Divisão avançada versus divisão secundária

Ao utilizar a divisão avançada, as despesas são alocadas quando a transação original é criada.

Quando um projeto é especificado numa linha de transação, essa linha é dividida para refletir as origens de fundos associadas ao projeto. A funcionalidade de distribuição para divisão avançada de despesas em RG, RQ, OC, e CP é combinada com a funcionalidade de edição de orçamento para criar automaticamente distribuições para a origem de fundos. Utilizar a divisão avançada garante que os gastos no contrato do projeto não ultrapassam os orçamentos da origem de fundos.

Ao efetuar uma divisão avançada, as datas do projeto de lançamento e da origem de fundos são validadas. Um grupo de fundos pode ter várias origens de fundos com datas de origem de fundos diferentes.

Todas as origens de fundos no grupo são ignoradas se ocorrerem qualquer um destes problemas:

  • Falha na edição de data na origem de fundos
  • Um projeto de lançamento é excluído
  • Um grupo de elegibilidade foi excluído

Para dividir transações que não foram divididas num subsistema, execute a ação Gerar distribuições de divisão avançada no contrato do projeto.

Divisão avançada

A divisão avançada ocorre antes de as faturas do projeto serem geradas. A divisão avançada distribui as despesas pela a dimensão financeira 2 quando as transações são criadas e libertadas nos subsistemas. Os limites de fundos são editados em função dos orçamentos de gastos na libertação. As edições de orçamento baseiam-se no cenário de orçamento e na configuração do modelo de orçamento.

  • Se a divisão avançada estiver ativada num contrato do projeto, as distribuições de despesa são automaticamente criadas e alocadas às origens de fundos nos subsistemas. A distribuição é criada ao executar as ações de distribuição de divisão avançada ou de libertação.
  • Os gastos que não foram lançados na dimensão financeira 2 serão atualizados quando a ação Gerar distribuições de divisão avançada for executada.

Divisão secundária

Os gastos são alocados à dimensão financeira 2 depois de as faturas do projeto terem sido geradas e lançadas em diário. Os limites de fundos são editados em função do valor dos fundos no contrato do projeto.

  • As despesas do projeto só são lançadas em projetos e não em origens de fundos. É possível alocar despesas a origens de fundos quando a ação Lançar em diário faturas é executada e a opção Alocar gastos é selecionada no contrato do projeto.
  • As entradas Alocar gastos são geradas com o código de evento de PE.