O que são custos adicionais?

Os custos adicionais são custos finais para recebimento de um item em um estoque. Por exemplo, o preço pago na fatura final do fornecedor pode ser diferente do pedido original e incluir custos adicionais como imposto alfandegário ou cobranças de entrega. Esses custos podem aparecer como uma linha separada na fatura do fornecedor ou podem ser cobertos por uma fatura separada que pode ser alocada a uma ou mais fatura original.

Eles podem ser exibidos em qualquer momento durante o ciclo de vida do Gerenciamento de Pedidos. É possível distribuir estes custos por todas ou parte das mercadorias ou serviços, de acordo com uma variedade de fórmulas conhecidas como regras de encargo.

Quando o custo adicional for gerado, ele será denominado como uma linha de encargo. A linha de encargo pode ser inserida durante a fase de pedido de compra, neste caso, ela pode ser distribuída para algumas ou todas as linhas de pedido de fatura que possam estar dentro da mesma transação. Da mesma forma, os custos adicionais podem ser inseridos durante a fase de ordem de movimento, mas devem ser distribuídas somente para as linhas de ordem de movimento dentro da mesma transação. Os custos adicionais também podem ser inseridos na fase de fatura de compra, quando a linha de pedido de compra puder ser distribuída para qualquer seleção de linhas de pedido de compra, linhas de ordem de movimento ou linhas de fatura de compra na mesma ou em outra transação. Isto fornece a flexibilidade de atribuir custos de serviços de entrega de terceiros, por exemplo, em que uma fatura separada pode ter sido emitida para os custos de entrega.

Os custos adicionais podem ser distribuídos inteiramente ou parcialmente. Após salvar, não é possível alterar a distribuição. Entretanto, antes de salvar, é possível fazer qualquer ajuste necessário. Os custos adicionais também podem ser considerados como despesa total ou parcial, neste caso haverá uma baixa contábil pelo negócio. Outra opção é suspender totalmente ou parcialmente os custos que poderão ser distribuídos em uma data posterior. Em caso de retomada da distribuição de custos adicionais previamente suspensos, a nova distribuição sempre será realizada de acordo com a fórmula da distribuição original. Entretanto, no caso de distribuição simples em todo o número de linhas selecionadas, qualquer linha pode ser selecionada para a distribuição após a retomada de uma suspensão.

Se o seu sistema estiver seriado para multimoeda, é possível usar, no máximo, até três tipos de moeda para fins de base, reporte e transação, respectivamente.