Inserir transações transitórias

Um lançamento transitório é inserido manualmente usando a Entrada do razão (LEN) da mesma maneira como para qualquer outro lançamento. A única diferença consiste em que as transações de lançamento são contabilizadas como transitórias e não como permanentes. Isso significa que elas podem ser alteradas, mas podem ser excluídas dos saldos de conta e dos relatórios financeiros até que se tornem transações permanentes.

É possível usar Rechamar lançamentos transitórios (RPJ) para selecionar as transações transitórias que deseja alterar. Caso já saiba o número do lançamento, rechame-o diretamente na Entrada do razão (LEN), selecionando Ação > Rechamar transitório. Consulte Alterar transações transitórias.

As transações transitórias podem ser excluídas usando Entrada do razão (LEN). É possível excluir um lançamento transitório inteiro ou excluir faixas ou grupos de linhas de transação dentro do lançamento. Consulte Excluir transações transitórias.

Para inserir e contabilizar transações transitórias no razão, o campo Lançamentos transitórias em Configuração do razão (LES) deve ser definido como Obrigatório ou Opcional. Se os lançamentos transitórias forem opcionais, ao escolher contabilizar um lançamento em Entrada do razão, será perguntado se deseja contabilizar as transações como transitórias ou permanentes.

As contabilizações transitórias também podem ser feitas pelas outras funções do SunSystems que geram as transações do razão como, por exemplo, Pagamento bancário de fornecedor (PYR). Novamente, se as contabilizações transitórias forem opcionais, opte por contabilizar as transações como transitórias ou permanentes.

Nota: Em alguma fase, será necessário transformar em permanentes as entradas transitórias do razão. Consulte Transformar transações transitórias em permanentes.