Entender as colunas de decisão

As 'Colunas de decisão' são utilizadas para identificar ações necessárias determinadas condições são ou não satisfeitas. Elas permitem que a ação varie de acordo com o resultado da condição. Existem até dez colunas de decisão num conjunto de regras.

Nota:  É vital analisar as condições e ações do conjunto de regras detalhadamente e planejar o uso das colunas de decisão antes de começar a criar os conjuntos de regras.

O resultado de uma condição é sempre 'Sim' ou 'Não', e uma ação específica poderá ser necessária para cada resultado. O resultado de uma condição é inserido como 'S' ou 'N' nas colunas de decisão para a condição em questão. A ação necessária para um resultado é definida com um X na mesma coluna de decisão da instrução de ação apropriada.

Por exemplo, é necessária uma regra de negócios para verificar o valor na análise do razão 5. Se contiver o valor P01, a regra deverá configurar o valor da análise do razão 6 como ABC. Se a análise do razão 5 contiver qualquer outro valor, a análise do razão 6 deverá ser configurada como 123.

Nesse exemplo, a coluna de decisão 1 é utilizada para identificar a ação quando o resultado da condição é 'Sim', e a coluna de decisão 2 é utilizada para identificar a ação quando o resultado é 'Não'.

Comando Valor 1 Operador Valor 2 Coluna de decisão 1 Coluna de decisão 2
IF Análise do razão 5 = P01 S N
SET Análise do razão 6 = ABC X  
SET Análise do razão 6 = 123   X

Utilizar vários comandos IF e colunas de decisão

É possível incluir várias instruções de condição IF num conjunto de regras de forma a verificar diferentes itens de dados. Se as mesmas colunas de decisão forem utilizadas em cada instrução, os resultados das instruções IF serão vinculados. Como alternativa, caso as colunas de decisões sejam separadas, as instruções SE serão tratadas separadamente.

Um exemplo de instruções SE múltiplas e relacionadas

O conjunto de regras a seguir exibirá uma mensagem de erro se a descrição de lançamento não for digitada quando o código da conta for P01.

Essa regra nada fará se o código da conta não for P01 ou se a descrição não estiver em branco, já que esses resultados não foram identificados nas colunas de decisão.

Comando Valor 1 Operador Valor 2 Coluna de decisão 1
IF Código da conta = P01 Y
IF Descrição = ESPAÇO Y
DISPLAY Desc-Required_Message     X

Um exemplo de instruções SE múltiplas e não relacionadas

Nesse exemplo, as primeiras duas instruções SE estão relacionadas porque as colunas de decisão 1 e 2 são utilizadas para as duas instruções. A regra verifica o conteúdo TANTO do tipo de conta QUANTO dos itens de código de endereço antes de decidir a ação a ser tomada, ou seja, exibir uma mensagem de erro ou exibir a linha 1 de endereço.

A terceira instrução SE não está relacionada e é tratada separadamente porque faz referência a outra coluna de decisão (3). O código de análise do razão 4 é verificado e uma mensagem de erro é exibida caso ele esteja faltando, independentemente do tipo de conta e dos valores de código de endereço.

Comando Valor 1 Operador Valor 2 Coluna de decisão 1 Coluna de decisão 2 Coluna de decisão 3
IF Tipo de conta = Cliente S Y  
IF Código da conta = ESPAÇO S N  
IF Análise do razão 4 = ESPAÇO     Y
DISPLAY Mensagem de erro - Código de endereço requerido     X    
DISPLAY Linha do endereço 1       X  
DISPLAY Mensagem de erro - Código de análise 4 requerido         X

O exemplo acima é estendido abaixo para ilustrar o uso de declarações OR. Os resultados das colunas de decisão não são digitados nas instruções OU porque são simplesmente a continuação das instruções SE precedentes.

Comando Valor 1 Operador Valor 2 Coluna de decisão 1 Coluna de decisão 2 Coluna de decisão 3
IF Tipo de conta = Cliente S Y  
OR   = Fornecedor      
OR   = Cliente      
IF Código de endereço = ESPAÇO S N  
IF Análise do razão 4 = ESPAÇO     Y
DISPLAY Mensagem de erro - Código de endereço requerido     X    
DISPLAY Linha do endereço 1       X  
DISPLAY Mensagem de erro - Código de análise 4 requerido         X