Configurar perfis de reconciliação

A Configuração dos perfis de reconciliação (RCP) é usada para identificar um requisito de reconciliação ou conciliação para o Gerenciador de reconciliação (RCM). Por exemplo, se desejar usar o Gerenciador de reconciliação para reconciliar seus demonstrativos bancários e para conciliar os recebimentos de cliente com faturas, será necessário definir perfis de reconciliação separados para cada um.

Um perfil de reconciliação determina os critérios de seleção da transação e os critérios de conciliação para o processo de reconciliação.

Nota: Uma vez que um perfil de reconciliação tenha sido definido, é recomendável definir as contas de reconciliação do perfil. Para fazer isso, clique em Contas para exibir o formulário Contas de reconciliação.

A Configuração de perfis de reconciliação contém os campos:

  • Informações de cabeçalho
  • Geral
  • Seleção
  • Conciliação
  • Substituição da análise de conta de origem
  • Substituição da análise de conta de ganhos/perdas
  1. Especifique estas informações para 'Informações de cabeçalho':
    Código de perfil
    O código que identifica de maneira exclusiva um perfil de reconciliação.
    Status
    O status atribuído ao registro de dados estáticos.
  2. Especifique estas informações para 'Geral':
    Descrição
    O nome ou a descrição completa do item ou do registro de dados. A descrição é utilizada para identificar o item ou registro de dados em relatórios e consultas.
    Gerar diferença
    Determina se as diferenças de lucros ou perdas de câmbio serão calculadas e contabilizadas nas contas de ganhos e perdas de câmbio. As contas de ganho ou perda de câmbio são identificadas nos detalhes da Conta de reconciliação. Consulte Contabilizar diferenças de câmbio realizadas e não realizadas.
    Nota: qualquer lucro ou perda ao reconciliar pelo Terceiro valor é calculado em termos de 'Valor base' somente e as diferenças nas moedas do 'Valor da transação' são ignoradas.
    Indicador de alocação
    indicador de alocação a ser atribuído às transações reconciliadas. É possível atribuir qualquer um dos seguintes marcadores de alocação para as transações reconciliadas: Alocada, Correção, Retido, Forçado, Reconciliada, Não alocada, ou qualquer um dos marcadores numéricos de 0 a 9.

    Por exemplo, se o perfil concilia transações de pagamento em relação a faturas em uma conta de cliente, o marcador de alocação Alocado(a) seria atribuído. Por outro lado, se o perfil concilia transações de contas bancárias para detalhes do demonstrativo bancário, o marcador de alocação 'Reconciliado' seria atribuído.

    As transações marcadas como Alocadas, Reconciliadas ou Correção devem estar balanceadas antes que os detalhes sejam contabilizados.
    Nota: Os marcadores Alocada e Correção só podem ser atribuídos as transações estiverem sendo reconciliadas na mesma conta com sinais opostos.
    Tipo de lançamento
    O tipo de lançamento a ser atribuído a qualquer transação de lançamento gerada durante a reconciliação manual de transações por esse perfil de reconciliação. Os tipos de lançamento são definidos usando Tipos de lançamento (JNT).
    Conciliação de mesmo sinal
    Determina como o sinal das transações é usado para definir se as transações irão reconciliar.

    Defina essa opção como Sim para conciliar transações com mesmo sinal. Por exemplo: se o perfil de reconciliação for usado para conciliar transações de conta bancária com transações de demonstrativo bancário, será necessário usar o mesmo sinal para conciliar cada contabilização de conta bancária com seus respectivos itens do demonstrativo bancário.

    Nota: Pressupõe-se que o sinal das transações de demonstrativo bancário tenha sido invertido quando as transações foram carregadas no SunSystems.

    Defina essa opção como Não para conciliar transações com sinais opostos. Por exemplo: para conciliar transações de pagamento e fatura em uma conta de cliente ou de fornecedor.

    Como alternativa, defina essa opção como Não se aplica se o sinal do valor de transação for irrelevante ao processo de conciliação. Por exemplo: o valor de transação não é um dos critérios de conciliação.

    Nota:  Isso também pode ser usado para determinar o sinal de qualquer transação gerada no Gerenciador de Reconciliação. Consulte Gerar transações no Gerenciador de reconciliação.
    Porcentagem de conciliação
    A porcentagem de tolerância permitido entre os valores de conciliação de transação. As transações são conciliadas se a diferença nos valores de transação estiver dentro dessa porcentagem. Se uma porcentagem for inserida, um campo de valor deve selecionado como um dos 'Critérios de conciliação'.
    Nota: Se a Porcentagem de conciliação e o Valor da conciliação forem inseridos, a diferença entre a Porcentagem de conciliação e o Valor da conciliação será comparada ao menor valor.
    Valor da conciliação
    O valor de tolerância permitido entre os valores de conciliação de transação. As transações são conciliadas quando a diferença entre os valores de transação for igual a ou menor que esse valor. Para digitar um valor aqui, selecione um campo de valor nos 'Critérios de conciliação'.
    Nota: A Porcentagem de conciliação e o Valor da conciliação serão ignorados se a opção Consolidar montantes estiver definida.
    Código do grupo de acesso a dados
    Valor a ser utilizado
    Determina a moeda na qual os totais da reconciliação são exibidos na parte superior do formulário Gerenciador de Reconciliação. Essa também é a moeda de balanceamento dos valores reconciliados antes da contabilização. As entradas desse campo atualizam os critérios de conciliação, conforme detalhado na seção Conciliação abaixo.

    O Gerenciador de reconciliação pode usar qualquer um dos Valores 1, 2, 3 ou 4 como uma base para conciliação. Independentemente do 'Valor da moeda' usado para se determinar a conciliação, os montantes do Valor 1 são sempre balanceados. Os montantes Valor 3 e Valor 4 são balanceados de acordo com as configurações do Balanceamento do valor da moeda nas guias Valor 3 e Valor 4 da Configuração de unidade de negócios. As diferenças de moeda resultantes são geradas de acordo com as configurações dos registros da Conta de reconciliação. Diferenças de moeda jamais são geradas para o 'Valor 2', por ser a moeda de transação, e cada transação pode reter uma moeda diferente no Valor 2.

    Nota: A geração de entradas de balanceamento é aplicável somente As 'Alocações' (transações marcadas como Alocado(a) ou Correção) e não a Reconciliações (marcadas como Reconciliado(a)).
    Consolidar valores
    Determina se o recurso Reconciliação automática consolida os valores das transações de conciliação, por exemplo, para conciliar diversos valores menores com um único valor maior de transação. O campo de valor é selecionado automaticamente como um dos critérios de conciliação. Consulte Como funciona a reconciliação automática?
    Nota: Se uma Porcentagem de conciliação ou um Valor da conciliação for digitado ou a opção Consolidar valores estiver definida, o processo de Reconciliação automática poderá dividir uma transação para balancear os valores de transação conciliados. Esse processo de divisão ocorre independente do sinalizador Permitir divisão estar definido nas contas de reconciliação.
    Diferença cambial por conciliação
    Determina se as diferenças cambiais são calculadas pelo Gerenciador de Reconciliação de cada par encontrado dentro do critério de conciliação. Se essa opção estiver definida, o sistema calculará as diferenças de cada conjunto de transações conciliadas e copiará as análises da transação com o menor valor base no par de transações conciliadas. Se houver transações duplicadas, elas serão omitidas do processo de conciliação.

    Se essa opção não estiver definida, o sistema consolidará todos os ganhos e perdas e contabilizará o saldo para contas de ganho/perda e de origem.

    Só é possível utilizar essa opção se a opção Gerar diferença também estiver selecionada. Além disso, ela só pode ser usada na conciliação de transações de crédito em relação a débito (ou vice-versa) da mesma conta da mesma unidade de negócios. Portanto, para usar Diferença cambial por conciliação, a opção Conciliação de mesmo sinal não pode estar definida, e as duas Contas de reconciliação precisam estar configuradas com o mesmo código de conta; uma para crédito e a outra para débito. Além disso, quando essa opção é selecionada, diferenças cambiais são geradas apenas quando a ação Reconciliação automática estiver selecionada no Gerenciador de Reconciliação.
    Deixar formulário aberto
    Defina essa opção para deixar o formulário Gerenciador de Reconciliação aberto quando o processo de reconciliação for concluído para esse perfil.
    Opções de relatório
    A Opção de relatório permite que você selecione se um relatório é gerado, e se for o caso, quais detalhes da transação são incluídos no relatório.
    • Sem relatório - Selecione esta opção se nenhum relatório deve ser gerado
    • Relatar somente transações alteradas - Selecione esta opção para incluir somente os detalhes das transações que foram alteradas
    • Relatar todas as transações - Selecione esta opção para incluir todas as transações.
  3. Especifique estas informações para 'Seleção':
    Critérios de seleção 1-10
    É possível escolher até dez critérios de seleção que devem ser atendidos pelas transações antes que possam ser consideradas para reconciliação.

    Um item de dados a ser usado como parte dos critérios de seleção é selecionado na caixa de diálogo Consulta no dicionário de dados. Essa caixa de diálogo exibe os itens de dados disponíveis e permite a escolha necessária.

  4. A guia Conciliar é usada para identificar itens de dados que devem conciliar nas transações selecionadas para serem reconciliados na Reconciliação automática. Por exemplo: talvez você deseje conciliar transações com relação à referência de transação, valor e código de análise de transação do razão 1. Ao escolher a reconciliação automática, o sistema procurará em todas as transações extraídas de cada conta de reconciliação e identificará transações que contenham os mesmos dados dos campos dos critérios de conciliação. Essas transações serão conciliadas e reconciliadas. Essas transações serão conciliadas e reconciliadas.

    Para obter mais informações sobre as opções de reconciliação automática, consulte Como funciona a reconciliação automática?

    Nota: Se você estiver conciliando por moeda, então o Código de moeda já deve ter sido criado na unidade de negócios na qual o Gerente de Reconciliação (RCM) estiver em execução. Essa pode ser uma unidade de negócios diferente daquelas identificas nas Contas de reconciliação para as quais a reconciliação está sendo executada.
  5. A opção de conciliar perfil de reconciliação compara os conteúdos dos mesmo campos em cada conjunto de transações. Caso seja necessário conciliar campos diferentes ou aplicar uma conciliação condicional ou mais complexa, é recomendável deixar os critérios de seleção da Configuração de perfis de reconciliação em branco e definir regras de conciliação do Conjunto de regras.

    Por exemplo: talvez você deseje comparar o valor do campo de referência de transação de um grupo de transações com a descrição de transação de outro conjunto de transações.

    Para definir a regra de conciliação é necessário:

    • configurar um perfil do evento que inicie a regra se o Gerenciador de reconciliação estiver sendo usado com o Perfil de reconciliação adequado. Por exemplo, o perfil do evento poderá conter as seguintes condições e BankUSD é o Perfil de reconciliação:

      Se Código de função = Gerenciador de Reconciliação

      Se Perfil de reconciliação = 'BankUSD

    • defina um conjunto de regras que contenha as condições de conciliação e use o comando especial Conciliar para conciliar as transações, caso as condições sejam satisfeitas.

    Se os critérios de conciliação em um conjunto de regras tiverem que ser aplicados a vários Perfis de reconciliação, será possível fazer referência a cada Perfil de reconciliação no mesmo perfil de evento. Por exemplo, o perfil do evento poderá conter as seguintes condições onde e Bank e BankUSD são os perfis de reconciliação necessários:

    Se Código de função = Gerenciador de Reconciliação

    Se Perfil de reconciliação = Bank

    Ou Perfil de reconciliação = ‘BankUSD

    Nota: Se os critérios de conciliação forem definidos usando um Conjunto de regras, não será possível identificar os itens na guia Conciliação.
  6. A Substituição da análise de conta de origem se aplica somente quando a opção Diferença cambial por conciliação estiver selecionada e só se aplica ao processo de Reconciliação automática.

    Essa guia é usada para substituir os códigos default de análise de transação que se aplicam se as transações de diferença cambial (por conciliação) forem geradas para o Perfil de reconciliação. As substituições de código de análise aqui definidas se aplicam às transações de diferença cambial que contabilizam para a conta de origem.

    Os códigos de análise default da transação de origem de diferença cambial são extraídos da transação do conjunto conciliado que contém o valor de moeda base mais baixo.

    Nota: Os códigos de análise que se aplicam à transação de diferença cambial que contabiliza para a conta de ganhos/perdas são definidos na guia Substituição da análise de conta de ganhos/perdas.
    Análise do razão 1-10
    Selecione um código de análise, para uma dimensão de análise, a ser usado se um código de análise default não for fornecido na transação de origem.

    Como alternativa, deixe o código de análise em branco para usar o código default. O código default é considerado a partir da transação no conjunto conciliador que tiver o menor valor de moeda.

    Digite '-' (hífen) para remover o código default e deixe o código de análise em branco nas transações de diferença cambial.

    Use se a análise existente estiver em branco
    Marque esta opção caso o código de análise seja usado somente quando a dimensão de análise estiver em branco na transação de origem.
  7. A Substituição da análise de conta de perdas/ganhos se aplica somente quando a opção Diferença cambial por conciliação estiver selecionada e só se aplica ao processo de Reconciliação automática.

    Essa guia é usada para substituir os códigos default de análise de transação que se aplicam se as transações de diferença cambial (por conciliação) forem geradas para o Perfil de reconciliação. As substituições de código de análise aqui definidas se aplicam às transações de diferença cambial que contabilizam para a conta perdas ou ganhos.

    Os códigos de análise default para a transação de diferença cambial perda/ganho são extraídos da transação no conjunto conciliado que contém o valor de moeda base mais baixo.

    Análise do razão 1-10
    Selecione um código de análise, para uma dimensão de análise, a ser usado se um código de análise default não for fornecido na transação de origem.

    Como alternativa, deixe o código de análise em branco para usar o código default. O código default é considerado a partir da transação no conjunto conciliador que tiver o menor valor de moeda.

    Digite '-' (hífen) para remover o código default e deixe o código de análise em branco nas transações de diferença cambial.
    Use se a análise existente estiver em branco
    Marque esta opção caso o código de análise seja usado somente quando a dimensão de análise estiver em branco na transação de origem.
  8. Salve as alterações.