Que processamento de fim de ano e de período é necessário?

O SunSystems é um sistema aberto e muito flexível. Nenhuma restrição é imposta ao processamento de fim de período. Você pode movimentar-se livremente de um período ao próximo, sem precisar executar nenhum tipo de fechamento de período.

Quando você especifica um período usando Alterar período (CPD), está definindo o período default atual para o Financeiro. Esse período é apresentado durante a entrada de transação, seleção de relatório e outras funções como o período default ou atual. O número de períodos em um ano é determinado pela configuração Número máximo de períodos em Configuração de unidade de negócios e em Calendários financeiros (FCS). Normalmente são 12 períodos, ou 13, se usar um período separado para os ajustes financeiros de fim de ano, ou você pode usar 13 períodos de quatro semanas.

Restrições de período e data

Você pode optar por aplicar restrições na movimentação para um outro período; por razões de segurança, é sempre prudente fazê-lo. Por exemplo, para evitar que os operadores contabilizem transações para períodos futuros ou anteriores, definindo a faixa de períodos abertos como o período atual na Configuração do razão (LES) e nos Calendários financeiros (FCS). Você pode também definir restrições a datas que podem ser usadas no processamento de transações. As restrições de datas são também definidas em 'Configuração do razão (LES)'.

Nota: Você pode restringir os períodos disponíveis a determinados grupos de operadores no Console de Segurança ou no Gerenciador de Usuários.

Processamento de fim de ano/período

Embora você não seja forçado a executar rotinas de fim de ano ou de período em um ponto fixo no tempo, poderá executar um procedimento padrão de fim de ano e de período. Há uma variedade de requisitos comuns, incluindo ajustes e relatórios de fim de ano/período e, necessariamente, a transferência do lucro de fim de ano para o balanço.

Você pode continuar com as entradas para o novo ano/período durante o processo de 'fechamento' do período anterior, sem restrição alguma, a menos que tenha imposto algumas.

Relatório de fim de ano/período

É necessário assegurar que todos os relatórios de auditoria sejam impressos e arquivados em cada período. Você invariavelmente imprime uma variedade de outros relatórios, como relatórios de balanço e de conta de lucros e perdas, normalmente gerados pelos editores de relatórios financeiros.

Ajustes de fim de ano/período

O SunSystems pode lidar com diferenças de periodicidade de fim de ano/período. Ele se encarrega das transações de provisão e de pré-pagamento de duas formas:

  • você pode configurar um lançamento em Tipos de lançamento (JNT), que contabiliza o período selecionado e reverte automaticamente as transações do período seguinte
  • um tipo de entrada do razão padrão pode ser usado. Durante a Entrada do razão, são contabilizadas no mínimo quatro linhas, duas no período contábil atual e duas no período posterior. Para automatizar esse procedimento, predefina o lançamento em Predefinições de lançamento (JNP).

Transferir o lucro de fim de ano para o balanço

De acordo com os seus requisitos contábeis, você pode transferir o lucro líquido do ano anterior para uma conta de lucro retido no balanço. Antes de executar esse procedimento, imprima o Balancete. Esse relatório inclui uma linha, 'Lucros/perdas líquidos do ano anterior'. Esse é o valor a ser transferido.