Executar o cálculo da depreciação
O Cálculo da depreciação (FDC) calcula e contabiliza a depreciação para uma faixa de códigos do ativo. Isso é feito para todos os períodos existentes entre o último cálculo da depreciação e o período selecionado.
Cada registro do ativo contém os seguintes detalhes, utilizados no Cálculo de depreciação como base para os cálculos:
- O método de depreciação
- O valor bruto do ativo, calculado com base nas transações
- A depreciação acumulada, calculada com base nas transações
- O valor líquido do ativo, a diferença entre o valor bruto e a depreciação acumulada
- O valor final do ativo, que pode ser deduzido antes da depreciação ser calculada ou pode ser um valor abaixo do qual a depreciação não é calculada. Consulte Como o valor do ativo final é tratado?
Além disso, o custo da depreciação pode ser distribuído de acordo com código de regras de tempo, definido em Regras de periodicidade de depreciação (FDU) e/ou dividido entre os diferentes códigos de análise, conforme os detalhes predefinidos de análise de contabilização.
É possível aplicar o sequenciamento para as transações de depreciação geradas pelo sistema. Consulte Introdução à numeração de sequência do razão.
Contas fechadas ou suspensas
É possível especificar uma conta temporária a ser usada no Cálculo da depreciação. Se qualquer depreciação tiver que ser debitada em uma conta com status Fechada ou Suspenso(a) no Plano de contas (COA), a contabilização será feita na conta temporária e um aviso será emitido no relatório de cálculo da depreciação.
Depreciação de multimoeda
Valores do ativo podem ser atualizados no caso da moeda base, de transação e base 2/reporte, e diferentes métodos de depreciação podem ser usados em cada caso. O Cálculo da depreciação calcula a depreciação necessária tanto para a moeda base como para a moeda de transação.
Exceções da depreciação
Se um ativo já possuir um valor de depreciação contabilizado para ele dentro de um período, ele será excluído do Cálculo de depreciação daquele período e o valor de depreciação não será, portanto, contabilizado para aquele ativo.
Não é possível contabilizar a depreciação de um ativo com status Pronto para baixa ou Suspenso.
O valor final é um valor abaixo do qual a depreciação não é calculada. Pode ser deduzido antes que a depreciação seja calculada, para que seja sempre excluído dos cálculos de depreciação ou a depreciação poderá ser calculada do valor bruto, até que o valor líquido atinja o valor final. No cálculo final da depreciação, o sistema gera apenas a diferença entre o valor líquido e o valor final. Consulte Como o valor do ativo final é tratado?.
É importante notar que o valor líquido poderá ser inferior ao valor final, caso a depreciação seja contabilizada manualmente ou se o valor bruto for reduzido pela contabilização de uma alienação. Essas condições excepcionais são apresentadas na Listagem de status de ativo.
Cálculo de depreciação (FDC)
- Classe do ativo de/até
- A classe do ativo ou a faixa de classes do ativo a ser processada. Deixe em branco para selecionar todos os ativos ou se desejar selecionar códigos de ativo específicos no campo abaixo.
- Código do ativo de/até
- O código do ativo ou faixa de códigos do ativo a ser depreciado. Deixe esses campos em branco para selecionar todos ativos.
- Dimensão de análise
- A dimensão de análise de ativo a ser utilizada para selecionar ativos. Deixe esse campo em branco para selecionar todos, independente das dimensões de análise.
- Código de análise de/até
- Se uma Dimensão de análise tiver sido escolhida como o critério de seleção acima, esse código de análise ou faixa de códigos será usado para selecionar os ativos. Somente ativos que fazem referência a um desses códigos na dimensão de análise escolhida serão selecionados para depreciação.
- Período de depreciação
- A depreciação é calculada para períodos entre o último período de depreciação e o período aqui selecionado. O default é que a depreciação seja calculada até o período atual. Caso contrário, digite o período até quando a depreciação deve ser calculada.
- Contabilizar transações
- Se desejar emitir o relatório dos cálculos de depreciação sem contabilizá-los, selecione Não. Selecione Sim para calcular e contabilizar a depreciação. Caso as contabilizações transitórias sejam obrigatórias ou opcionais, será possível selecionar para contabilizar as transações como transitórias. O sistema sempre gera um relatório de depreciação.
- Período de contabilização
- Selecione Único para contabilizar toda a depreciação calculada para o período especificado no campo Período da depreciação. Selecione Histórico para contabilizar a depreciação calculada no período a ela relacionado.
- Suprimir transações
- Selecione Sim caso deseje imprimir apenas as transações do ativo geradas durante essa execução. Selecione Não se todas as transações do ativo forem impressas, inclusive quaisquer transações de depreciação, de ativo e de alienação anteriores.
- Balanço
- A conta de depreciação de balanço na qual a depreciação é contabilizada. Em geral, a depreciação é contabilizada na conta de balanço no registro de ativo em Registros de ativo. Se essa conta estiver em branco nos Registros de ativo, o sistema usará a conta inserida nesse campo.
- Lucros e perdas
- A conta de depreciação de lucros e perdas na qual a depreciação é contabilizada. Em geral, a depreciação é contabilizada na conta de lucro e perda no registro de ativo em Registros de ativo. Se essa conta estiver em branco nos Registros de ativo, o sistema usará a conta inserida nesse campo.
- Consolidar lucros e perdas
- Normalmente, duas contabilizações são geradas para cada cálculo da depreciação de cada ativo: uma na conta de depreciação acumulada do balanço e outra na conta de ganhos e perdas de gastos com depreciação. Se esse campo estiver definido como Sim, será possível especificar como deseja consolidar as contabilizações de ganhos e perdas.
Consolidação de cálculo de depreciação
Se Sim for selecionado no campo Consolidar lucros e perdas, será possível clicar em para exibir o formulário Consolidação de cálculo de depreciação'. Ele permite especificar como deseja consolidar as transações de depreciação de lucros e perdas.
- Código do ativo de/até
- Marque a caixa de diálogo Código de ativo para consolidar a contabilização de ganhos e perdas por código de ativo em uma linha de transação. É possível especificar a faixa de códigos de ativo a ser consolidada ou deixar os campos De e Até em branco, com a caixa marcada, se desejar que todos os códigos de ativo sejam contabilizados.
- Dimensão de análise
- Para cada dimensão de análise, marque a caixa de seleção para consolidar a contabilização de ganhos e perdas por essa análise de dimensão em uma linha de transação. É possível especificar uma faixa de códigos de análise a ser consolidada ou deixar os campos De e Até em branco, com a caixa marcada, se desejar que todos os códigos de análise sejam contabilizados. Além disso, códigos de análise serão removidos se a análise não for permitida para a conta de depreciação.
Além da consolidação, também é possível usar Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análises das transações geradas. Para isso, crie um Perfil do evento que verifica se há um Código de função de 'Depreciação de ativo', e use um Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema. Consulte Consolidação e interação de análise com regras comerciais.