Conhecer os detalhes de imposto automático em tipos de lançamento
O recurso de cálculo automático de imposto pode oferecer os seguintes recursos nas transações dos tipos de lançamento selecionados:
- A identificação da parte de imposto de uma transação e a geração das contabilizações apropriadas para contas de imposto de entrada e saída identificadas em Detalhes de imposto (TXD).
- A distribuição do valor do imposto em duas contas de imposto, se necessário.
- A identificação e a geração das contabilizações apropriadas para retenções de imposto.
Consulte Compreender o recurso de cálculo automático de imposto.
Calcular imposto por tipo de conta
Se o recurso de cálculo automático de imposto estiver sendo usado para um tipo de lançamento, você poderá determinar se o imposto será calculado sobre o valor bruto ou líquido, por tipo de conta:
- Se o imposto for calculado com base no valor bruto, o valor de imposto calculado terá o indicador de crédito/débito oposto ao da transação original.
- Se o imposto for calculado com base no valor líquido, o valor de imposto calculado terá o mesmo indicador de crédito/débito da transação original.
Por exemplo, se você selecionar a opção de cálculo de imposto bruto para contas de fornecedor e inserir um valor de crédito para uma conta de fornecedor na Entrada do razão (LEN), o valor de imposto será gerado com um indicador de débito.
Defina também as taxas de imposto e as contas a serem usadas em Detalhes de imposto (TXD).
O cálculo automático de imposto é acionado inserindo um código de análise de imposto válido em uma linha de lançamento. O ponto apropriado para digitar o código de análise de imposto pode diferir de uma linha de lançamento para outra. Se você selecionar Não utilizado nesse campo ou digitar um código para o qual não exista nenhum detalhe de imposto, o imposto não será calculado em uma linha de lançamento na qual esse tipo de conta é usado.
Calcular retenção por tipo de conta
Independentemente de você selecionar um valor líquido ou bruto como a base do cálculo de imposto retido para um tipo de conta, o imposto retido calculado terá o mesmo indicador de crédito/débito da transação original. Por exemplo, se a transação bruta tiver um valor de débito, a transação do imposto retido também será um débito. A segunda transação gerada de retenção, que é contabilizada na conta que origina o imposto, terá o sinal inverso.
O cálculo automático de imposto retido é acionado inserindo um código de análise de imposto apropriado em uma linha de lançamento. O ponto apropriado para digitar o código de análise pode diferir de uma linha de lançamento para outra. Por exemplo, você pode especificar que o cálculo de imposto retido terá como base o valor bruto quando uma conta de cliente, de fornecedor ou de terceiros for digitada com o código de análise de imposto. Além disso, pode especificar que o cálculo de imposto retido terá como base o valor líquido quando uma conta de lucros e perdas, de balanço ou memo for digitada com o código de análise de imposto. Se você definir ambos, ambos serão calculados para os códigos de imposto que contiverem as informações necessárias em Detalhes de imposto (TXD).
Consulte Como o imposto retido é tratado?
Requisitos de relatório de imposto
Se for necessário produzir um ESL para relatório de imposto europeu, ou um 1099 para os requisitos de imposto nos EUA, você também pode usar códigos de análise de transação do razão para identificar os vários tipos de transação.