O que são critérios de seleção?

Diferentes taxas de retenção de imposto podem ser aplicadas aos pagamentos feitos ou recebidos para tipos de mercadorias, serviço ou tipos de transação. Neste caso, pode ser que você precise aplicar diferentes regras de cálculo de imposto para selecionar grupos de transações para uma conta, e um método de identificação dos grupos de transações será necessário.

Critérios de seleção são usadas para agrupar transações em uma conta. É possível definir até cinco critérios de seleção para identificar a análise e agrupar transações tributáveis.

Um critério de seleção identifica um campo de informação que existe na conta ou nas transações usadas para selecionar e agrupar as transações. Os campos que podem ser usados como critérios de seleção de restrições são predefinidos no módulo Retenção de imposto, e incluem os códigos de análise de conta e os códigos de análise de transação.

As regras de cálculo que definem as taxas de retenção de imposto podem ser digitadas contra uma combinação de valores de critérios de seleção válidos. Se você selecionar mais de um critério de seleção para uma regra de cálculo, uma transação deve combinar com todos estes critérios para que o imposto seja aplicado.

Por exemplo

Um tipo de retenção de imposto de corporação pode ser aplicado a pagamentos para fornecedores. Diferentes taxas de impostos podem ser aplicadas de acordo com o tipo de classe de serviço adquirido, como mostra a tabela a seguir:

Classe de mercadorias/serviços Do valor de compra Ao valor de compra Valor de imposto fixo Percentual de imposto
Serviços profissionais 0 2000 - 10
  2000 4000 200 14
  4000 8000 480 18
  8000 Em diante 1200 22
Aluguel 1200 Em diante   6

A classe de aluguel ou serviço é identificada pelo código de análise da transação chamado Classe PG com um valor ou de aluguel ou de serviço. Portanto, um critério de seleção da Classe PG poderia ser identificado para este código de retenção de imposto e regras de cálculo poderiam ser definidas. Uma regra definindo os detalhes de imposto de serviços profissionais para transações com referência a serviço, e outra definindo os detalhes do imposto de aluguel para transações com referência a aluguel.