O que é numeração de comprovante?

O número de comprovante é uma referência exclusiva de uma transação de negócios de balanceamento. É a referência principal de transações financeiras, usada em alguns ambientes contábeis, como a contabilidade financeira chinesa e o mercado japonês, onde é conhecida como 'dempyo'. Também é um recurso útil de contabilidade para os regulamentos e sistemas contábeis de vários outros países.

Você pode configurar separadamente o razão de cada unidade de negócios para que a numeração de comprovante seja obrigatória para todas as transações, ou para que seja proibida ou opcional. Se for proibida para o razão, não haverá numeração de comprovante. Se for opcional, haverá um número de comprovante disponível para cada lançamento, mas não será um campo obrigatório.

Você pode configurar o razão para exibir a numeração de comprovante no campo principal de referência de transação ou como uma segunda referência do razão, mantendo a referência de transação para outros propósitos. O número de comprovante pode ser usado como um critério de seleção para consultas, processos de lote e relatórios.

Classes de lançamento

A numeração de comprovantes é sequencial e agrupada pela classe de lançamento usada. É possível definir diferentes classes de lançamento para classificar os lançamentos de acordo a função de negócios, por exemplo, recebimentos, pagamentos, transferências, etc. Se você estiver usando a numeração de comprovante, os lançamentos relacionados a cada classe de lançamento receberão números incrementais e, assim, haverá várias sequências de números de comprovante diferentes sendo mantidas e incrementadas ao mesmo tempo.

Sequenciar a numeração de comprovante

A numeração de comprovante é semelhante à numeração de sequência. No entanto, a numeração de sequência somente não fornece todos os recursos necessários a um sistema de numeração de comprovante e requer também o uso dedicado de uma ou mais dimensões de análise do razão.

Se você estiver usando a numeração de comprovante, todas as funções que geram lançamentos atualizarão o número de sequência apropriado, para que números de comprovante exclusivos sejam aplicados às transações de lançamento. Por exemplo, as contabilizações de 'Gerenciamento de pedidos' têm o número de comprovante aplicado na importação; os processos de Ativos fixos e Alocações corporativas incluem números de comprovante nas transações geradas.

O número de comprovante consiste em uma referência estruturada em cinco partes. Por exemplo, ele pode incorporar o código 'Classe de lançamento', o ano contábil, o período contábil, a data contábil e o número de sequência ('Numerador de comprovante'). Não é preciso configurar as cinco partes para usar a numeração de comprovante.

Configurar numeração de comprovante

Para configurar a numeração de comprovante, siga os seguintes passos:

  1. Crie um numerador de comprovante por meio da função Configuração de numerador de comprovante (VNS).
  2. Crie uma referência de transação para a numeração de comprovante usando Referências de transação (TRS).
  3. Crie todas as classes de lançamento necessárias usando Configuração de classe de lançamento (JNC).
  4. Atribua uma classe de lançamento apropriada a cada tipo de lançamento usando Tipos de lançamento (JNT).
  5. Em Configuração do razão (LES) clique na guia Numeração de comprovante.
    1. Defina a opção Numeração de comprovante como Opcional ou Obrigatório(a), conforme necessário.
    2. Defina as outras opções da guia Numeração de comprovante, conforme necessário, e atribua códigos de classes aos processos de lote do sistema.