Visão geral do uso de Financeiros como razão de corretor

O SunSystems pode ser usado como um razão de corretor. Ele inclui recursos que permitem atender aos seguintes requisitos fundamentais de processamento para um razão, nesse ambiente:

  • Processamento 'Pagar como pago', que assegura que os fundos sejam liberados a um subscritor (ou terceiro) somente quando os fundos correspondentes forem recebidos do terceiro (ou subscritor).

e

  • Processamento 'Principal a principal', por meio do qual o SunSystems retém as informações de transações de terceiros relativas aos subscritores a quem o valor de débito/crédito de uma certa transação realmente se refere, e em quais proporções (ou vice-versa).

Pagar como pago

O processamento 'Pagar como pago' é necessário em um razão de corretor porque a entidade de negócios está agindo como intermediário entre duas outras partes. Ela recebe os fundos de uma parte e depois remete esses fundos para a outra parte. Nesse caso, é fundamental que os fundos tenham sido recebidos por uma parte antes de serem pagos à outra parte. Por exemplo, em um caso simples, o corretor recebe um prêmio de um cliente e então (e somente então) paga esse prêmio ao subscritor da apólice.

Isso significa que o 'elemento de crédito' de uma transação de negócios precisa ser retido até que o 'elemento de débito' associado seja recebido. Em termos do Financeiro, isso significa que algumas transações serão retidas para pagamento até que as transações relacionadas tenham sido conciliadas.

Para facilitar o processo de pagar como pago, o Financeiro:

  • identifica todas as transações do razão que constituem uma 'transação de negócio'. Por exemplo, ele identifica todas as contabilizações relativas a um prêmio ou indenização. Uma referência de vínculo de intra-transação é usada para isso.
  • distinguir entre as diferentes partes envolvidas na transação, que são o terceiro e o subscritor. Isso é determinado pelo Tipo de conta agência/corretor definido em cada conta, usando Plano de contas (COA).
  • distinguir entre contabilizações em dinheiro e não-dinheiro que são feitas para uma conta. Isso é identificado pelo Tipo de contabilização definido em um tipo de lançamento, utilizando Tipos de lançamento (JNT).

Quando o Financeiro está operando como um razão de corretor, ele realiza várias tarefas de processamento de forma automática, para assegurar que os princípios de pagar como pago sejam sempre aplicados, a menos que sejam substituídos.

Muitas dessas tarefas são desencadeadas pelos códigos de alocação, que são automaticamente definidos quando certas ações de alocação são reconhecidas por determinadas funções do sistema.

Por exemplo, quando um lançamento de prêmio entra no Financeiro, a Entrada do razão ou a Importação do razão define automaticamente o marcador de alocação nas transações de crédito como 'Reter', para assegurar que não sejam pagas até que o pagamento seja recebido do terceiro para as transações de crédito. Esse processamento é desencadeado na Entrada do razão e na Importação do razão por meio da ação de alocação 'Liberação a receber'. Quando o dinheiro em espécie é recebido do terceiro e conciliado com as transações de débito, o indicador 'Reter' é automaticamente removido das transações de crédito correspondentes, para liberá-las para pagamento ao subscritor. Esse processo de liberação é desencadeado pela ação de alocação 'Liberação a pagar'.

Principal a principal

O propósito da funcionalidade principal a principal é permitir que o corretor identifique com facilidade:

  • para cada terceiro, os subscritores que estão subscrevendo prêmios e indenizações.
  • para cada subscritor, sua posição perante cada terceiro.

Em apólices grandes, o risco é geralmente dividido entre vários subscritores, em uma estrutura hierárquica. Pode haver vários níveis nessa estrutura e o mesmo subscritor poderá aparecer em mais de um nível. Essa estrutura pode ser identificada nas transações do Financeiro e utilizada como base para consultas e relatórios. Além disso, as transações podem ser conciliadas e liquidadas em níveis diferentes dentro da hierarquia.

As informações hierárquicas principal a principal devem ser importadas de um sistema externo utilizando Importação do razão uma vez que não é possível digitá-las ou atualizá-las diretamente através do SunSystems.

As informações de principal a principal podem ser visualizadas no SunSystems com filtros e centrais de controle.