O que são referências de transação?

Cada tipo de transação, como, por exemplo, um pedido de venda ou uma ordem de movimento, precisa de um número de referência exclusivo, que deve ser configurado antes de a transação ser processada. É possível definir o layout e o conteúdo das referências de transação em função de seus requisitos. Por exemplo, talvez você precise que parte do número de referência inclua a Id do operador, uma data ou um número específico.

Após criar uma referência de transação, você poderá incluí-la no formato do documento onde ela será usada, de modo que o documento sempre utilize os formatos corretos. Por exemplo, o formato de documento para um pedido de venda poderá incluir a referência de transação para o pedido de venda. As referências default são mantidas nas funções Configuração de gestão de compras, Configuração de gestão de vendas e Configuração de gestão de estoque. Caso nada tenha sido definido no formato do documento, o sistema usará os valores default.

As referências de transação podem conter até quatro partes, definidas separadamente. O uso das quatro partes não é obrigatório.

É possível usar a análise para alterar o conteúdo de uma ou de todas as partes, dependendo das características da transação. Por exemplo, um prefixo específico para cada depósito. Se você usar um código já existente em uma linha de pedido, será usado o código da primeira linha processada.

É possível usar referências de transação com numeradores, que são usados para definir o próximo número disponível em uma sequência de referência de transação.

Nota:  Você não deve usar o mesmo numerador para dois registros de referência de transação específicos, pois isso gera problemas secundários, e como resultado, você terá de usar um prefixo para diferenciar as referências de transação.