Noções básicas de separação e de saldos de inventário

Após a alocação inicial de um item, o status do item fica como Normal ou Alocado. A reserva do produto atualiza o campo com quantidade alocada nos saldos de inventário, tornando essa quantidade indisponível para futuras alocações.

Quando o status é alterado de Normal para Separado, o saldo da quantidade alocada é reduzido, mas o saldo da quantidade separada é aumentado. A quantidade total de produtos disponíveis para outras alocações permanece a mesma de quando o item foi alocado pela primeira vez.

Além disso, à medida que a separação ocorre também ocorrem determinadas atividades de produto:

  • O produto é movido para o Local inicial especificado durante a separação.
  • O produto pode ser movido para uma placa de licença diferente dependendo se:
    • Uma placa de licença completa é separada. Nesse caso, a placa de licença original continua a ser rastreada como parte do inventário separado.
    • Uma ID de depósito é atribuída durante a separação. Nesse caso, essa torna-se a placa de licença no inventário após a separação.
    • Um ID de depósito não for atribuído. Nesse caso, a ID de devolução que foi criada durante a alocação será a placa de licença no inventário após a separação.
  • Uma transação de inventário de movimentação for criada para rastrear a movimentação para a nova placa de licença e local.

    O sistema usa esta fórmula para determinar o inventário disponível:

Disponível = Qtd. física - [Separada + Alocada]

Quando o status de um item é alterado para Expedido, a quantidade expedida é reduzida do inventário físico.

É possível desalocar um item utilizando uma opção desalocada ou excluindo um registro de separação até o ponto em que o item for separado. No entanto, após a separação ser atualizada para o status Separado, é preciso usar a tela Desalocar detalhes de separação ou excluir registros da guia Detalhe de separação na Ordem de expedição para desalocar o item.