Gerenciar contas de balanço
Dentro do razão único do SunSystems todas as contas são criadas e atualizadas de um modo semelhante. No entanto, há algumas considerações importantes em relação às contas de balanço.
Estruturar contas de balanço
Tenha dois fatos em mente ao configurar as contas de balanço:
- O tipo de conta deve ser conta de Balanço. Esse tipo de conta carrega o saldo de conta de um ano para outro.
- Normalmente, você define o tipo de saldo na conta como 'Saldo relatado'. Isso significa que você não deseja conciliar/alocar transações na conta. Quando você processa uma Limpeza do razão, as contas de saldo relatado são resumidas de acordo com a especificação, de forma que as transações detalhadas sejam removidas. Uma exceção pode ser a conta bancária. Quando você estiver usando o recurso de reconciliação bancária, deve definir a conta bancária como 'Item aberto'.
Contas de clientes, fornecedores e terceiros no balanço
No ambiente de razão único do SunSystems, você não precisa criar contas de controle para contas de clientes/a receber, de fornecedores/a pagar e de terceiros. Os relatórios de balanço podem exibir o saldo total para uma faixa inteira de cada um desses tipos de conta.
Contas que alternam entre ativo e passivo
O saldo credor/devedor em um número de contas de balanço pode variar de um mês para outro. Isso define onde a conta é exibida nos relatórios de balanço. Os exemplos incluem contas de terceiro entre empresas. Pode ser que em um mês o saldo líquido defina que os números sejam exibidos como um ativo atual, enquanto no próximo mês, eles podem fazer parte do cabeçalho de passivo atual.
Tabelas financeiras e Demonstrativos financeiros permitem que você suprima uma linha em um relatório conforme os valores sejam créditos ou débitos. Em Linhas de demonstrativos financeiros, você pode optar por suprimir contas com um saldo credor ou devedor. Isso pode ser útil para evitar anulação de saldos em contas de ativo e passivo. Consulte Relatório dependente do saldo da conta.
Em Colunas de tabelas financeiras ou Linhas de tabelas financeiras, você pode dividir créditos e débitos em nível de transação. Por exemplo, você pode especificar duas colunas, uma para transações de débito e uma para transações de crédito. Você pode criar duas linhas, uma sob o cabeçalho de ativo atual e outra sob o cabeçalho de passivo atual. Ambas incluem a mesma faixa de contas, mas têm configurações diferentes no campo Suprimir linha/conta. Consequentemente, o saldo na série de contas é mostrado sob o cabeçalho que é correto para o período escolhido.
Gerenciar seus ativos fixos
O módulo Ativos Fixos do SunSystems mantém o histórico completo e detalhado dos ativos, aquisições e alienações. Também permite cálculos de depreciação manuais e automáticos. Você pode consultar os ativos ou emitir relatórios.
Ativos fixos é uma parte totalmente integrada do razão único do Financeiro, de forma que a mesma contabilização atualiza os valores no registro de ativos e os contabiliza nas contas relevantes, no Financeiro.
Se você não usar o módulo Ativos fixos do SunSystems, deverá atualizar as contas de ativo relevantes e inserir todos os movimentos de ativos e transações de depreciação manualmente.
Contas memo anexadas ao balanço
Geralmente, as contas memo são usadas para registrar informações não financeiras. Uma conta memo pode ser usada como backup de uma conta de balanço. A conta de balanço pode mostrar informações resumidas, enquanto a conta memo pode armazenar informações de backup detalhadas. Por exemplo, os empréstimos de pessoal podem aparecer como um valor na conta de balanço, enquanto uma conta memo de backup fornece informações detalhadas sobre os empréstimos individuais.
Provisões e pré-pagamentos
O SunSystems se encarrega das transações de provisão e de pré-pagamento de duas formas:
- Você pode configurar um lançamento em Tipos de lançamento (JNT), que automaticamente é revertido para o período posterior ao da entrada.
- Um tipo de lançamento padrão pode ser usado. Durante Entrada do razão (LEN), um mínimo de quatro linhas são lançadas, duas para o período contábil atual e duas para o período subsequente. Você pode usar Predefinições de lançamento (JNP) para automatizar esse procedimento.
Mostrar lucros/perdas no balanço
O valor de lucros/perdas nos relatórios de balanço é considerado como o saldo líquido de todas as contas de renda e gastos. O saldo das contas que foram identificadas como tipo de conta de Lucros e perdas, não é carregado para um novo ano contábil. Isso tem implicações para os relatórios de balanços, porque você deve mostrar o lucro retido.
Como parte dos procedimentos de fim de ano, você deve contabilizar lucros/perdas do ano em uma conta de balanço, à qual você pode dar um nome apropriado. Consulte Transferir lucros e perdas de fim de ano para o balanço.
Reconciliação bancária
O SunSystems oferece dois métodos de reconciliação dos dados de demonstrativo bancário e das transações contabilizadas na conta bancária.
Você pode reconciliá-las manualmente através das Alocações de conta (ACA). As transações que foram compensadas são identificadas usando-se o marcador de alocação 'Reconciliado'. Você pode extrair as transações para a conta bancária e ordená-las por data ou referência, de forma que as transações estejam na ordem desejada. Isso torna mais fácil encontrar as transações. Você pode corrigir o marcador de alocação ao lado das transações apropriadas para 'Reconciliar'.
Os itens que não forem considerados, como cobranças bancárias, podem ser digitados manualmente em Alocações de conta, usando-se a opção , ou podem ser inseridos usando-se um tipo de lançamento que permita alocações on-line na entrada.
Você pode emitir relatórios de transações não compensadas usando a opção de menu Alocação de conta. Você deve selecionar apenas as transações não alocadas para serem incluídas. Você também pode elaborar seus próprios relatórios de reconciliação bancária, usando os editores de relatório financeiro.
, emComo alternativa, o recurso Gerenciador de Reconciliação doSunSystems pode automatizar algumas das tarefas de reconciliação bancária. Você pode carregar as transações de demonstrativos bancários no razão e combiná-las automaticamente às transações na sua conta bancária usando os critérios de combinação selecionados.
Você também pode executar a reconciliação bancária através da contabilização dos demonstrativos bancários. Alguns países assim o exigem. As transações geradas em Cobrança bancária de cliente são contabilizadas em uma conta de compensação. Outras transações são compensadas com base no demonstrativo bancário. O demonstrativo bancário conterá entradas de contrapartida para os débitos e pagamentos gerados. Use Alocação de conta para reconciliar as transações remanescentes, gerando ajustes conforme necessário. Quando concluir esse processo, qualquer transação não alocada representará o dinheiro em trânsito.