Introdução aos recursos de análise e plano de contas
O Financeiro do SunSystems fornece excelentes recursos de codificação de contas e análise que permitem atender a todos os seus requisitos de relatórios e informações administrativas e financeiras.
É importante que você entenda como o Financeiro do SunSystems utiliza os códigos do plano de contas e os códigos de análise para analisar seus dados financeiros. Esta seção descreve resumidamente esses recursos e os tópicos subsequentes descrevem-nos mais detalhadamente.
Códigos do plano de contas
Toda transação digitada no Financeiro do SunSystems deve ser contabilizada em uma conta do razão que é identificada por um código de plano de contas (conta).
Os códigos do plano de contas são a base de seu relatório financeiro. Haverá uma conta do razão para cada tipo de gasto, receita, ativo e passivo que você precise contabilizar e relatar. Cada conta do razão é identificada por um código de 15 caracteres.
O Financeiro opera como um único razão integrado. Isto significa que as contas do razão separadas também são retidas para cada fornecedor e cliente. Você não precisa atualizar e reconciliar contas de controle de cliente/a receber ou fornecedor/a pagar.
Códigos e dimensões de análise
Os módulos Financeiro e Gerenciamento de Pedidos do SunSystems incluem um excelente recurso de análise global que permite que você atribua códigos de análise para vários tipos de dados diferentes. Você pode analisar dados estáticos e transações.
Os tipos de dados que você pode analisar são chamados de entidades analisáveis. Por exemplo, você pode analisar contas do razão, transações do razão, clientes, fornecedores, pedidos de venda, pedidos de compra e movimentos de estoques (e muitas outras entidades de dados), de muitas formas diferentes.
Você pode digitar até 10 diferentes tipos de códigos de análise em cada entidade analisável. Por exemplo, você pode atribuir códigos 'Agência' e 'Produto' para as contabilizações de contas de gastos e receitas no Financeiro, e em pedidos de compra e venda em Gerenciamento de Pedidos.
Os códigos de análise são usados para extrair e relatar dados para atender às suas necessidades exclusivas de relatórios. No Financeiro, eles podem ser usados em conjunto com os códigos do plano de contas para fornecer relatórios de gerenciamento detalhados. Por exemplo, você pode extrair e classificar dados com base nos códigos de análise de filial para produzir relatórios de lucros e perdas da filial.
Cada tipo de análise diferente que for necessário é chamado dimensão de análise e, com cada dimensão, você pode definir um número ilimitado de códigos de análises válidos. Por exemplo, se você precisar de uma análise de filial, defina uma dimensão de análise chamada 'Filial' e crie códigos de análise para cada uma das suas filiais. Consulte O que são dimensões e códigos de análise? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.
Uma dimensão de análise pode fazer referência a códigos que já existem em outro lugar no SunSystems. Por exemplo, você pode analisar transações por código de Empregado e, desde que esses códigos tenham sido definidos em Gerenciamento de Pedidos, é possível usá-los para a dimensão de análise. Consulte Que códigos existentes podem ser usados como códigos de análise? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.
Os recursos de análise de uma dimensão de análise podem ser estendidos usando-se hierarquias de análise. Uma hierarquia de análise pode ser usada para agrupar os códigos de análise, dentro de uma dimensão de análise, para fins de relatório. Consulte O que são hierarquias de análise? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.