O que são conversões de unidade?

Conversões de unidades define como uma unidade de medida é convertida para outra. É usado, por exemplo, quando um item é comprado em uma unidade, armazenado em outra e vendido numa terceira.

Exemplo 1

Um item de mercadoria é estocado em garrafas, mas comprado em caixas que contêm vinte garrafas. Ele é, em seguida, vendido em caixas contendo oito garrafas.

Exemplo 2

Os serviços de consultoria são normalmente cobrados em dias. Um valor grande de consultoria deve ser comprado ou vendido, quando ele poderia ser comprado ou vendido em semanas, com cinco dias definidos como uma semana.

Mais de uma conversão pode ser configurada entre as mesmas duas unidades. Por exemplo, tanto a limonada quanto o refrigerante podem ter a garrafa como unidade de medida, mas as garrafas podem ser de tamanhos diferentes. Uma caixa pode, então, conter oito garrafas de limonada ou doze garrafas de refrigerante. Neste caso, é necessário configurar duas unidades de conversão entre a garrafa e a caixa. Ou seja, uma para oito e outra para doze. A conversão relevante é, em seguida, aplicada aos itens limonada e refrigerante.

Quando as conversões de unidade tiverem sido criadas, elas necessitam ser vinculadas a um método de conversão.

As unidades de conversão podem ser definidas em três níveis:

  • Por item - usada no arquivo de itens.
  • Por grupo de produto - usada em grupos de produto.
  • Globalmente - usada em unidades padrão.

Quando SunSystems procura uma unidade de conversão, ele usa esta hierarquia de três níveis na seguinte ordem:

  1. Nível de item - se definido neste nível, a conversão é usada. Caso contrário, o próximo nível é pesquisado.
  2. Nível de grupo de produto - se definido neste nível e não no nível anterior, a conversão é usada. Caso contrário, o próximo nível é pesquisado.
  3. Nível de unidades padrão - se definido neste nível e não nos níveis anteriores, a conversão é usada. Caso contrário, o sistema não pode prosseguir e uma mensagem de erro é exibida.

Cenário

  • Um item tem a caixa como uma unidade base. Ela pode ser comprada e vendida em garrafas e barris.
  • Uma conversão entre barris e caixas pode ser definida no nível de unidades padrão.
  • Uma conversão entre barris e caixas pode ser definida no nível de grupo de produto.
  • Uma conversão default para default (caixa para caixa) deve ser definida em um dos níveis. Neste exemplo, ela é definida no item.

Uma transação é inserida para o item usando caixas, o sistema procura uma conversão caixa para caixa. O nível de item é procurado primeiro, a conversão caixa para caixa é localizada e a transação é processada.

Uma transação é inserida para o item usando garrafas, o sistema procura uma conversão caixa para garrafa. O nível de item é procurado primeiro, em seguida, o nível de grupo de produto, a conversão caixa para garrafa é localizada e a transação é processada.

Uma transação é inserida para o item usando barris, o sistema procura uma conversão caixa para barris. O nível de item é procurado primeiro e, em seguida, o nível de grupo de produto e o nível de unidades padrão, a conversão caixa para garrafa é localizada e a transação é processada.