Registros de contrato
Os contratos identificam os serviços e os valores de encargos associados que você fornece para cada cliente (em Cobrança, o cliente se refere à parte que possui o inventário armazenado e processado em suas instalações). O sistema usa informações do registro de contrato para determinar quando, como e por quanto irá realizar as cobranças para um determinado cliente.
Você deve criar um contrato para cada cliente que atender.
O registro do contrato é usado pelo sistema quando:
- Um inventário é recebido na instalação.
Quando o inventário é recebido, o sistema localiza o contrato para o proprietário do inventário. Então o sistema revisa os grupos de eventos listados no contrato para localizar quaisquer regras recorrentes. Com base nas informações da regra recorrente, o sistema determina a próxima data de cobrança para regras recorrentes e mantém essas informações da data em um registro de datas de inventário.
- Ocorre uma transação do sistema.
Quando ocorre no sistema um tipo de transação relativo a cobrança, o sistema revisa os grupos de eventos no registro do contrato para determinar se existem eventos correspondentes listados. Se encontrar eventos correspondentes, o sistema verifica o grupo de taxas para localizar a taxa dos códigos de encargos associados. Então, o sistema utiliza as informações do grupo de eventos e do grupo de taxas para calcular as cobranças para a transação.
- Um período de cobrança termina.
Um processo regular do sistema percorre os registros do inventário para determinar quando tipos de cobrança recorrente estão prontas para ocorrer. Quando o sistema encontra um inventário que alcançou a data da próxima fatura, ele revisa o registro do contrato para encontrar os detalhes da taxa e do encargo e, em seguida, calcula os encargos recorrentes.
O cabeçalho do contrato tem uma data efetiva para que seja possível configurar os detalhes de contrato para uma data futura. O sistema alterna sem problemas para um novo contrato na data de vigência.
Os detalhes do contrato procuram os critérios correspondentes no Grupo de faturamento, no Grupo de eventos de cobrança e na Instalação. Quando uma correspondência é encontrada na ordem ou no encargo periódico, o grupo de taxas determina o valor a ser cobrado. O cliente destinatário da fatura é a entidade que está recebendo o encargo da cobrança.
Pré-requisitos?
- Cliente
- Instalação
- Grupo de eventos
- Grupo de taxas
- Cliente destinatário da fatura
Campos de cabeçalho
- Cliente / Descrição
- O cliente a quem esses termos de contrato se aplicam.
- Data efetiva
- A data em que esses termos de contratos são efetivos.
- Condições da fatura
- Os termos de pagamento para esse cliente.
Campos de detalhe
- Destinatário da fatura
- O cliente destinatário da fatura responsável pelo pagamento da fatura gerada com base nessa linha de detalhe.
- Grupo de faturamento
- As entidades do Grupo de faturamento a que esses detalhe de contrato se aplicam.
- Grupo de eventos
- A transação ou período usado para disparar encargos.
- Grupo de taxas
- As taxas a cobrar quando ocorrem os parâmetros do grupo de eventos.
- Instalação
- A instalação na qual esses termos de contrato se aplicam.