O que são transações transitórias?

As transações transitórias são contabilizadas no razão como temporárias ou de rascunho. É possível alterar essas transações e emitir relatórios sobre as mesmas, mas elas não fazem parte de contas e relatórios financeiros reais até que estejam contabilizados como transações permanentes no razão. Contabilizações permanentes não podem ser alteradas.

Esse recurso foi criado para cuidar dos padrões contábeis Italiano ou semelhantes e também é conhecido como um livro transitório ou recurso de contabilização prima nota.

A capacidade de contabilizar transações transitórias no razão é determinada pelo campo Contabilizações transitórias na Configuração do razão (LES). Há três opções disponíveis:

  • Proibida - se essa opção estiver definida, todas as transações serão tratadas como contabilizações permanentes e as contabilizações transitórias serão proibidas.
  • Obrigatória - se essa opção estiver definida, todas as transações do razão serão contabilizadas automaticamente como contabilizações transitórias.
  • Opcional - se essa opção estiver definida, será possível contabilizar transações do razão como transitórias ou permanentes ao inserir ou gerar lançamentos.

As permissões de grupo de operador também podem restringir as opções de contabilização disponíveis. Eles são mantidos usando o Console de segurança ou Gerenciador de usuários. Consulte também a Ajuda do Console de Segurança ou do Gerenciador de Usuários para obter mais informações.

As transações transitórias são inseridas manualmente usando a Entrada do razão (LEN) da mesma maneira que qualquer outro lançamento. A única diferença consiste em que as transações de lançamento são contabilizadas como transitórias e não como permanentes. Consulte 'Inserir transações transitórias'.

Transações transitórias podem ser rechamadas para alteração e contabilização permanente usando Rechamar lançamentos transitórios (PRJ) e Entrada do razão (LEN). Uma vez que uma contabilização transitória individual é rechamada, ela pode ser contabilizada como uma entrada permanente usando a opção Contabilizar. Consulte Alterar transações transitórias.

As transações transitórias podem ser excluídas usando Entrada do razão (LEN). É possível excluir um lançamento transitório inteiro ou excluir faixas ou grupos de linhas de transação dentro do lançamento. Consulte 'Excluir transações transitórias'.

Uma faixa de contabilizações transitórias pode ser contabilizada permanentemente em Contabilizar transações transitórias (PPT). Somente os lançamentos que foram contabilizados como transitórios podem ser selecionados.

Nota:  Também é possível usar Listagem de livro diário (DYL), Relatórios de impostos (TXR) ou Contabilizar lançamentos transitórios (PPT) para contabilizar permanentemente as transações selecionadas.

Numeração de sequência

Outro recurso associado com contabilizações transitórias, mas que pode ser usado independentemente, é a capacidade de atribuir números de sequência para as transações. Trata-se de um recurso útil que ajuda a garantir a integridade dos dados. Dois tipos de número de sequência podem ser atribuídos:

  • números de sequência de transação que são atribuídos quando as transações são contabilizadas. Eles podem ser atribuídas para transações transitórias quando forem contabilizadas como transitórias ou apenas quando forem contabilizadas como permanentes. Isso é determinado pela opção Apenas contabilização definitiva em Configuração do razão (LES).
  • números de sequência de livro diário, atribuídos quando as transações são impressas na Listagem de livro diário (DBL) e as transações transitórias são transformadas em contabilizações permanentes.

A referência de lançamento em transações transitórias rechamadas não pode ser alterada. Isso garante que o número de sequência dentro da data de registro seja mantida.

É possível gravar uma data de registro em Sequências do razão (LEQ) que ignora a data normal de entrada de um lançamento com um carimbo de data "definido pelo usuário".

Balancear transações por referência

A capacidade de forçar transações a serem balanceadas por referência é outra característica associada ao processamento de transação transitória, mas também pode ser usada independentemente. Essa característica é selecionada pela escolha de Referência de transação como a opção Saldo por na Configuração do razão (LES).