Botão de consulta

O recurso de consulta está disponível em certos campos que acessam registros de dados estáticos. Ele permite procurar e selecionar facilmente um registro existente. Por default, os registros são classificados pelo respectivo código.

Botão Cliente
Cliente Windows
Web

Buscas definíveis pelo usuário podem ser criadas por meio da configuração de critérios de pesquisa nas seguintes rotinas de consulta:

  • Endereço
  • Fornecedor
  • Cliente
  • Item
  • Conta
  • Ativo

Para configurar uma consulta, crie um formulário SSQSEL no Gerador de Formulários que contenha os parâmetros para os quais você deseja fazer a pesquisa. Por exemplo, para procurar uma combinação de código postal, número de telefone e a primeira linha de endereço na consulta de endereço, você deve criar um formulário chamado SSQSEL para a função Configuração de endereços (VW5138) contendo esses três campos.

Nota: É preciso fazer logoff e depois login novamente para que o formulário seja detectado.

Você pode usar qualquer campo na tabela base como parâmetro de pesquisa (com um limite máximo de 20 campos), mas não pode usar dados de tabelas correlatas na função. Por exemplo, para a consulta de cliente, pode ser utilizado qualquer campo na principal tabela de cliente, mas não campos das tabelas correlatas de contato/imposto que também estejam incluídas na função de dados estáticos. Se algum desses campos for colocado no formulário SSQSEL, será desativado.

Use o botão de consulta ou a tecla F5 (nos campos Código de endereço, por exemplo) para exibir o formulário de consulta SSQSEL. Essa janela exibe dados específicos para o campo no qual você está pesquisando.

Selecione a linha desejada e clique em OK. A janela de consulta será fechada e o registro realçado aparecerá no campo.

Nota: Se um campo de consulta estiver localizado dentro de uma grade no cliente Windows, o ícone será exibido no cabeçalho da coluna.
Nota: O uso de caracteres de um e de dois bytes em buscas (que são chaves primárias e secundárias do banco de dados) pode causar erros ou produzir resultados imprecisos quando utilizado para verificação de faixa (na seleção, exclusão e impressão) e para classificação. Por exemplo, um erro ao usar caracteres de dois bytes em japonês ou chinês nos códigos de busca em Configuração de código de análise.

Se nenhum dado for encontrado ou você optar por pesquisar de novo usando 'Limpar tela', o formulário SSQSEL será apresentado novamente para que você possa inserir os critérios de pesquisa revisados. Você poderá continuar a inserir um código parcial no campo principal antes de pressionar F5 quando o sistema tentar imediatamente exibir as linhas coincidentes sem apresentar o formulário de critérios de seleção. Caracteres curingas como % podem ser usados em campos alfanuméricos. Por exemplo, %b%v em um campo de descrição localizaria qualquer registro que tivesse um b e um v dentro do respectivo campo de descrição.

Nota: A configuração do formulário SSQSEL é feita em todo o sistema e todos os usuários poderão usar o novo formulário de parâmetro de consulta quando a consulta for chamada.
Nota: A exclusão do formulário SSQSEL fará com que o sistema seja revertido ao antigo mecanismo de consulta.

Buscas no dicionário de dados

Para certos formulários, como Perfis de evento, o botão de consulta exibe um formulário Busca no dicionário de dados. Ele permite selecionar os dados necessários.