Quais contabilizações são geradas por cobrança bancária de cliente?

A Cobrança bancária de cliente (PYC) gera as seguintes transações de pagamento, desde que a opção Contabilizar transações esteja definida como Sim:

  • uma transação de pagamento de cada conta de cliente/a receber, ou conta de terceiro, para o valor líquido cobrado que é o valor bruto menos o desconto.
  • uma ou mais transações para contabilizar o total cobrado de cada cliente nas contas de pagamento. Essa é a contabilização de conta bancária. As contas de pagamento separadas podem ser usadas para diferentes moedas.
  • opcionalmente, uma transação de desconto (incluindo qualquer imposto) é gerada para qualquer desconto permitido, e uma outra transação é gerada para contabilizar na conta de imposto o imposto incluído nesse desconto.

As transações de pagamento geradas têm a origem de lançamento DEBIT e os descontos têm a origem de lançamento DEBDS.

Cada transação paga recebe o marcador de alocação 'Pago' e são atribuídas a ela a próxima referência de alocação e o período e a data de alocação atual.

A contabilização de conta de recebimento

A conta de recebimento na qual os recebimentos são contabilizados pode ser inserida em Cobrança bancária de cliente. Como alternativa, isso pode ser predefinido para uma cobrança bancária no perfil de pagamento usando Perfis de pagamento (PYP). Em um ambiente multimoeda, contas de recebimento separadas podem ser usadas para diferentes moedas usando Códigos de moeda (CNC).

Uma contabilização de conta de recebimento separada é feita para cada recebimento de conta de cliente/a receber. Ela identifica o cliente na descrição de transação.

Se você estiver recebendo pagamentos com o método de pagamento 'Bancário', a contabilização de conta de recebimento será resumida em uma única transação para o pagamento bancário de fornecedor inteiro, caso defina a opção Contabilizar transação única para conta de pagamento no perfil de pagamento.

Códigos de análise

Normalmente, o SunSystems consolida todas as transações pertencentes a uma conta de cliente/a receber em particular, independentemente dos códigos de análise, e gera uma transação de crédito de balanceamento única para a conta de cliente/a receber.

Se você clicar em Alterar consolidação, poderá consolidar as contabilizações de acordo com os códigos de análise de transação do razão selecionados. Também é possível usar o formulário 'Consolidação' para atribuir códigos de análise às transações de recebimento. Da mesma forma, clique em Análise de banco para atribuir códigos de análise à transação bancária (conta de recebimento).

Use também as Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análise das transações geradas. Se usar 'Consolidação' e Regras de negócios para essa função, os códigos de análise validados e definidos pelas Regras de negócios serão definitivos e, se forem diferentes, substituirão os códigos definidos por 'Consolidação'.

Contabilizações transitórias

Se as contabilizações transitórias forem obrigatórias para a unidade de negócios, todas as contabilizações feitas por Cobrança bancária de cliente serão transitórias. Se as contabilizações transitórias forem opcionais, opte por contabilizar as transações como transitórias ou permanentes.

Um recurso associado aos razões transitórios, mas que pode ser usado de forma independente, é a capacidade de registrar um número e código de sequência para cada linha de transação ou referência em um lançamento. Trata-se de um recurso útil que ajuda a garantir a integridade dos dados. Os dados sequenciais estão contidos em um código de análise de transação do razão.

O sequenciamento pode ser aplicado às transações geradas pelo sistema, incluindo as geradas pela Cobrança bancária de cliente.