Configurar a integração do ION Workflow

A integração do SunSystems com o ION Workflow permite que você separe a atividade de entrada/processamento da transação do SunSystems da atividade e responsabilidade de autorizar ou aprovar as transações. Assim, é possível obter mais flexibilidade na configuração dos processos de controle de transações, fornecendo uma trilha de auditoria externa para aprovações do SunSystems e permitindo que você alinhe o uso de seus sistemas de negócio às responsabilidades das principais equipes. Por exemplo, um gerente de projetos talvez não precise de acesso à funcionalidade de pedido de compra do SunSystems, mas tenha de aprovar pessoalmente todas as compras relacionadas a projetos no ION Workflow.

Use a Configuração de fluxo de trabalho (WFC) para configurar uma 'Definição de fluxo de trabalho de integração' no SunSystems para um ou mais processos de negócio. Essa é a representação do SunSystems da definição de fluxo de trabalho que você configura no ION Workflow. Em Financeiro, você pode configurar definições de fluxo de trabalho para estes processos de negócio: Entrada/importação do razão, Alocação de conta e Autorização de pagamento. Em 'Gerenciamento de Pedidos', você pode configurar uma definição de fluxo de trabalho para o processo 'Aprovação de pedido de compra'. Você pode criar definições de fluxo de trabalho para diferentes processos de negócio, porém, não pode criar mais de uma definição para cada um.

Nota: A Autorização é usada para transações ou processos do Financeiro; a Aprovação é usada para transações de Pedido de compra.

A representação da definição de fluxo de trabalho do SunSystems aplica-se a uma unidade de negócios específica. Se você usar a Administração de unidade de negócios (BUA) para criar uma nova unidade de negócios baseada em uma que já tenha sido configurada com definições de fluxo de trabalho, essas definições serão copiadas para a nova unidade de negócios, mas nenhum log de histórico ou transação de fluxo de trabalho será copiado.

Pré-requisitos

Os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos para que o SunSystems funcione com o ION Workflow:

  • Uma configuração de integração deve ser criada no SunSystems, com o IONWorkflow selecionado como um sistema integrado. Isso deve ser feito antes do SunSystems ser configurado no ION, de forma que as tabelas de banco de dados relevantes (Tabelas de entrada e de saída) estejam disponíveis no SunSystems antes que o ION Workflow se conecte ao SunSystems.
  • O Infor ION deve ser instalado e executado com o ION Workflow ativado. Consulte o Guia de Instalação do ION na área de documentação de produtos do Infor Xtreme.
  • No ION Desk, o SunSystems deve ser definido como um aplicativo. Especificamente, no ION Desk:
    • um ponto de conexão deve ser criado para o banco de dados de domínio do SunSystems.
    • um fluxo de documento deve ser definido para representar o roteamento dos documentos de objeto de negócios (BODs) do ION Workflow por meio do ION.
    • você deve adicionar o documento do ION Workflow e definir o verbo Processar para ser enviado ao aplicativo. A ID lógica pela qual o ION reconhece e se comunica com o SunSystems é gerada automaticamente pelo ION. O valor exato para essa Id lógica é configurado no Gerenciador de Configuração (CGM). Selecione Integração > Dados comuns e especifique uma Id lógica, por exemplo, lid://infor.sunsys6.

Para obter instruções detalhadas sobre o uso do ION Desk, consulte o Guia de administração do ION Connect na área de documentação do Infor Xtreme.

Nota:  O valor inserido na ID lógica do Gerenciador de Configuração (CGM) deve ser exatamente igual à Id lógica fornecida pelo ION ao definir o SunSystems como um aplicativo.
  • As definições de fluxo de trabalho do SunSystems devem ser configuradas com o mesmo valor das definições do ION Workflow. Os 'Parâmetros de envio' no SunSystems devem ser exatamente iguais aos 'Parâmetros de entrada' do ION Workflow, e os 'Parâmetros de recebimento' do SunSystems devem ser exatamente iguais aos 'Parâmetros de saída' do ION Workflow. Esses parâmetros são descritos com mais detalhes a seguir para o SunSystems; consulte também o Guia de Administração do ION na seção de documentação do Infor Xtreme.
    Nota: É possível criar uma definição de fluxo de trabalho no ION Workflow antes ou depois de sua representação correspondente no SunSystems.
  • Se for necessário delegar Autorizações do Financeiro para o ION Workflow, você deve configurar essas opções no SunSystems:
    • Em Configuração do razão > Requisitos suplementares, defina Autorização necessária para sim.
    • Defina pelo menos um código de rejeição no Código de rejeição (FJC) a ser usado como o default na definição do fluxo de trabalho.
    A configuração de Autorização necessária em tipos de lançamento individuais é ignorada pelo ION Workflow; isto é, contanto que o restante da configuração seja definida corretamente, as transações autorizadas no ION Workflow serão aceitas pelo SunSystems independentemente do tipo de lançamento. Se, no futuro, você deixar de usar o ION Workflow para autorizações do Financeiro e começar a autorizar no próprio SunSystems, a configuração Autorização necessária de cada tipo de lançamento individual será observada e, portanto, será necessário verificar se essa caixa de seleção está definida corretamente em todos os tipos de lançamento relevantes.

    De forma similar, você não precisa configurar Grupos de usuários ou Fases de autorização para o ION Workflow; no entanto, se forem requeridas autorizações subsequentes no SunSystems sem o ION Workflow, então você precisará configurá-los nesse momento.

  • Para delegar a 'Aprovação de pedido de compra' para o ION Workflow, será necessário configurar as aprovações de compra do SunSystems no nível do cabeçalho do pedido, porque o fluxo de trabalho 'Aprovação de pedido de compra' requer cabeçalhos de pedido, e não linhas de transação individuais. Para isso, na guia Aprovação de compra de Configuração de gestão de compras (PBS), selecione Aprovações de pedido em uso e, em Tipos de compra (PTS) > Configuração de fase, o Nível de transação deve ser definido como Documento na fase que precisa de aprovação.
    Nota: Você pode configurar a Aprovação de pedido de compra para ser delegada para o ION Workflow na fase Entrada de pedido ou Confirmação de pedido; porém, é altamente recomendável que a fase Entrada de pedido não seja usada para aprovação do ION Workflow, a menos que o conteúdo dos Pedidos de compra seja raramente alterado. Isso porque o SunSystems impede alterações no pedido enquanto a aprovação está sendo processada pelo ION Workflow. Depois que um pedido de compra for aprovado no ION Workflow, não será possível alterar seu conteúdo ou seus detalhes. Se for necessário modificar o pedido de compra, crie uma cópia dele para fazer suas alterações e, depois, exclua o pedido original.
  • Para delegar as aprovações de pedido de compra para o ION Workflow, configure apenas um aprovador para as aprovações de compra no SunSystems.
  • Para configurar um usuário aprovador substituto no SunSystems, selecione o Usuário de aprovação de fluxo de trabalho relevante na Diretiva de segurança do Console de Segurança ou no Gerenciador de Usuários.