O que são códigos de moeda?

O SunSystems é um sistema multimoeda, possibilitando a contabilidade de moedas de base dupla. Esse recurso avançado usa os detalhes da moeda configurados no sistema. Até quatro valores de moedas diferentes podem ser mantidos em cada transação. O sistema calcula qualquer valor que esteja faltando automaticamente, se for necessário. Além disso, as transações podem manter um código de quinta moeda e uma taxa, que podem ser usados para calcular um valor de quinta moeda de reporte.

A moeda de cada valor é identificada por um 'Código de moeda'. Normalmente, você cria um código para cada moeda. Por exemplo, você pode usar USD para dólares norte-americanos ou EUR para euros. Se estiver transferindo de/para um banco ou para outro sistema de compensação, você deverá usar os códigos de moeda SWIFT.

Uma vez configurado o código da moeda, é possível inserir as taxas de câmbio usadas para converter em outra moeda os valores expressos nessa moeda. Por exemplo, você pode definir a taxa de câmbio necessária para converter um valor em EUR para USD.

Dois tipos de taxas de câmbio podem ser mantidos: taxas por período, que se aplicam a um período, e taxas diárias, aplicadas a datas específicas.

Que detalhes de código de moeda são mantidos?

Os códigos de moedas são definidos em Códigos de moeda (CNC). Cada moeda é identificada por um código de moeda. O sistema permite digitar outras informações gerais acerca da moeda, incluindo:

  • o nome da unidade da moeda, da subunidade da moeda e o gênero da moeda; esses detalhes são usados para converter o valor da moeda em palavras utilizadas em relatórios e documentos (consulte o Gênero da moeda abaixo)
  • as contas a serem usadas para contabilizar os ganhos e perdas realizados e não realizados.
  • as contas a serem usadas para balancear transações geradas pelos processos de pagamento
  • o número de casas decimais usadas para os valores de moeda
  • se taxas de câmbio diárias poderão ser mantidas e usadas para a moeda.

O recurso de conversão de moeda também pode ser usado para definir taxas de conversão não monetárias, por exemplo, taxas de registro de tempo por tipo de funcionário, taxas de conversão de quantidade e assim por diante.

Gênero da moeda

O sistema permite configurar o gênero da moeda. Isso determina as palavras usadas na construção de frases para demonstrativos, remessas e cheques pelos módulos de emissão de relatórios. Esse será o gênero da moeda no idioma usado para imprimir documentos.

É possível incluir o nome da unidade e da subunidade da moeda, como dólares e centavos, nos documentos gerados pelos módulos de emissão de relatórios. Isso é muito útil quando os valores são expressos por extenso em cheques.