Usar regras de negócios com o Gerenciador de Reconciliação

As regras de negócios podem ser usadas para reconciliar e conciliar transações em Gerenciador de Reconciliação (RCM).

O Gerenciador de Reconciliação concilia dois conjuntos de transações. As condições da reconciliação são definidas em um 'Conjunto de regras' e aplicadas a um 'Perfil do evento'. O 'Perfil do evento' deve identificar a função do Gerenciador de Reconciliação e também identificar o Perfil de reconciliação.

O Conjunto de regras contém instruções de condição SE que determinam o critério de conciliação. Também contém uma instrução Matched que configura o Marcador de alocação como 'Conciliado' nas transações se os critérios forem satisfeitos.

O Gerenciador de Reconciliação inclui o recurso Reconciliação automática que concilia automaticamente as transações dentro de cada conjunto de reconciliação se elas contiverem os mesmos valores em itens de dados selecionados. Portanto, você só precisa definir regras de negócios para conciliar transações se precisar aplicar condições de reconciliação mais complexas, ou conciliar com base em diferentes itens de dados em cada conjunto de transações. Por exemplo, você deve definir uma regra de negócios se precisar conciliar com base no número da fatura, já que isso é mantido em um item de dados específico em cada conjunto de transações.

Definir o conjunto de regras de reconciliação

O Gerenciador de Reconciliação reconcilia dois conjuntos de transações exibidos nas seções superior e inferior da janela 'Gerenciador de Reconciliação (RCM)'. As transações exibidas nas seções da janela são determinadas pelas duas contas de reconciliação definidas para o perfil de reconciliação.

É importante compreender qual grupo de transações aparece em qual parte da janela para poder definir as condições do conjunto de regras corretamente.

Quando você define uma instrução de condição para a função do Gerenciador de Reconciliação, os dois 'Valores' que aparecem na instrução de condição referenciam os itens de dados nos diferentes grupos de transações. 'Valor 1' refere-se ao item de dados no grupo de transações que é exibido na parte superior da janela 'Gerenciador de reconciliação' (que é chamada de janela 1). 'Valor 2' refere-se ao item de dados no grupo de transações que aparece na parte inferior da janela 'Gerenciador de Reconciliação' (que é chamada de janela 2).

Por exemplo:

As transações nos dois grupos de transações devem ser conciliadas com base no número de fatura e no valor base. Entretanto, no primeiro grupo de transações o número da fatura é armazenado no item de dados 'Referência de transação' e no segundo grupo de transações é retido na 'Descrição da transação'.

Nota: O recurso 'Reconciliação automática' do Gerenciador de Reconciliação não pode ser usado aqui porque o número da fatura está armazenado em diferentes itens de dados em cada conjunto de transações.

A seguinte condição de conjunto de regras deve ser definida para conciliar as transações nesses campos. Essa condição configurará o 'Marcador de reconciliação' como 'Conciliado' nessas transações se os critérios de conciliação forem satisfeitos:

Comando Valor 1 (Transações para reconciliação conta 1 - janela 1) Operador Valor 2 (Transações para reconciliação conta 2 - janela 2)
SE Transaction_Reference = Transaction_Description
SE Valor financeiro = Valor financeiro
CONCILIAR