Predefinições

  1. Especifique estas informações:
    Número de linha de base

    O número da linha no qual os cálculos são baseados e do qual os defaults são considerados para essa linha. Esse número de linha não pode ser maior do que o 'Número de linha' inserido acima.

    Solicitação de linha

    O texto é exibido em Entrada do razão (LEN) para solicitar ao operador que digite as informações necessárias sempre que uma transação com este número de linha esteja para ser criada. Por exemplo, 'Insira a conta Cliente ou Fornecedor aqui'.

    Período contábil

    Predefine o período contábil na linha de lançamento para um valor absoluto (formato de período) ou valor relativo. Os seguintes valores especiais podem ser usados:

    • C para predefinir o período para o período atual
    • C+nnn ou C-nnn para predefinir o período para nnn períodos depois ou antes do período atual
    • +nnn ou -nnn para predefinir o período para nnn períodos depois ou antes do período na linha base.

    Consulte Predefinir períodos e datas.

    Data de transação

    Predefine a data da transação na linha de lançamento para um valor absoluto (formato de data) ou valor relativo. Os seguintes valores especiais podem ser usados:

    • T para predefinir a data de hoje
    • T+nnn ou T-nnn para predefinir a data para nnn dias antes ou depois da data de hoje
    • +nnn ou -nnn para predefinir a data para nnn dias depois ou antes da data de transação na linha base
    • Um sufixo de M-Meses para adicionar ou subtrair meses
    • Um sufixo de L-Líquido para adicionar ou subtrair meses e ajustar para o último dia do mês.

    Consulte Predefinir períodos e datas.

    Data de vencimento

    Predefine a data de vencimento na linha de lançamento para um valor absoluto (formato de data) ou valor relativo. Os seguintes valores especiais podem ser usados:

    • T para predefinir a data de hoje
    • T+nnn ou T-nnn para predefinir a data de vencimento para nnn dias antes ou depois da data de hoje
    • TD+nnn ou TD-nnn para predefinir a data de vencimento para nnn dias antes ou depois da data de transação
    • +nnn ou -nnn para predefinir a data de vencimento para nnn dias depois ou antes da data de vencimento na linha base
    • Um sufixo de M-Meses para adicionar ou subtrair meses
    • Um sufixo de L-Líquido para adicionar ou subtrair meses e ajustar para o último dia do mês.

    Consulte Predefinir períodos e datas.

    Descrição

    Se a descrição por linha for necessária para esse tipo de lançamento, é possível predefinir a descrição automaticamente usando qualquer um dos seguintes códigos:

    • @nnn (onde nnn é um número entre 1-999) para copiar o nome da conta associado com o código da conta em linha nnn
    • @nnnA para copiar o código de conta em linha nnn.

    Por exemplo, talvez você deseje copiar o nome ou código de conta do cliente em uma descrição na linha de contabilização em branco de um lançamento de recebimentos em dinheiro.

    O número (nnn) deve ser mais baixo que a linha predefinida que estiver sendo criada.

    Nota: Se estiver usando qualquer letra diferente de A como o quinto dígito da descrição predefinida (por exemplo: @nnnB), a letra será ignorada e o nome da conta será copiado a partir da linha nnn por default.
    Marcador de alocação

    Essa opção é usada para definir automaticamente um marcador de alocação em transações do razão quando são contabilizadas com essa predefinição de lançamento. Selecione Sem alocação para deixar o marcador de alocação em branco, se as alocações predefinidas não forem necessárias. As seguintes opções de alocação estão disponíveis:

    • Default - selecione essa opção para usar a definição de opção 'Marcador de alocação' correspondente no tipo de lançamento, para a linha predefinida.
    • Marcadores de alocação 0 a 9 - selecione um desses para defini-lo automaticamente como o marcador de alocação na linha de lançamento para essa predefinição, se contabilizada em uma conta de cliente, fornecedor ou terceiros. Se esta linha for inserida em outro tipo de conta, como lucro e perda, ela será inserida sem marcador de alocação. Isso ocorre porque os marcadores de alocação 0 a 9 são usados como parte do gerenciamento de cliente ou fornecedor e não são necessários em outros tipos de conta.
    • Forçar - se a linha de lançamento para essa linha predefinida for contabilizada para uma conta de fornecedor, de cliente ou terceiros, a linha de lançamento terá esse marcador de alocação atribuído para identificá-la como exigindo um pagamento ou cobrança forçado. Se esta linha for inserida em outro tipo de conta, como lucro e perda, ela será inserida sem marcador de alocação. Isso ocorre porque o marcador de alocação 'Forçar' é usado somente como parte do processo de pagamento ou cobrança em clientes, fornecedores e terceiros.
    • Reter - se a linha de lançamento dessa linha predefinida for contabilizada para uma conta de fornecedor, de cliente ou terceiros, a linha de lançamento terá esse marcador de alocação atribuído para identificá-la como sendo retida de um Pagamento bancário de fornecedor e de uma Cobrança bancária de cliente.
    • Reconciliado - selecione essa opção para definir automaticamente o marcador de alocação como 'Reconciliado' na linha de transação para a linha predefinida quando o lançamento for contabilizado.

    Consulte 'O que são marcadores de alocação?' na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios, para obter uma explicação mais detalhada.

    Código da conta

    Predefine o código de conta para a linha de lançamento e, portanto, determina a conta para a qual o valor inserido será contabilizado. É possível usar '*' asteriscos como uma máscara para predefinir uma faixa de códigos de conta válida para essa linha.

    Para predefinir uma conta vinculada, digite @nnn, onde nnn é o número da linha predefinida na qual a primeira conta (a conta da qual o vínculo é proveniente) é exibida. Por exemplo, talvez uma conta de gastos telefônicos tenha sido vinculada a uma conta de fornecedor de companhia telefônica. Se a conta de fornecedor for inserida na linha 001 do lançamento, será possível inserir @001 aqui na linha @002 para predefinir a conta como a conta de gastos vinculada.

    Consulte Predefinir o código de conta.

    Tipo de conta

    Se um 'Código de conta' não tiver sido predefinido, será possível usar esse campo para predefinir um tipo de conta. Isso assegura que esta linha de lançamento seja contabilizada para o tipo de conta escolhido. Se desejar selecionar outro tipo de conta, use o segundo campo Tipo de conta.

    Se uma linha predefinida deve permanecer como não contabilizada, ou seja, formar a base para um cálculo, selecione Linha de cálculo (não contabilizada).

    Código de ativo

    Aplica-se ao Registro de ativo fixo e é usado para predefinir o código de ativo.

    Subcódigo do ativo

    Aplica-se ao Registro de ativos fixos e é usado para predefinir o subcódigo de ativo conforme definido em Predefinições de contabilização de ativo.

    Indicador de valor/depreciação

    Aplica-se ao Registro de ativos fixos e identifica o tipo de valor de ativo a ser atualizado pelo lançamento. Selecione Valor do ativo se essa linha atualizar um valor de ativo, Depreciação se ela atualizar um valor de depreciação de ativo ou Inicial se ela atualizar o valor inicial de um ativo. Selecione Predefinir em branco ou deixe esse campo em branco se essa linha não atualizar valores de ativo ou se for necessário inserir manualmente. Consulte Como os valores do ativo são atualizados?

    Forçar predefinições

    Se essa opção estiver definida, o operador não poderá alterar os valores predefinidos para essa linha do lançamento.

    Alocação automática on-line

    Se essa opção estiver definida, a janela de alocação on-line será exibida automaticamente quando o operador completar um lançamento on-line. Consulte O que é alocação on-line? na Ajuda/Guia do usuário financeiro.

    Tipos de lançamento

    Clique nesse botão para acessar o formulário de Tipos de lançamento.

  2. Salve as alterações.