Que Transações são geradas para Retenção de Imposto?

A Retenção de imposto gera as transações requeridas para contabilizar os resultados dos cálculos da retenção de imposto. Isto gera um lançamento que contabiliza o valor da retenção do imposto para cada conta de origem.

O lançamento de retenção de imposto

O valor da retenção de imposto é contabilizado no razão real para a Conta de imposto identificada no Tipo de Retenção de Imposto (WTT). O valor de compensação é contabilizado para a Conta de origem da transação da qual o valor de imposto foi calculado, ou para a conta de origem alternativa, se uma for identificada no Tipo de Retenção de Imposto. Consulte 'Adicionar e manter tipos de retenção de imposto'.

O Tipo de Lançamento é também identificado no Tipo de Retenção de Imposto. Consulte 'Configurar tipos de lançamento no Guia do administrador do financeiro'.

A referência da transação para a contabilização da retenção de imposto é determinada pelo Formato de referência de transação no Tipo de Retenção de Imposto.

A descrição do lançamento é obtida da descrição do Tipo de Retenção de Imposto. A origem do lançamento é WHTAX. O período de contabilização é o período atual como definido na Configuração do Razão (LES), e a data de vencimento é a mesma da data de transação do código de conta de origem do lançamento de origem. A data de transação é a data de pagamento que foi inserida quando você executou a Retenção de Imposto (WHT). Se você estiver usando o cálculo de retenção de imposto no ponto de contabilização de pagamento, a data de transação é a data de pagamento inserida na execução da Retenção de Imposto (PYR). Se você estiver usando o cálculo de retenção de imposto no ponto de contabilização de fatura, a data de transação será a data de transação da linha tributável de origem e o marcador de alocação será definido no Marcador de alocação para a retenção de imposto na Configuração do razão (LES).

Quais dimensões de análise são necessárias no lançamento gerado?

Os códigos de análise são gerados automaticamente no lançamento da retenção de imposto, seguindo as regras de análise do razão convencional, que foram definidas para o tipo de conta e tipo de lançamento. Como tal, a inclusão ou exclusão das dimensões de análise específicas no lançamento dependem dos seguintes fatores:

  • A conta de lançamento. É necessário que as dimensões de análise sejam definidas como Obrigatórias ou Opcionais na guia Análise de transação no registro do Plano de contas (COA) para uma conta, para que sejam inseridas pelo lançamento da retenção de imposto. Se uma determinada dimensão for definida como Obrigatória no registro de conta, será necessário inserir um código, independentemente do tipo de lançamento. Se for definido como Opcional, o tipo de lançamento indica se um código será necessário ou não para aquela dimensão. Se for definida com Proibida, a dimensão de análise será deixada em branco no lançamento gerado. Consulte 'Configurar contas' no 'Guia do administrador do financeiro'.
  • O tipo de lançamento. Como descrito acima, se uma dimensão de análise for definida como Opcional no registro da conta, e você solicitar a dimensão na transação gerada pela retenção de imposto, isto deverá ser ativado no Tipo de lançamento (JNT) na guia 'Análise para o tipo de lançamento usado na contabilização da transação gerada.

Quais códigos de análise são inseridos no lançamento gerado?

Para cada dimensão de análise que é requerida pela combinação do tipo de lançamento e conta, o código de análise específico inserido no lançamento gerado depende da transação ou transações de origem. Como regra geral, os códigos de análise requeridos são copiados da transação de origem para a transação gerada pela retenção de imposto. No entanto, na prática existem normalmente muitas transações de origem para cada transação gerada, e assim os códigos de análise são somente copiados a partir de uma das transações de origem. Eles são copiados da transação com o valor base mais alto (independentemente de crédito/débito), e se mais do que uma transação de origem tiver o mesmo valor, a primeira das transações será usada, como exibido na caixa de diálogo Retenção de imposto. Consulte 'Compreender a caixa de diálogo de retenção de imposto'.

Contabilizando o lançamento

Os lançamentos de retenção de imposto são contabilizados no razão real quando você contabiliza uma fatura ou um pagamento.