sejam inseridas e que os valores de gasto de orçamento sejam atualizados. Pressupõe-se que o orçamento tenha sido criado no Financeiro do SunSystems, conforme mostrado acima:

  8. Em Configuração de gestão de compras (PBS), defina a Base de atualização do orçamento como pedido (ou seja, fatura inteira) ou linha. Caso definida como pedido, a fatura inteira será inserida antes que qualquer funcionalidade de orçamento seja processada. Caso contrário, a verificação de orçamento será executada linha a linha.
  9. Em 'Configuração de gestão de compras (PBS)', defina Fase de gasto como Entrada de fatura, Conciliação de fatura ou Confirmação de fatura. Isso pode ser substituído configurando o sinalizador Fase de gasto em Tipos de compra (PTS).
  10. No formulário Configuração de valores de definições de tipo de compra, defina um valor a ser usado na verificação de orçamento usando o campo Valor de orçamento de gasto. Todos os valores de orçamento devem ser retidos na moeda base.

Os passos acima permitem que as faturas de compra sejam inseridas e que os valores de gasto de orçamento sejam atualizados. Se um orçamento for excedido, nenhuma ação será executada. O passo seguinte implementa a 'Verificação de gasto excedente' para faturas de compra e, se um orçamento for excedido, o sistema emitirá um aviso ou impedirá a continuação:

  • Em Configuração de gestão de compras (PBS), ative o sinalizador Verificação de gasto excedente.
  • Se necessário, defina as tolerâncias de verificação de gasto excedente. Em 'Configuração de gestão de compras (PBS)', defina uma porcentagem ou um valor a ser usado em todas as faturas de compra. Isso pode ser substituído pelas configurações de um grupo de operadores específico, que são mantidas usando o Console de Segurança ou o Gerenciador de Usuários. Se a transação estiver com o orçamento excedido mas abaixo da tolerância, você será avisado mas será permitido que continue. Se estiver com o orçamento e a tolerância excedidos, não será permitido que continue.

Nenhuma contabilização de interface do razão é necessária para a realização da verificação orçamentária no Gerenciamento de Pedidos do SunSystems.