Criar fórmulas

Nota: Os caracteres que podem ser usados para códigos de fórmula são de A-Z (maiúsculas) e a-z (minúsculas) do alfabeto inglês, o hífen ('-') e o sublinhado ('_').

Para criar um nova fórmula:

  1. No menu Arquivo, selecione Novo, ou clique no botão Novo na barra de ferramentas. A caixa de diálogo Nova fórmula é exibida:
    Nota: Se outra fórmula já estiver aberta nessa fase, você será solicitado a salvá-la.
    Código da fórmula

    Digite o nome da nova fórmula. Esse código deve ser exclusivo e será exibido na barra de título do Gerador de Fórmulas. Para visualizar as fórmulas que já foram criadas e evitar a duplicidade de códigos usados anteriormente, clique no botão Consulta.

    Descrição
    Digite uma descrição que ajude a identificar a fórmula. Por exemplo, sobretaxa, desconto ou imposto.
    Código de busca
    Digite um código de busca de fórmula. Por exemplo, você pode usar IMP para uma fórmula de imposto. É possível atribuir o mesmo código de busca a várias fórmulas, permitindo exibi-las agrupadas na próxima vez que você abrir uma fórmula.
    Nº de casas decimais do resultado
    • Usar default do sistema

      Se essa opção estiver selecionada, indica que o default do sistema para números de casas decimais deverá ser usado.

    • Default da moeda

      Se essa opção estiver selecionada, indica se o número de casas decimais especificado na tabela de definição de moeda deverá ser usado.

    • Especificar

      Se você selecionar essa opção, poderá digitar o número de casas decimais (de 0 a 5) a ser usado para um código de fórmula. Por exemplo, se o código da fórmula envolver um cálculo de milhagem, o ideal será usar 0 casa decimal.

    Nota:  Tenha muito cuidado para selecionar o número correto de casas decimais a ser usado. Poderão ocorrer problemas se a fórmula retornar mais casas decimais do que a especificada para a moeda. Em caso de dúvida, use a opção Default da moeda.
  2. Clique em OK.