Executar uma separação de cluster

Use separação em grupo para fornecer à tarefa direção para separar várias ordens ou caixas com uma única passagem pelos corredores de separação. O usuário inicia o processo de separação através da inserção ou do escaneamento das ordens ou IDs de caixa a serem separados. Com base nas permissões de usuário para áreas específicas do armazém, as separações são fornecidos ao operador na sequência de local para reduzir o número de deslocamentos pelo corredor, o que minimiza o tempo de deslocamento. Por exemplo, se o operador está separando quatro ordens no cluster e três delas contêm uma separação para um item existente no primeiro local no corredor, as três serão concluídas antes da movimentação para o próximo local.
  1. No menu Principal do dispositivo de RF, selecione Separação. A tela Menu Separação (PM1) será exibida.
  2. Selecione Separação em grupo. O menu Separação em grupo (TM20) é exibido.
  3. Selecione Por ID de ordem para especificar as ordens a serem separadas ou Por ID de caixa para especificar as IDs de caixa a serem separadas.

    O processo de separação é semelhante, independentemente do método selecionado. A diferença está em quais informações são usadas para determinar as tarefas de separação para envio ao usuário.

    Para esse exemplo, a opção Separação em grupo por ordem é exibida. A função Separação em grupo por ordem é muito semelhante à separação por ordem, exceto que o operador inicialmente irá verificar ou inserir as IDs de caixa para a separação, e não os números de ordem.

  4. Especifique estas informações:
    Área
    Especifique a área conforme configurada no aplicativo para pesquisar tarefas de separação abertas. Você precisa ter permissão para separar na área designada. Se esse campo estiver em branco, o aplicativo acessará tarefas para todas as áreas para as quais você tem permissão.
    Seq.
    Use as teclas de seta para escolher a sequência para as separações. Selecione Avançar (padrão) para separações por local, começando com a sequência de rota de local menor primeiro. Selecione Reverter para separações na outra direção.

    A tela Digit. ordens (TM31) será exibida. Use essa tela para agrupar uma ou mais ordens para as separações.

  5. Digitalize ou especifique até 30 números de ordem nos espaços em branco fornecidos e pressione Enter. A tela Resumo de cluster (TPKSUM) será exibida.

    Se aplicável, você será enviado para a primeira tarefa de separação. A tela Separação por ord. (TPKO) é exibida.

  6. Pressione Enter para aceitar a tarefa. A tela Separação por ord. (TPK02) é exibida. A tecla Esc pode ser usada para cancelar a tarefa. Isso exigirá um código de motivo para indicar por que a tarefa não foi realizada.

    A tela Separação por ord. (TPKO2) é exibida.

  7. Especifique estas informações quando solicitado para concluir a separação:
    De
    Especifique o local de onde o item é separado.
    Embalagem
    Essa é a embalagem para o item.
    Item
    Especifique o item a ser separado.
    Lpn
    Especifique o número da placa de licença associado ao produto.
    Qtd.
    Especifique a quantidade de itens separada.
    Motivo
    Especifique um código de motivo. O campo código do motivo será exibido, exceto se ocorrer um evento como, por exemplo, uma separação rápida que exija a inserção de um código de motivo. Se ocorrer um evento, o código do motivo será exibido em uma tela de código de motivo separada.
    Nota

    É possível configurar as Estratégias de separação RF na estação de trabalho para controlar a entrada do operador necessária para três dos campos listados acima: Item, Placa de licença inicial (LPN) e Local inicial.

    • As opções de controle dos campos Item e Local inicial são Exibir e Confirmar. Se você selecionar Exibir, o valor será exibido, mas o usuário RF não o confirmará. Se você optar por Confirmar, o valor será exibido e o usuário RF terá de confirmá-lo digitalizando ou especificando um valor correspondente.
    • As opções para o campo Placa de licença inicial (LPN) são idênticas, com exceção de uma terceira opção - Exibir apenas se o LPN existir. Com essa opção selecionada, se um item não tiver um LPN, o campo LPN não será exibido. Caso um item não possua um LPN, o valor será exibido, mas a confirmação do usuário RF não será necessária.

    Consulte Guia do usuário de configuração do Infor WMS para obter informações sobre Estratégias de separação RF. A ferramenta Prompts Editor também está disponível para controlar o comportamento de RF, incluindo os campos exibidos que exigem entrada durante a confirmação da separação.

  8. Pressione Enter para confirmar as informações de Inicial para a separação.
  9. Se a tela LOTVAL for exibida, então especifique um valor de atributo de lote válido para cada lote. Esta tela é exibida quando as validações de atributo de lote são verificadas como visíveis ou obrigatórias na página Validação do atributo de lote RF.

    Se a validação do atributo de lote não for necessária, então a tela Ordem de separação (TPK03) é exibida para continuar a separação.

  10. Pressione Enter para confirmar os atributos de lote para a separação. A próxima tela Separação por carga (TPK03) é exibida para continuar a separação.
    Caixa
    ID da caixa ou número de etiqueta associado à tarefa de separação. No exemplo, a ID de caixa não foi confirmada como parte da separação. Se precisar confirmar cada separação para a ID de caixa alocada, o campo pode ser editado.
    Nota

    É possível configurar as Estratégias de separação RF na estação de trabalho para controlar a entrada do operador para a ID de caixa. As três opções disponíveis são: Exibir, Confirmar e Não exibido.

    • Se você selecionar Exibir, o valor será exibido, mas o usuário RF não o confirmará.
    • Se você selecionar Confirmar, o valor será exibido; o usuário RF deverá confirmar cada separação para a ID de caixa.
    • Se você selecionar Não exibido, a ID de caixa não será exibida na tela RF.

    Lpn (também conhecido como ID de depósito)
    Especifique a ID de depósito (nova placa de licença) de separação. Por padrão, se você não especificar nenhum ID de depósito, o ID de caixa se tornará a LPN final em segundo plano por menos que separações de palete completo.
    Nota

    Use um ID de depósito para atribuir o seu ID ao contêiner criado durante a separação. Pode ser um contêiner menor como um palete-caixa ou embalagem ou maior como um palete. Se um novo ID (ID de depósito) for atribuído durante a separação, ele se tornará a placa de licença para o inventário separado. Você então poderá mover, embalar ou carregar o produto separado após a separação

    Se outra separação tiver sido concluída para uma ID de depósito da mesma ID de caixa que está nessa separação, a ID de depósito anterior aparecerá na primeira linha abaixo da etiqueta de texto do campo. É possívelrá confirmar a separação atual na mesma ID de depósito ou informar uma outra.

  11. Pressione Enter para confirmar a placa de licença onde está sendo realizado a separação. A próxima tela Separação por ord. (TPK04) será exibida para especificar o tipo e local do contêiner.
    Nota

    Esta tela (TPK04) é exibida somente se a placa de licença especificada na separação ainda não existir. Se um local e o tipo de embalagem já foram especificados para a placa de licença, a tela Próx. tarefa de separação (TM32) será exibida, conforme indicado na etapa 11.

    TipoC
    Especifique o tipo de embalagem para o contêiner sendo usado para o conteúdo da separação. Isso deve ser um tipo de embalagem válido. O local especificado como o local final pode ser um local do tipo Separação final ou Em trânsito. Essa deve ser a ID do equipamento que você está selecionando.

    Pressione F2 para visualizar uma lista de tipos de embalagens possíveis. Esta ação exibe uma lista de embalagens para as quais o indicador Exibição para separação está ativo na tela de configuração Embalagem.

    Nota

    Se estiver usando uma Estratégia de separação RF para a zona inicial em que o item está sendo separado, é possível determinar o comportamento do Tipo de embalagem pela opção selecionada para o campo Tipo de embalagem na estratégia. As três opções disponíveis são: Exibir, Confirmar e Não exibido.

    • Se você selecionar Exibir, o tipo de embalagem será exibido, mas o usuário RF não irá confirmá-lo.
    • Se você selecionar Confirmar, o valor será exibido; o usuário RF deverá especificar ou digitalizar um valor válido para confirmá-lo.
    • Se você selecionar Não exibido, o tipo de embalagem não será exibido na tela RF.

    Loc./equip. final
    Especifique o novo local para o produto após a separação. O local especificado como o local final pode ser um local do tipo Separação final ou Em trânsito. Em muitos casos, este pode ser o ID do equipamento do usuário.
    Nota

    Usando as Estratégias de separação RF, é possível configurar o sistema para usar um ID de equipamento que requer que o usuário entre no RF com um Local final padrão. É preciso configurar também os IDs de equipamento como locais do tipo Em trânsito para que esse recurso funcione corretamente. A estratégia de Separação RF inclui opções disponíveis para o campo Local final em adição ao padrão de um ID de equipamento. As três opções disponíveis são: Exibir, Confirmar e Não exibido.

    • Se você selecionar Exibir, o tipo de embalagem será exibido, mas o usuário RF não irá confirmá-lo.
    • Se você selecionar Confirmar, o valor será exibido; o usuário RF deverá confirmar o valor.
    • Se optar por Não exibido, o Local final não será exibido na tela RF. Selecione apenas a opção Não exibido se, nas zonas às quais a estratégia estiver associada, a ID do equipamento será sempre usada como Local final padrão ou se o Local final padrão da zona será sempre usado (sem substituições).

    Área de preparo de carga - Primeira
    O Local de preparo de produção no registro correspondente de Área de preparo de carga com a Etapa mais inferior.
    Área de preparo de carga - Última
    O Local de preparo de produção no registro correspondente da Área de preparo de carga com a Etapa mais elevada.
    Intervalo da Área de preparo de carga
    O primeiro local e o último local separados por um traço (exemplo: CL10-CL16).
  12. Preencha todos os campos e pressione Enter para concluir a separação.
  13. A tela Próx. tarefa de separação (TM32) será exibida para que você veja as outras separações em aberto, solicite outra tarefa pressionando Inserir ou mova o produto separado para outro local.
    Nota

    Para obter mais informações sobre como usar as opções de movimentação, consulte a seção Movimentar inventário separado deste guia.

  14. Repita as etapas 5 a 10 até que todas as tarefas de separação tenham sido concluídas. Ao término de todas as tarefas de separação, a tela Separações concluídas (PCM) é exibida.