Conhecer o processo de autorização

Quando um usuário insere ou seleciona um grupo de transações para processamento, é possível que algumas dessas transações exijam autorização. Consulte Que transações requerem autorização?

Essas transações são agrupadas em conjuntos de autorização e marcadas como aguardando autorização. O conjunto da autorização é passado através de cada processo da fase da autorização que se aplica.

O autorizador

As transações são enviadas para a primeira fase de autorização exigida e são colocadas na Bandeja de entrada de autorização (AUT). O autorizador é capaz de revisar o conjunto de transações na bandeja de entrada e autorizá-las ou rejeitá-las. O autorizador deve digitar uma senha válida para autorizar o conjunto. Consulte Passos necessários para autorizar transações.

Se o conjunto de transações for rejeitado pelo autorizador, ele é retornado ao originador ou para o autorizador para a fase anterior de autorização. Quando um autorizador rejeita transações, um código de rejeição financeira para identificar o motivo da rejeição.

Se o conjunto de transações for autorizado, segue para o próximo passo do processo de autorização. É movido para o autorizador para o próximo nível de autorização exigida ou, se completamente autorizado, recebe o status de Concluído e é executado.

O processamento que ocorre depende da função que ativou a necessidade de autorização. Por exemplo, se as transações forem lançamentos retidos pelo Entrada do razão ou Importação do razão, quando forem completamente autorizadas serão automaticamente contabilizadas (desde que ainda estejam balanceadas).

O autorizador é qualquer um dos membros do grupo de usuários designados para a fase de autorização. As transações que necessitam de autorização são colocas na Bandeja de entrada de autorização de todos os usuários do grupo de usuários. Isso ajuda a assegurar que um conjunto de lançamentos serão retidos se, por exemplo, uma pessoa no grupo estiver ausente.

Nota:  Os autorizadores não são alertados quando há novas transações aguardando a autorização deles. Por isso, eles precisam verificar com frequência a bandeja de entrada de autorizações.

O originador

O usuário que gera as transações que aguardam autorização é considerado o originador do conjunto de autorização.

A Bandeja de entrada de originadores de autorização (AOT) apresenta a lista de todos os conjuntos de autorização criados por um operador específico. Dessa forma, os usuários podem ver o status de todas as transações que eles geraram e que exigem autorização. Quando um conjunto de autorização rejeitado é exibido, é necessário excluí-lo para que possa ser modificado na função adequada, como a 'Entrada do razão'. As transações que foram autorizadas e contabilizadas não serão mais exibidas.

Nota:  Os originadores não são alertados quando as transações são autorizadas ou rejeitadas. Por isso, eles precisam verificar com frequência a bandeja de entrada de originadores.

Consulte O que é o recurso 'Autorização'? para obter mais informações.