Substituir as regras de contabilização para um tipo de lançamento

Ao definir uma unidade de negócios usando Configuração de unidade de negócios, você define as regras de contabilização normais para a organização. Essas regras se aplicam a todas as entradas do razão, a menos que sejam substituídas em um tipo específico de lançamento.

Quando você define as regras normais, a Configuração de unidade de negócios restringe as opções de regra de contabilização que você seleciona para cada tipo de valor. Isso só permite que você escolha opções para manter a integridade dos dados financeiros. Por exemplo, o valor de moeda base é obrigatório; portanto, quando você define a regra de contabilização para esse valor para a unidade de negócios, não é possível selecionar a opção Somente presente se digitado, porque isso faria com que o valor da moeda base fosse opcional. Se você não estiver familiarizado com todas as regras de contabilização disponíveis, consulte Definir as regras de contabilização de moeda na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.

Substituir as regras de contabilização

O formulário Substituição de contabilizações de tipos de lançamento é o mesmo que o de Tipos de lançamento (JNT), exceto pela guia Segurança, na qual existem algumas opções adicionais que permitem que você substitua as regras de contabilização no tipo de lançamento.

Nota: 
  • Por serem opções avançadas de substituição de contabilização em um tipo de lançamento, elas não se encontram disponíveis no formulário básico de Tipos de lançamento (JNT); elas estão disponíveis na versão especial do formulário denominado Substituição de contabilização de tipos de lançamento. Consulte Ativar o acesso ao formulário Substituição de contabilização de tipos de lançamento.
  • Você pode utilizar os recursos de segurança Console de Segurança ou Gerenciador de Usuários e no Editor de permissões do formulário (FPE) para garantir que apenas usuários autorizados possam atualizar as substituições de contabilizações utilizando a versão de Substituição de contabilização do formulário.

Você pode usar a Substituição de contabilização de tipos de lançamento para definir um tipo de lançamento que substitua as regras de contabilização normais da unidade de negócios para alguns ou para todos os valores de transação. Você pode aplicar as regras de contabilização disponíveis para o valor de transação, desde que o valor esteja sendo usado, ou seja, a regra de contabilização não esteja definida como Indefinido(a) na Configuração de unidade de negócios.

Por exemplo:

  • Se a regra de contabilização da unidade de negócios para a moeda de transação for definida como 'Somente presente se digitado', você pode definir um tipo de lançamento que exija que o valor de moeda de transação seja digitado, escolhendo 'Deve ser digitado' como a regra de contabilização de substituição para o valor.
  • Você pode definir um tipo de lançamento para contabilizar ajustes locais que não se reflitam nos valores de relatório, definindo a regra de contabilização de substituição para a moeda de reporte Valor 3 como 'Indefinido(a)'.
Nota:  Se a regra de contabilização para um valor de transação for definida como Indefinida na unidade de negócios, você não poderá substituí-la em um tipo de lançamento.

As regras de contabilização disponíveis podem ser definidas como substituições nos seguintes tipos de valores:

Regra de contabilização Pode ser usada como substituição nos seguintes casos:
Indefinido(a) qualquer tipo de valor
Somente presente se digitado moeda de transação, moeda base 2, valor memo, quarta moeda
Deve ser digitado moeda base, moeda de reporte, valor memo
Calculado se não for digitado moeda base, moeda de transação, quarta moeda
Sempre calculado moeda de reporte ou base 2
Não deve ser calculada moeda de transação e quarta moeda
Pode ser em branco moeda de transação e quarta moeda
Somente taxa quinta moeda

Para obter mais informações sobre as opções de regra de contabilização, consulte Definir regras de contabilização de moeda na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.

Regra de contabilização 'Não deve ser calculada'

A regra de contabilização Não deve ser calculada só pode ser usada para a moeda de transação (valor 2) e para a quarta moeda, e só pode ser definida como substituição de contabilização para um tipo de lançamento.

É semelhante à regra Somente presente se digitado. Com a regra Somente presente se inserido, se um código de moeda for digitado, o sistema calculará o valor/taxa de moeda correspondente. É, portanto, impossível inserir uma transação que não inclua tanto o código de moeda quanto o valor de moeda associado.

Entretanto, usar a regra de contabilização Não deve ser calculado, se o código de moeda for digitado na transação, fará com que o sistema não calcule o valor/taxa. Se houver detalhes suficientes de moeda, a verificação de tolerância de taxa será efetuada para essa regra de contabilização, mas isso resultará em um aviso que pode ser ignorado, em vez de uma mensagem de erro.

A regra de contabilização Pode ficar em branco

A regra de contabilização Pode ficar em branco permite que você digite um Código de moeda sem nenhum valor inserido, mas somente se o Controle de moeda valor 2 do Plano de contas for definido como Proibido para a conta.

Suspender as regras de contabilização

Você também pode suspender as regras de contabilização para todos os valores de transação em uso. Esse recurso deve ser usado com muito cuidado porque ele ignora toda a verificação de valores e taxas, e deve apenas ser usado em circunstâncias excepcionais. Por exemplo, isso permite que você contabilize um valor base 2 sem o valor de moeda base correspondente.

Para suspender as regras de contabilização, você deve definir a opção Suspender regras de contabilização e definir todas as regras de contabilização como Indefinido(a) ou Somente presente se digitado.