Configurar legendas de valor
Também é possível anexar texto a uma legenda de valor usando 'Variantes de idioma de texto padrão (STL)'. No menu Ação, selecione Texto padrão.
É possível imprimir uma lista de legendas de valor no seu sistema. No menu Ação, selecione Relatório.
-
Especifique estas informações:
- Status
- O status.
- Legenda de valor (Cabeçalho abreviado)
- O cabeçalho abreviado.
- Tipo de valor de legenda de valor
-
Selecione na lista suspensa o tipo de valor para essa legenda de valor. As opções são:
- Sem unidades - um número sem uma unidade de medida anexada a ele. Por exemplo, uma porcentagem.
- Com unidades - um número com uma unidade de medida anexada a ele. Por exemplo, uma quantidade.
- Moeda - um número que seja uma moeda. É usada para todos os valores financeiros.
- Código de tipo de custo
- Se 'Custos adicionais' for usado, será possível definir o tipo de custo neste campo. O 'Código de tipo de custo' já deve estar configurado usando 'Tipos de custo de estoque (ICT)'. Se ainda não tiver sido configurado, será possível identificar o custo líquido dos itens que deseja rastrear e inserir o tipo de custo default.
- Descrição
- A descrição.
- Código de busca
- O código de busca.
- Identificador da legenda de valor
- O número da legenda de valor. Ele é automaticamente alocado pelo sistema e não pode ser alterado.
- Impedir inversão de sinal
-
Se marcada, o valor não será invertido nas linhas de nota de crédito. Normalmente, esse sinalizador deve ser definido na legenda de valor de preço unitário. Ele deve ser definido também em qualquer outra legenda de valor multiplicada pela quantidade, como taxas de imposto e taxas de desconto.
Este sinalizador nunca deve ser definido em uma legenda de valor de quantidade.
Por exemplo, um campo como Custo unitário ou Preço de cada deve ter esse sinalizador marcado. Em uma situação de nota de crédito, o valor de quantidade seria invertido, mas o custo unitário permaneceria inalterado.
- Impedir divisão pró-rata
-
Esse sinalizador controla como a Legenda de valor é preenchida quando as transações como notas de recebimento, faturas de compra e faturas de venda são geradas das transações de fonte, como um pedido de compra ou pedido de venda.
Se marcada, o valor não será proporcional com base na quantidade de transação gerada, mas sempre permanecerá constante. Por exemplo, desconto de 10%. Qualquer valor que seja calculado direta ou indiretamente da quantidade de transação, por exemplo, valor líquido, imposto e valor bruto, não deve ter a caixa de seleção marcada. Qualquer valor que seja direta ou indiretamente multiplicado pela quantidade da transação, como preço unitário ou taxa de imposto, deve ter a caixa de seleção marcada.
A configuração desse sinalizador é importante especialmente para esses valores que não são calculados com fórmulas nos tipos de transação, que sejam substituídos pelo usuário ou onde o Recálculo não é configurado na fase de transação. Se essa caixa de seleção não for marcada, esses valores serão divididos proporcionalmente com base nas linhas de transação geradas.
Essa caixa de seleção deve ser marcada nas legendas de valor que são usadas para calcular a quantidade de transação.
Por exemplo:
- Quantidade da transação = valor inserido * fator de conversão
- Valor do pedido de compra = 10 e fator de conversão = 2
- Em seguida, a quantidade do pedido de compra = 20
Se somente metade do pedido for recebido, o valor inserido deverá ser 5 e a quantidade de transação deverá ser 10.
No entanto, se essa caixa de seleção não for verificada no Valor inserido, esse valor será pró-rata com base na quantidade de transação e definido como 2,5. Ou seja, 5 * 10/20. E a quantidade de transação será recalculada como 2,5 * 2 = 5.
Nota: Os campos Impedir inversão de sinal e Impedir divisão pró-rata devem ser definidos de forma igual, ou seja, ambos devem estar desmarcados ou marcados.
- Salve as alterações.