Códigos de moeda (CNC)
- Código de moeda
-
O código que identifica a moeda ou outra taxa de conversão.
- Nome da moeda
-
O nome da moeda ou unidade de conversão. Usado para fins informativos nos muitos relatórios e funções.
- Código de busca
- Status
- Nome da unidade
-
O nome da unidade da moeda a ser usado na conversão de valores por extenso, para impressão em documentos de conta e de pagamento. Por exemplo, para imprimir o valor por extenso em um cheque.
- Nome de subunidade moeda
-
O nome da subunidade da moeda a ser usado na conversão de valores por extenso, para impressão em documentos de conta e de pagamento. Por exemplo, para imprimir o valor por extenso em um cheque.
- Decimais permitidos
-
O número de casas decimais a serem inseridos para montantes de transação nesse código de moeda. Você pode inserir de 0 a 3 casas decimais.
- Dividir denominação decimal
-
Configure esta opção se essa moeda precisar de mais um nome de subunidade decimal, por exemplo, a moda chinesa RMB tem a subunidade 'Jiao' para a primeira casa decimal e 'Fen' para a segunda. Se definir essa opção, você deverá inserir nomes para as subunidades nos campos Nome do primeiro decimal, Nome do segundo decimal e Nome do terceiro decimal abaixo, dependendo da definição da opção Decimais permitidos, a seguir.
Deixe essa caixa desmarcada se somente um nome de subunidade for requerido para a moeda, por exemplo, para Libras, Euros, Dólares etc.
- Gênero da moeda
-
O gênero da moeda determina as palavras usadas em frases quando o valor for escrito por extenso. Selecione Feminino, Neutro, Masculino ou Sem gênero.
- Moeda bancária
-
Essa opção é usada quando os Valores 4 e 5 são usados como moedas bancárias. Ela define se a moeda em questão pode ser usada para os Valores 4 e 5. Isso se aplica às moedas default que podem ser estabelecidas para um razão ou para uma conta e às transações inseridas no sistema. Há três opções disponíveis:
- Aceitável para todas as moedas - essa moeda pode ser usada para 'valor 4' ou 'valor 5'.
- Não aceitável para todas as moedas - essa moeda não pode ser usada para 'valor 4' ou 'valor 5'.
- Não aceitável para valor 5 - esse código de moeda não pode ser digitado para o 'valor 5'.
- Nome do primeiro, segundo, terceiro decimal
-
Se a opção Dividir denominação decimal tiver sido definida (acima), insira os nomes das subunidades decimais nesses campos. Esses são os nomes dos diferentes níveis da subunidade da moeda a serem usados na conversão de valores por extenso durante a impressão de documentos de conta e de pagamento. Só preencha esses campos conforme necessário pelo número definido na opção Decimais permitidos (acima). Por exemplo, se a opção Decimais permitidos tiver sido definida como 2, insira o Nome do primeiro decimal e nome do segundo decimal.
- Conta de ganhos realizados
-
O código de conta na qual são contabilizados os ganhos realizados. Deixe esse campo em branco se os ganhos realizados tiverem de ser contabilizados em um código de conta inserido em tempo de execução, ou se os ganhos/perdas líquidos tiverem de ser contabilizados em uma única conta.
- Conta de perdas/líquidos realizados
-
O código de conta na qual são contabilizados valores líquidos realizados. Se uma conta for inserida acima, as perdas realizadas também serão contabilizadas nessa conta. Deixe esse campo em branco se os valores da diferença tiverem de ser contabilizados em um código de conta inserido em tempo de execução.
- Conta de ganhos não realizados
-
O código de conta na qual são contabilizados os ganhos não realizados gerados durante a Reavaliação do razão (LER). Deixe esse campo em branco se ganhos não realizados tiverem de ser contabilizados no código da conta digitado em tempo de execução, ou se ganhos/perdas líquidos tiverem que ser contabilizados, ou se apenas as perdas tiverem que ser contabilizadas.
- Conta de perdas/líquidos não realizados
-
O código de conta na qual serão contabilizados valores líquidos não realizados ou perdas não realizadas gerados pela 'Reavaliação do razão'. Deixe esse campo em branco se os valores das diferenças tiverem de ser contabilizados no código da conta inserido na 'Reavaliação do razão', ou se apenas os ganhos tiverem de ser contabilizados.
- Conta de pagamento
-
A 'Conta de pagamento' identifica a conta de onde serão obtidos os fundos durante o Pagamento bancário de fornecedor (PYR) para pagamentos na moeda em questão. Em geral, será usado um código de conta bancária. Deixe esse campo em branco para usar a conta de pagamento especificada em 'Pagamento bancário de fornecedor'.
- Conta de cobrança
-
O campo Conta de cobrança identifica a conta à qual fundos serão adicionados durante a Cobrança bancária de cliente (PYC) para recebimentos gerados nessa moeda. Em geral, será usado um código de conta bancária. Deixe esse campo em branco para usar a conta de pagamento especificada em 'Cobrança bancária de cliente'.
- Usar taxas de conversão diárias
-
O tipo das taxas de câmbio a serem usadas para essa moeda na 'Entrada no razão (LEN)' e na 'Importação do razão (LIM)'. Há duas opções disponíveis:
- Sim - para usar taxas diárias de moeda. Essa taxas são definidas em Taxas diárias de moeda (CND). Você também deverá definir as taxas por períodos a serem usadas na 'Reavaliação do razão' e em 'Relatórios financeiros'.
- Não - para usar taxas de conversão por período. Essas taxas são definidas em Taxas por período de moeda (CNP).