Configurar o registro de ativos

O ambiente de processamento Registro de ativo fixo é determinado na Configuração de unidade de negócios e na Configuração do razão. Elas determinam o ambiente multimoeda e as regras de contabilização, período atual, número máximo de períodos, etc.

As seguintes opções de Configuração do razão aplicam-se especificamente ao registro de ativo e permitem que as regras gerais de processamento sejam definidas para o registro e controlem a sequência de transações.

  1. Abra a Configuração do razão (LES).
  2. Especifique estas informações na seção Geral:
    Código de regra de periodicidade

    A regra de periodicidade de depreciação a ser usada para ativos no registro de ativo. As regras de periodicidade de depreciação permitem distribuir a depreciação calculada pelo Cálculo de depreciação entre os períodos contábeis no ano por um rateio predeterminado. Se uma regra de periodicidade não estiver definida, a depreciação anual será dividida igualmente pelo número de períodos no ano, conforme especificado no campo Número máximo de períodos em Configuração de unidade de negócios.

    Excluir valor final do cálculo

    Se essa opção for escolhida, por default o valor final de um ativo será excluído dos cálculos de depreciação. Isso pode ser ignorado em determinados ativos.

    Ativos em moeda base 2/reporte

    Se essa opção for escolhida, os valores de ativo são retidos na moeda base e na moeda base 2 de reporte. Isso pode ser definido em ativos específicos, usando a configuração Controle de conversão de reporte em Registros de ativo (FAS).

    Nota:  Se o Tipo de moeda valor 3 da Configuração de unidade de negócios estiver definido como Moeda base 2, o 'Valor 3' deverá estar sempre presente.
    Usar quantidade do ativo

    Se essa opção for escolhida, as quantidades de ativo poderão ser registradas ao efetuar contabilizações do ativo fixo para o razão.

  3. Especifique estas informações na seção Dimensões de sequência:

    Os detalhes de dimensão de sequência são necessários se desejar gerar e atribuir números de sequência a transações automaticamente.

    Alienação de ativo

    É o código do número de sequência, definido em sequências do razão (LEQ), da sequência de número que desejar aplicar a lançamentos de sistema gerados pela 'Alienação de ativo'. Um hífen '-' indica que você não deseja aplicar um número de sequência a esses lançamentos gerados pelo sistema. Dois pontos finais '..' indicam que você deseja copiar o número de sequência da transação de origem original.

    Cálculo de depreciação

    É o código do número de sequência, definido em 'sequências do razão (LEQ)', da sequência de número que desejar aplicar a lançamentos de sistema gerados pelo 'Cálculo de depreciação'. Um hífen '-' indica que você não deseja aplicar um número de sequência a esses lançamentos gerados pelo sistema. Dois pontos finais '..' indicam que você deseja copiar o número de sequência da transação de origem original.