Os passos necessários para configurar a autorização

A Autorização financeira no SunSystems é o processo que permite ou rejeita a contabilização de transações para várias funções. Somente IDs de operador especialmente configuradas em Grupos de usuários podem autorizar transações. Este tópico da Ajuda descreve como configurar o SunSystems para realizar autorizações. Para obter mais informações, consulte O que é o recurso 'Autorização'?.

Nota: A autorização não tem como função executar uma funcionalidade de fluxo de trabalho nem ser usada como uma trilha de auditoria para rastrear transações autorizadas ou rejeitadas.

Antes de tentar configurar uma autorização, é necessário planejar cuidadosamente os requisitos de autorização. Um exemplo de cenário de autorização é fornecido abaixo dos passos de configuração básica.

Configuração básica

  1. Na guia Financeiro suplementar, na Configuração do razão (LES), defina o campo Autorização necessária como Sim.
  2. No Console de segurança ou no Gerenciador de Usuários selecione Editar > Editar usuário. Em Autorização marque a caixa de seleção Autorizador e crie uma senha de autorização para cada autorizador. Deixe o campo Contagem de autorização inválida como zero.
  3. Crie os grupos de usuários de autorização necessários em Configuração de grupo de usuários (UTS). Defina um nome adequado para cada grupo e clique em Operadores autorizadores para atribuir operadores ao grupo de usuários.
  4. Crie os códigos de rejeição necessários em Configuração de código de rejeição financeira (FJC). Especifique a descrição de cada código que deverá ser mostrada para quaisquer transações que forem rejeitadas com esse código. Especifique o tipo de fase de autorização ao qual esse código de rejeição financeira se aplica. Os seguintes tipos de fase estão disponíveis: Pagamentos, Conciliação/alocação e Entrada/importação do razão.
  5. No Gerador de Filtros (FLD), crie os filtros necessários para as diferentes fases e tipos de autorização.

Em 'Tipo de filtro', selecione Consulta de autorização SAAUTH e atribua um nome e uma descrição adequada ao filtro. Arraste as condições necessárias de filtro da 'Lista de itens de dados' para a 'Área de edição de filtro'. A primeira condição precisa ser 'Referência de conjunto de autorização'. Na caixa de diálogo 'Editar condição', marque a caixa de seleção 'Entrada de tempo de execução' e deixe desmarcada a caixa 'Espaços em branco'.

Selecione quaisquer outros itens de dados necessários como condições de filtro para uma fase de autorização específica. Por exemplo, você pode criar um filtro que apenas chame uma fase de autorização caso a transação use um determinado código de conta. Este exemplo está descrito de forma mais detalhada a seguir, em Exemplo de cenário de autorização. Com exceção de 'Referência de conjunto de autorização', a caixa de seleção 'Entrada de tempo de execução' desses itens de dados não deve estar marcada na caixa de diálogo 'Editar condição'.

Selecione Arquivo > Selecionar destino dos resultados no menu do Gerador de Filtros. Clique em Formulário e selecione 'Detalhe de autorização' como o formulário de saída do filtro. Salve o filtro. Para obter mais detalhes, consulte Ajuda do Gerador de Filtros.

Nota: O destino dos resultados do filtro usado na autorização deve ser definido como um formulário, não um programa.
Nota: 

As fases de autorização podem ser ignoradas por uma transação caso as condições definidas no filtro da fase não sejam atendidas pela transação.

  • Em Configuração de fase de autorização (AUS), crie todas as fases necessárias a cada processo de autorização. Por exemplo, é possível criar um processo de duas fases de autorização para Entrada do razão, em que a primeira fase exija a autorização de todos os lançamentos e a segunda exija a autorização apenas dos lançamentos com total de crédito maior que 1.000. Este exemplo está descrito de forma mais detalhada a seguir, em Exemplo de cenário de autorização.

Especifique para cada fase o filtro adequado definido no passo anterior (5). Especifique o grupo de usuários necessário para autorizar essa fase do processo, e especifique o autorizador, ou seja, a ID de operador de um usuário do grupo para quem as transações devam ser enviadas, por default, para autorização.

Em Tipo de fase, especifique o processo de autorização do qual essa fase faz parte. Os tipos de fase possíveis são: Pagamentos, Conciliação/alocação e Entrada/importação do razão.

Nota: 

Ao numerar as fases de autorização, é possível agrupá-las em cada processo de autorização. Por exemplo, números de fase de 1 a 100 podem ser reservados para fases de autorização de pagamento, e os números de 200 a 300 para fases de autorização de entrada/importação do razão. Deixe lacunas entre os números de fase, de forma que quaisquer fases adicionais necessárias possam ser facilmente inseridas sem a necessidade de reorganizar a numeração das fases.

Configuração adicional da entrada do razão/importação do razão

  • Em Tipos de lançamento (JNT), especifique se cada tipo de lançamento requer autorização. Para os que o requerem, altere o tipo de lançamento e marque a caixa de seleção Autorização necessária na janela Financeiro suplementar. Por default, essa caixa está desmarcada, de forma que se a autorização for necessária para todos os tipos de lançamento, este passo de configuração precise ser efetuado por tipo de lançamento.