O que é interface do razão?
A interface do razão permite que a interface seja definida e mantida entre os módulos do Gerenciamento de Pedidos e Financeiro do SunSystems. Uma interface do razão identifica os valores e outros detalhes retirados das transações do Gerenciamento de Pedidos e contabilizados nos lançamentos para contas do Financeiro.
Dois tipos de informações financeiras podem fazer interface com o Financeiro do Gerenciamento de Pedidos:
- Valores de transação
- Estoque.
Uma configuração de interface do razão é usada para:
- Identificar as entradas de lançamento necessárias para registrar uma transação do Gerenciamento de Pedidos no Financeiro.
- Determinar o destino de entradas de lançamento identificadas, por exemplo, contas e razão do Financeiro.
- Controlar, resumir e suprimir as transações de lançamento.
É possível configurar qualquer interface do razão diferente para tipos diferentes de transações do Gerenciamento de Pedidos que deverá ser refletida no razão do Financeiro. Atribua uma interface do razão a um tipo de venda, compra ou movimento para uma determinada fase de processamento. Quando uma transação do Gerenciamento de Pedidos do tipo apropriado alcançar esta fase de processamento, a configuração de interface do razão é usada para criar transações de lançamento necessárias e serem contabilizadas para o financeiro.
É possível atribuir diferentes regras de interface do razão a diferentes fases de processamento para uma transação, por exemplo, confirmação de pedido, entrada de recebimento ou conciliação de fatura. Também é possível solicitar uma interface do razão de reversão, por exemplo, para reverter o compromisso de orçamento quando uma fatura for recebida e conciliada.
O uso de configurações de interface do razão é melhor explicado com um exemplo:
Uma transação de pedido de compra é normalmente processada por um número de fases diferentes, por exemplo, entrada de pedido, confirmação de pedido, entrada de recebimento, entrada de fatura e conciliação de fatura. A transação frequentemente necessita ser refletida no razão do Financeiro em fases diferentes.
Se você usar 'Controle de compromisso' para controlar o compromisso e a despesa no orçamento real, na fase de entrada de pedido ou de confirmação de pedido, o valor do pedido deve ser usado para aumentar o compromisso da conta de orçamento apropriada do Financeiro. Portanto, seria necessário definir uma interface do razão de 'Compromisso de OC' que gere e contabilize as transações de lançamento de orçamento de compromisso e atribuir esta interface do razão à fase de confirmação de entrada de pedido do tipo de transação.
Posteriormente, quando uma fatura for recebida e conciliada com o pedido, dois lançamentos adicionais serão necessários:
- O total de compromisso para a conta de orçamento deve ser reduzida revertendo o valor da fatura recebida.
- Os valores da fatura devem ser contabilizados como gasto real às contas de despesa e de fornecedor/a pagar do Financeiro.
Portanto, duas interfaces do razão devem ser atribuídas à fase de conciliação de fatura. A interface do razão 'Compromisso de OC' poderia ser atribuída como uma reversão, ou seria possível definir uma Interface do razão 'Reduzir Compromisso de OC' separada e atribuí-la. Além disso, uma interface do razão 'Fatura de compra' seria definida e atribuída.