Produzir um balancete
Um balancete deve ser impresso ao final de cada período. Trata-se de um relatório fundamental de auditoria. Use a opção Balancete (TBL) para gerar um relatório padrão de balancete. É possível escolher um relatório de uma faixa de períodos contábeis ou datas de entrada. O relatório do balancete mostra uma linha para cada conta que relata os seguintes valores para o período do relatório: saldo de abertura, total de débitos, total de créditos, movimento líquido do período e saldo de encerramento.
Se o valor líquido da conta de ganhos e perdas do ano anterior for diferente de zero, o valor de balanceamento será impresso imediatamente antes dos totais do relatório. Consulte Limpeza do razão.
É possível gerar subtotais, com base na configuração de Subtotal do balancete - Posição do campo Caracteres em Configuração do razão (LES).
O balancete é gerado pela funcionalidade de Relatórios do SunSystems. Isso significa que é possível criar seu próprio relatório do balancete, se necessário. Se não estiver familiarizado com os passos necessários para imprimir, ver ou salvar um relatório, consulte 'Executar um relatório'.
Balancete (TBL)
- Selecionar por
- A configuração Selecionar por determina como as transações são selecionadas para o relatório. Há quatro opções disponíveis:
- Período contábil - essa é a definição default que permite incluir transações para um intervalo de períodos contábeis. Se um arquivo de saldo tiver sido criado para o razão, ele será usado quando essa opção é selecionada.
- Data da transação - essa opção inclui transações para um intervalo de datas de transações.
- Forçar geração a partir do arquivo do razão - assegura que o relatório seja gerado a partir do arquivo do razão e não do arquivo de saldo durante a seleção por período contábil.
- Data da transação - essa opção inclui transações para uma faixa de datas de transação.
- Período contábil / Data de transação / Data inicial e final de entrada
- Dependendo da opção escolhida para a configuração Selecionar por, insira a data ou faixa de datas, ou o período ou faixa de períodos, a serem incluídos no relatório. Se Período contábil tiver sido escolhido e desejar somente as transações para o período contábil atual, deixe esses campos em branco.
- Base de valor
- O valor da moeda que você deseja relatar. É possível selecionar as opções de moeda base, moeda de base 2/reporte ou quarta moeda.
- Resumir saldos do cliente
- Se esse campo estiver definido como Sim, os saldos de conta de cliente/a receber serão totalizados e impressos como um resumo de uma linha. Se as contas de clientes estiverem presentes em intervalos diferentes no Plano de contas (COA), com outros tipos de contas localizados entre os intervalos, o sistema imprimirá um resumo para cada intervalo.
- Resumir saldos do fornecedor
- Se esse campo estiver definido como Sim, os saldos de conta de fornecedor/a pagar serão totalizados e impressos como um resumo de uma linha. Se as contas de fornecedores estiverem presentes em intervalos diferentes no Plano de contas (COA), com outros tipos de contas localizados entre os intervalos, o sistema imprimirá um resumo para cada intervalo.
- Resumir saldos de terceiro
- Se esse campo estiver definido como Sim, os saldos da conta de clientes/fornecedores serão totalizados e impressos como um resumo de uma linha. Se as contas de clientes/fornecedores estiverem presentes em intervalos diferentes no Plano de contas (COA), com outros tipos de contas localizados entre os intervalos, o sistema imprimirá um resumo para cada intervalo.
- Selecionar transações
- Os tipos de transações a serem incluídas nesse relatório.