Quais os passos necessários para a definição da análise?

Os seguintes passos são necessários para implementar um novo requisito de análise:

  1. Crie uma dimensão de análise para o novo requisito de análise em Dimensões de análise (AND). Por exemplo, defina uma dimensão de local.

    Como parte dessa definição, você pode anexar a dimensão de análise a uma tabela de análise existente, usar os códigos definidos nessa tabela e estabelecer um vínculo com a tabela de forma a refletir automaticamente quaisquer mudanças de código.

    Dependendo de sua seriação, é possível configurar campos de extensão para análise estendida a fim de armazenar e usar atributos extras em códigos de análise desta definição de análise.

  2. Atribua a dimensão de análise às entidades de dados a serem analisadas em Estrutura de análise (ANS). Por exemplo, designe um local para as entidades 'conta do razão', 'ativo' e 'depósito'. Se você tiver atribuído a dimensão de análise a uma entidade de dados estáticos, como, por exemplo, uma conta do razão, ao criar uma nova entidade de dados, você deverá digitar um código de análise para essa dimensão de análise. Para a análise de transações, ao digitar o tipo apropriado de transação, você deverá digitar os códigos de dimensão de análise necessários (de acordo com o tipo de lançamento e com as regras de contas).
  3. Defina os códigos de dimensão de análise em Códigos de análise (ANC) caso seja necessário digitá-los. Por exemplo, crie códigos de local para as áreas Norte, Sul e Oeste.
  4. Nas dimensões de análise de transações do razão, use Tipo de lançamento (JNT) para controlar as regras de entrada da dimensão de análise para tipos específicos de transações. Isso é necessário porque algumas das dimensões de análise de transação poderão ser aplicadas apenas a tipos específicos de transações do razão. Por exemplo, um código de produto poderá ser necessário apenas para transações relacionadas a vendas. Da mesma forma, você poderá usar a opção Plano de contas (COA) para controlar as regras de entrada de dimensão de análise para contas específicas. Por exemplo, algumas dimensões de análise de transação talvez não sejam necessárias para algumas contas, mas poderão ser obrigatórias para outras.
  5. Se, para fins de geração de relatórios, forem necessárias hierarquias de análise para analisar os códigos de várias maneiras, você deverá criar as legendas de hierarquia de análise e os códigos de hierarquia e atribuir os códigos de análise somente aos códigos de hierarquia.

Uma vez executados esses passos, o SunSystems solicitará automaticamente que você digite os códigos de análise necessários para as contas e transações inseridas.

Se no Passo 2 você tiver atribuído a dimensão de análise a uma entidade de dados estáticos, como, por exemplo, uma conta do razão, ao criar uma nova entidade de dados, você deverá digitar um código de análise para essa dimensão de análise. Para a análise de transações, ao digitar o tipo apropriado de transação, você deverá digitar os códigos de dimensão de análise necessários (de acordo com o tipo de lançamento e com as regras de contas).