Selecionar lançamentos para reversão e cópia

Use Reversão e cópia de lançamentos (JRC) para selecionar um ou mais lançamentos e recontabilizá-los como reversões ou como cópias duplicadas, sem precisar reinserir nenhum detalhe na Entrada no razão (LEN). Também é possível usar essa função para reverter pagamentos ou cobranças gerados respectivamente pelo Pagamento bancário de fornecedor (PYR) ou pela Cobrança bancária de cliente (PYC).

é possível reverter ou copiar mais de um lançamento simultaneamente, desde que todos os lançamentos selecionados sejam do mesmo tipo.

Se estiver copiando um lançamento, será possível duplicar as informações originais (com exceção de alguns campos que são substituídos automaticamente para reter uma trilha de auditoria) e, se desejar, modificar alguns itens como data, período e ID de operador.

Se estiver revertendo um lançamento, as informações originais são replicadas, exceto quando os créditos são invertidos para débitos e vice-versa. Alguns outros campos são substituídos automaticamente para reter a trilha de auditoria. Se desejar, será possível modificar algumas partes dos dados de lançamento como data, período e ID de operador.

Se estiver revertendo um pagamento ou cobrança, além da reversão do lançamento, esse recurso também pode reverter o indicador de alocação atribuído à transação da fatura ou nota de crédito originalmente paga pelo lançamento de pagamento de origem.

Se você estiver revertendo uma transação de retenção de imposto e o tipo de cálculo for cumulativo, o valor cumulativo e o imposto cumulativo serão reduzidos de acordo.

O lançamento gerado recebe um identificador quando é contabilizado no razão que o classifica adequadamente como uma reversão de lançamento, cópia do lançamento ou reversão de pagamento.

Campos não necessariamente duplicados no lançamento gerado

As linhas de reversão geradas automaticamente são idênticas às linhas de transação de origem, com exceção do seguinte:

  • Marcadores de 'Débito' e 'Crédito' (intercambiáveis para reversões de lançamento e de pagamento)
  • Data da transação (diferente - opcional)
  • Período (diferente - opcional)
  • Data da entrada (data do sistema)
  • Informações de rastreamento de auditoria ('Data de criação', 'Criado(a) por', 'Data de modificação' (antes da contabilização), 'Modificado(a) por' (antes da contabilização), 'Data de modificação' (após a contabilização), 'Modificado(a) por' (após a contabilização), 'Data de contabilização permanente', 'Contabilizado(a) permanentemente por')
  • Marcadores de alocação
  • Informações de rastreamento de alocação (ID de operador da pessoa que alocou, 'Referência de alocação', 'Período de alocação' e 'Data de alocação') a serem aplicadas
  • Números de lançamento e de linha
  • Número do comprovante (se aplicável).

Condições para que um lançamento seja qualificado para cópia

Para que um lançamento ou grupo de lançamentos seja qualificado para cópia, deve atender às seguintes condições:

  • Todo lançamento selecionado deve estar no balanço
  • Todos os lançamentos selecionados deve ser do mesmo tipo
  • O tipo de lançamento não deve ser SYSTM, ou seja, uma lançamento gerado pelo sistema
  • O tipo de lançamento deve ter um status de 'Aberto' ou 'Oculto'
  • Os lançamentos devem fazer parte de um conjunto salvo ou de um lote de autorização.
Nota: Se você estiver copiando ou revertendo um lançamento que tem a opção Referências exclusivas definida no Tipo de lançamento (JNT), será necessário primeiro desativar essa opção, ou seja, desmarcar a caixa de seleção Referências exclusivas do tipo de lançamento.

Condições para que um lançamento seja qualificado para reversão

Para que um lançamento ou grupo de lançamentos seja qualificado para reversão, deve atender às seguintes condições:

  • Todo lançamento selecionado deve estar no balanço
  • Todos os lançamentos selecionados deve ser do mesmo tipo
  • O tipo de lançamento não deve ser SYSTM, ou seja, uma lançamento gerado pelo sistema
  • O tipo de lançamento deve ter um status de Aberto ou Oculto
  • Nenhuma das linhas de transação do lançamento deve ter sido alocada com indicadores de alocação de balanceamento (Alocado, Pago ou Corrigir).
  • Os lançamentos devem fazer parte de um conjunto salvo ou de um lote de autorização.

Condições para que um lançamento seja qualificado para reversão de pagamento

Para que um lançamento ou grupo de lançamentos seja qualificado para reversão de pagamento, deve atender às seguintes condições:

  • Todo lançamento selecionado deve estar no balanço
  • Todos os lançamentos selecionados devem ser do tipo SYSTM, já que o 'Pagamento bancário de fornecedor' e a 'Cobrança bancária de cliente' geram lançamentos do sistema
  • Todas as linhas do lançamento contabilizadas nas contas de cliente ou fornecedor devem ser alocadas com o indicador de alocação 'Pago'.
  • Todas as linhas de lançamento contabilizadas em contas que não sejam de cliente ou de fornecedor (como o banco) não devem ser alocadas com indicadores de alocação de balanceamento (Alocado, Pago ou Corrigir)
  • Todas as linhas de transação de fatura ou nota de crédito originalmente pagas pelo lançamento de pagamento de origem (ou seja, pelo Pagamento bancário de fornecedor ou Cobrança bancária de cliente) deve ter o indicador de alocação Pago
  • Os lançamentos devem fazer parte de um conjunto salvo ou de um lote de autorização.

Reverter ou copiar um lançamento

Os seguintes passos descrevem como gerar reversões ou cópias de lançamentos com base em lançamentos contabilizados do razão:

  1. Selecione Cópia e reversão de lançamento (JRC) no SunSystems.
  2. O formulário Seleção - Cópia e reversão de lançamento será exibido. Insira os critérios adequados para selecionar uma faixa de lançamentos para revisar.
  3. Clique em OK. O formulário Financeiro - Consultar o lançamento será exibido com uma grade contendo todas as linhas de lançamento que atendem o critério. Percorra a grade para encontrar o lançamento que deseja reverter ou copiar.
  4. Selecione as linhas do lançamento que deseja reverter ou copiar. Realce as linhas relevantes mantendo a tecla Control pressionada enquanto clica com o botão esquerdo do mouse na linha desejada. Como alternativa, caso seja uma faixa contínua de linhas de lançamento, clique e arraste o mouse pelo lado esquerdo de todas as linhas desejadas.

se todas as linhas de um lançamento não forem selecionadas, as linhas restantes são automaticamente localizadas e selecionadas de modo que seja inteiramente revertido ou copiado.

  1. Clique em Revisar. O formulário Bandeja de entrada da Central de Controle será exibido juntamente com uma grade das linhas de lançamento selecionadas.
  2. No controle Processo de relatório, selecione uma das seguintes opções, conforme necessário:
    • Cópia do lançamento
    • Reversão do lançamento
    • Reversão do pagamento.
  3. Clique em OK. O formulário Reversão e cópia de lançamento será exibido.
  4. Preencha os campos necessário e clique em Contabilizar.

    Se a contabilização obtiver êxito, o número do lançamento será exibido na barra de status. Se um lote de lançamentos for contabilizado, o número de lançamento exibido será o primeiro lançamento contabilizado com êxito no lote.

  5. Clique em OK e Sair para finalizar o processo.

    Como alternativa, se forem encontrados erros, eles serão exibidos em uma grade. Será possível selecionar novamente as linhas e retomar o processo a partir do passo 6 acima, modificando os detalhes necessários no formulário Cópia e reversão de lançamento.