Como são aplicadas as taxas diárias de moeda?

Nota:  O campo 'Usar taxas de conversão diárias' em 'Códigos de moeda (CNC)' deve estar definido como 'Sim' para uma moeda, para que sejam usadas as taxas definidas nas taxas diárias de moeda.

Várias taxas diárias podem ser definidas para a mesma data em relação a uma moeda, a fim converter a moeda pivô nessa moeda. Essas taxas podem se aplicar a diferentes grupos de contas. Por exemplo, em 11/04/02, pode haver várias taxas definidas para converter de GBP para EUR em relação a diferentes faixas de contas.

Quando uma transação é digitada para uma moeda que exige uma taxa de conversão diária, o sistema procura essa taxa. O sistema usará essa taxa para converter o valor, a menos que você a substitua digitando uma taxa manualmente na transação.

Quando você digita uma taxa manualmente e há verificação de tolerância, a taxa digitada é verificada para garantir que esteja dentro da tolerância estipulada. A diferença entre a taxa digitada e a taxa diária predefinida deve estar dentro do percentual de tolerância. Isso impede que você digite taxas imprecisas por engano.

Procurar taxa de moeda

Nota:  Uma taxa diária pode ser aplicável para uma faixa de datas. Isso é definido nos campos Data inicial efetiva/Data final efetiva em Taxas diárias de moeda (CND).

Os seguintes passos são usados para procurar a taxa de conversão apropriada a ser aplicada:

  • Procure uma taxa de moeda diária definida para a data de transação dentro da faixa de datas efetivas e com um código de conta que corresponda à transação.
  • Procure uma taxa diária definida para a data de transação, ou dentro da faixa de datas efetiva, com uma faixa de contas que inclua a conta para a qual a contabilização está sendo feita.
  • Precure uma taxa diária definida para a data de transação, ou dentro da faixa de datas efetivas, sem faixa de contas atribuídas.

Se você estiver usando tipos de taxa de moeda:

  • Procure uma taxa de moeda diária definida para a data de transação dentro da faixa de datas efetivas e com um código de conta que corresponda à transação e ao tipo de taxa de moeda. Se uma taxa não estiver disponível no tipo de taxa de moeda, o tipo de taxa de moeda default será usado.
  • Procure uma taxa diária definida para a data de transação, ou dentro da faixa de datas efetiva, com uma faixa de contas que inclua a conta para a qual a contabilização está sendo feita e um tipo de taxa de moeda. Se uma taxa não estiver disponível no tipo de taxa de moeda, o tipo de taxa de moeda default será usado.
  • Procure uma taxa diária definida para a data de transação, ou dentro da faixa de datas efetivas, sem faixa de contas atribuídas, mas com um tipo de taxa de moeda disponível. Se uma taxa não estiver disponível no tipo de taxa de moeda, o tipo de taxa de moeda default será usado.
Nota:  Se todos esses passos de busca falharem e não for encontrada uma taxa diária, o sistema exibirá um aviso e você não poderá digitar os valores da moeda em questão durante a Entrada do razão (LEN).