Introdução à funcionalidade multimoeda

O Financeiro e o Gerenciamento de Pedidos do SunSystems oferecem um processamento real de moeda de base dupla e a capacidade de manter diferentes moedas de transação em uma única transação. Essa avançada funcionalidade permite comprar, vender e armazenar mercadorias em qualquer moeda, contabilizar em moedas paralelas, realizar transações bancárias ou pagamentos em outras moedas e emitir relatórios para a matriz, no exterior, na moeda de sua preferência.

O processamento de moeda de base dupla permite às organizações cumprir totalmente os requisitos contábeis e de emissão de relatórios para GAAP e o Euro.

Até cinco valores diferentes podem ser mantidos em cada transação em todo o ambiente SunSystems: quatro valores de moeda e um valor memo ou estatístico.

Os quatro valores de moeda têm características diferenciadas com as seguintes:

  • valor de moeda base (valor 1) - uma moeda fixa para o razão
  • valor de moeda de transação (valor 2) - uma moeda que pode variar em cada transação
  • valor de moeda base 2 ou de reporte (valor 3) - outra moeda fixa para o razão
  • quarto valor de moeda (valor 4) - uma moeda fixa ou variável de transação.
Nota:  Além disso, um código e uma taxa de quinta moeda podem ser armazenados em todas as transações no Razão. Essa informação é utilizada para calcular um quinto valor de moeda para fins de emissão de relatório. O valor da moeda em si não é retido na transação.

A conversão da moeda é feita quando as transações são digitadas no sistema. Se a quarta moeda não estiver em uso, ou se for uma moeda fixa, somente um valor de moeda deverá ser digitado; os valores das moedas restantes poderão ser calculados com as taxas de conversão por período ou de conversão diária. Quando a quarta moeda estiver em uso como moeda variável de transação, o sistema também poderá calcular esse valor contanto que o código da moeda esteja na transação.

É possível atualizar várias taxas de conversão diferentes para uma moeda e aplicá-las a diferentes períodos contábeis, datas e faixas de contas. Também é possível atualizar até mais cinco taxas de reporte por período para cada moeda utilizada em 'Análises financeiras', 'Demonstrativos financeiros' e 'Tabelas financeiras'.

A entrada exata e os requisitos de conversão serão determinados pelas regras de contabilização definidas para cada unidade de negócios.

Ganhos/perdas de moeda podem ser reconhecidos e contabilizados automaticamente. Você pode especificar as contas nas quais são contabilizados os ganhos/perdas realizados e não realizados. As reavaliações podem ser feitas com os ganhos/perdas contabilizados nas contas adequadas. É possível especificar que apenas ganhos, apenas perdas (separadamente) ou ganhos e perdas líquidos serão contabilizados na reavaliação. Os procedimentos de reavaliação também poderão ser executados apenas para fins de emissão de relatório.

Por exemplo, é possível processar contas a pagar/receber usando outras moedas. É possível efetuar pagamentos, gerar documentos de conta e de pagamento em qualquer moeda. O sistema também permite incluir várias moedas num único pagamento bancário de fornecedor.

Você pode gerar uma variedade de documentos relacionados às suas transações de moeda. Em especial, você poderá gerar documentos de pagamento, por exemplo, cheques, nos idiomas e nas moedas definidas.

Os abrangentes recursos para emissão de relatórios do Financeiro permitem gerar relatórios com qualquer combinação de moedas disponíveis: moeda base, moeda de transação, moeda base 2 ou de reporte e quarta moeda. Esses editores de relatórios incluem recursos de consolidação que permitem consolidar diferentes unidades de negócios em moedas diferentes.