Como funciona o processo de custos adicionais?

Primeiramente, é necessário configurar uma regra de encargo usando Regras de encargo (CHR). Ela define como a funcionalidade de custo adicional irá funcionar.

O exemplo a seguir explica como o processo funciona usando um cenário típico de distribuição de uma fatura de compra com encargos de frete em um pedido de compra para itens de mercadoria.

  1. Um pedido de compra é criado com:
    • Item de mercadorias A: quantidade 1; custo de 200 GBP
    • Item de mercadorias B: quantidade 1; custo de 400 GBP.
  2. As mercadorias são recebidas usando o processo de nota de recebimento.
  3. Uma fatura de compra é criada com:
    • Item de mercadorias A: quantidade 1; custo de 200 GBP
    • Item de mercadorias B: quantidade 1; custo de 400 GBP.
  4. Uma transação é inserida, cujas linhas de cobrança foram inseridas.
    • Encargo de frete: quantidade 1; custo de 100 GBP.
    Nota: este encargo de frete poderá aparecer na mesma fatura que os itens de mercadoria, ou em uma fatura de compra separada, se uma organização separada for usada para transportar as mercadorias.

    Por exemplo, a fatura de compra para encargos de frete adicionais.

  5. Em 'Entrada de fatura de compra', a linha de encargo a ser distribuída é selecionada e realçada. Pode haver mais de uma linha de encargo que necessitem de distribuição.
  6. Selecione Ação > Linha > Custos adicionais para exibir o formulário Custos adicionais.
  7. Selecione a regra de encargo a ser usada. Ela pode ser definida como o default no 'Arquivo de itens’ no campo Regra de encargo.
  8. Selecione as linhas para distribuição de custos.
  9. Digite o valor a ser distribuído. Na regra de encargo, a legenda de valor a ser distribuída é definida. Esse é o valor máximo que pode ser distribuído e é identificado como a legenda de valor de 'origem'. Por exemplo, o valor líquido poderia ser 100 GBP, com imposto de 20 GBP e o bruto de 120 GBP. O valor líquido ou bruto pode ser usado como valor máximo e de origem para distribuição.

    Pressupondo que o valor líquido seja usado e a legenda de valor líquido seja definida na regra de encargo como a legenda de valor de 'origem'. Dentre os 100 GBP, apenas 70 GBP deverão ser distribuídos e 30 GBP deverão ser gastos. Dentre os 70 GBP a serem distribuídos, 50 GBP deverão ser distribuídos neste momento, e 20 GBP em uma data posterior. O seguinte é inserido:

    • Valor de distribuição = 50 GBP
    • Valor de despesa = 30 GBP
    • Valor suspenso = 20 GBP.
  10. Distribuição dos custos de modo manual e automático. Usando este método manual, os seguintes valores podem ser inseridos:
    • Item de mercadorias A: distribuição de 45 GBP
    • Item de mercadorias B: distribuição de 5 GBP.
    Nota: É necessário assegurar-se de que Salvar seja selecionado e não Sair. Se 'Sair' for selecionado, todos os dados inseridos serão perdidos e deverão ser inseridos novamente. Ao selecionar 'Salvar', se tudo estiver correto, as tabelas serão atualizadas e devolvidas automaticamente à transação atual. Não é necessário selecionar 'Sair'.
  11. Saia de custos adicionais.
  12. Distribua os 20 GBP suspensos ao selecionar a linha de encargo e Ação > Linha > Custos adicionais.

    Somente 20 GBP estão disponíveis para distribuição. Usando os métodos acima, distribua 15 GBP: 10 GBP em item de mercadorias A e 5 GBP em item de mercadorias B. Deixe 5 GBP suspensos.

    Nota: uma regra de encargo não necessita ser selecionada nesta fase, pois o processamento continua usando a regra de encargo selecionada anteriormente.
  13. Saia de custos adicionais.
    Nota: os efeitos de custos adicionais e distribuição são aplicados quando a linha de encargo for fechada. O fechamento de uma linha é forçado ao realizar a fase obrigatória no tipo de transação de movimento ou compra.
  14. Produza contabilizações e alterações de cálculo de custos adicionais.

    O seguinte é realizado:

    1. Qualquer recebimento vinculado à fatura ou ao pedido tem os custos alterados. O custo médio real/mais recente e ponderado no custo de item, custo de recebimento e custo de linha de recebimento, bem como qualquer saída alocada são atualizados. Neste exemplo:

      • Item de mercadorias A = 200 GBP (do passo 1) + 45 GBP (do passo 10) + 10 GBP (do passo 12) = 255 GBP
      • Item de mercadorias B = 400 GBP (do passo 1) + 5 GBP (do passo 10) + 5 GBP (do passo 12) = 410 GBP.

      Cálculos similares são aplicados na média ponderada.

      Os custos são aplicados por tipo de custo.

    2. Como a média mais recente/real e ponderada foram alteradas, um tipo de estoque da contabilização do razão ocorre para contabilizar a diferença. Dois conjuntos de contabilização do razão são criados, um oposto à contabilização original e outro novo para os custos de estoque atualizados.
    3. Suspender contabilização do razão - como 5 GBP ainda estão suspensos (do passo 12), isto é contabilizado para os razões. A 'interface do razão suspensa' na 'Regra de encargo' é usada.
    4. Contabilização do razão distribuído - o valor distribuído produz uma contabilização do razão para um valor de 65 GBP. A 'interface do razão distribuída' na 'Regra de encargo' é usada.
Nota: Quando a linha de encargo estiver fechada, ela nunca poderá ser reaberta e ter os custos adicionados alterados.
Nota: Ao sair dos custos adicionais, a distribuição em todas as linhas variadas não pode ser alterada. O sistema não permite erros na distribuição.