Introdução ao pagamento bancário de fornecedor
Pagamento bancário de fornecedor (PYR) fornece um recurso de pagamento automático. Ele dá a você total controle sobre as transações de contas de fornecedor/a pagar e contas de terceiro que você seleciona para pagamento, quando devem ser pagas e os métodos de pagamento.
Os seguintes métodos de pagamento estão disponíveis usando-se Pagamento Bancário de Fornecedor:
- pagamentos gerados por sistema usando-se documentos de pagamento impressos, como cheques
- pagamentos bancários automatizados usando-se transferência bancária eletrônica
- pagamentos únicos, para fornecedores ocasionais
- um método de pagamento 'indefinido' que lida com outros requisitos; por exemplo, para liquidar contas entre empresas.
As três etapas do processo de pagamento
O processo de pagamento automático consiste em três etapas separadas de processamento:
-
Identificar e selecionar transações para pagamento.
Há duas formas de selecionar as transações:
- Perfis de pagamento podem ser usados para determinar os principais critérios de seleção de transação para Pagamento Bancário de Fornecedor. Os critérios de seleção são refinados em tempo de execução por Pagamento Bancário de Fornecedor. Esses critérios combinados determinam as transações a serem pagas. Consulte O que são perfis de pagamento? , para obter mais informações sobre esse tópico, ou Configurar perfis de pagamento, para obter informações sobre como usar o formulário.
- O recurso central de controle pode ser utilizado para extrair transações para pagamento e passá-las para Pagamento Bancário de Fornecedor, para pagamento.
Um perfil de pagamento sempre é exigido para que o Pagamento Bancário de Fornecedor gere os pagamentos, mesmo que você use a central de controle para selecionar as transações.
-
Gerar as transações necessárias para pagar as transações selecionadas.
Pagamento bancário de fornecedor analisa as transações que recebeu para pagamento. Ele cria as transações de pagamento necessárias para registrar cada pagamento e produz uma lista de detalhes de pagamento bancário de fornecedor. Se as transações forem elegíveis para desconto, ele considera o desconto e gera as contabilizações de descontos adequadas. Além disso, se o valor do desconto incluir um valor de imposto que precise ser revertido, ele pode calcular o imposto e gerar as contabilizações para ajustar o desconto e registrar o imposto.
Ele gera um arquivo de detalhes de pagamento que é usado para produzir documentos de pagamentos, como cheques. Também pode produzir um arquivo de transferência bancária para pagamentos bancários automatizados.
Para obter mais informações, consulte O que é a cobrança bancária de cliente? e Iniciar o pagamento bancário de fornecedor, ambos na Ajuda/Guia de usuários financeiros.
-
Gerar os documentos de pagamento.
Documentos de pagamento gera qualquer saída impressa necessária para dar suporte às transações de pagamento, como cheques e avisos de remessa, ou apenas avisos de remessa. Os documentos são gerados pelos recursos de emissão de relatórios do SunSystems, sendo possível alterar o formato desses documentos de pagamento, caso necessário. Você também pode utilizar o Gerador de Relatórios para exportar os detalhes de pagamento para um arquivo de texto separado.
Para obter mais informações, consulte Quais são os documentos de pagamento disponíveis? e Gerar documentos de pagamento, ambos na Ajuda/Guia de usuários financeiros.