Utilizar os comandos de ação RUN e CALL

Os comandos de ação CALL e RUN permitem que a regra de negócios execute programas COBOL externos, conhecidos como 'Extensões de processo' ou aplicativos.

Comando CALL

O comando CALL é utilizado para executar uma extensão de processo COBOL (antes chamada de gancho de usuário). Isso poderá ser útil se houver necessidade de processamento complexo para validar e atualizar os detalhes de transação e para acessar dados externos.

Por exemplo, as regras de negócios ligadas à função de entrada de pedido de vendas talvez precisem garantir que existe estoque adequado à disposição para atender a um pedido de venda, e um programa COBOL separado (VALIDAR) foi desenvolvido para isso.

Comando Valor 1 Operador Valor 2 Resultado
CALL VALIDAR     O programa em cobol VALIDATE.GNT é executado.
Nota:  O programa em COBOL deverá estar contido no diretório de nível superior default do SunSystems.

Quando o comando CALL é executado, a transação que está sendo processada pela regra é especificada para o programa COBOL com outras informações em LINKAGE SECTION. Se os detalhes de transação forem atualizados pelo programa COBOL, os detalhes modificados da transação poderão ser retornados às regras de negócios.

Essas extensões de processo COBOL devem ser desenvolvidas por programadores treinados em COBOL, pessoas que tenham boa compreensão das estruturas e dos processos de dados do SunSystems. Caso precise de mais informações, entre em contato com o SunSystems Suporte técnico.

Nota:  O SunSystems sempre mantém a integridade de seus dados contábeis. Todos os dados retornados para uma função do sistema originária de uma extensão do processo sempre são totalmente revalidados. Se uma CALL for feita ao programa COBOL após os detalhes de transação terem sido validados ou contabilizados, todas as mudanças que o programa fizer a itens de dados restritos nos detalhes de transação serão ignoradas.

Comando RUN

O comando RUN executa um aplicativo externo do Windows ou outro aplicativo com base em regras de negócios. Por exemplo, após uma mensagem de erro ser exibida, o comando RUN poderá ser usado para iniciar o Bloco de Notas MS e permitir que usuário tome nota da mensagem de erro.

Parâmetros em tempo de execução podem ser digitados para o aplicativo no campo 'Valor 2'. Por exemplo, a regra de negócios poderá executar o MS Excel e especificar o nome da planilha a ser atualizada como parâmetro.

Nota:  O nome completo do caminho não deve ser digitado na regra de negócios. O caminho para o aplicativo externo deve ser adicionado ao 'Caminho' variável de ambiente.