Campos adicionais da tela ordem de expedição

A tela Detalhes da ordem de expedição apresenta vários campos adicionais que permitem ao sistema host realizar certas atividades no módulo WM. Estes campos estão localizados na parte do cabeçalho da tela Ordem de expedição e nas guias Detalhe SO 1 e Detalhe SO 2 dentro da parte da lista detalhada da tela Ordem de expedição.

  1. Selecione Saída > Ordem de expedição. A tela Ordem expedição é exibida.
  2. Para visualizar a lista de ordens de expedição, clique em Pesquisar.
  3. Selecione a ordem de expedição aplicável. O cabeçalho e os detalhes da ordem de expedição são exibidos.
  4. Especifique esta informação, se aplicável, dentro da parte do cabeçalho da tela:
    Prioridade
    Especifique a prioridade da ordem. Estes valores são predefinidos:
    • 1=Maior prioridade
    • 3=Prioridade normal
    • 5=Menor prioridade
    Tipo de ordem
    Selecione um tipo de ordem.
    Grupo de ordens
    Especifique um grupo de ordens, se adequado.
    Data da ordem
    O sistema exibe a data e hora atuais. É possível usar o calendário para alterar este valor.
    Data da exp. solic.
    Use o calendário para especificar uma data.
    Data de entrega
    Use o calendário para especificar uma data.
  5. Selecione um item de linha na parte da lista de detalhes da tela. Os detalhes do item de linha selecionado são exibidos.
  6. Clique na guia Detalhe SO 1.
  7. Especifique estas informações, se aplicável:
    Código de motivo
    Indica o código do motivo para expedições reduzidas. É necessário um código de motivo quando o proprietário ou o cliente é configurado para solicitar um código de motivo para expedições reduzidas. Consulte Guia do usuário de configuração do Infor WMS.
    Porcentagem mínima de expedição
    Os sistemas host devem ser capazes de especificar as exigências do cliente a respeito da completitude de uma linha da ordem. Alguns clientes definem que, caso o fornecedor não possa expedir um item da linha em sua totalidade, não deverão receber quantidade alguma do produto. Outros clientes talvez não façam exigências como essa e aceitem expedições parciais.
    O campo % de Expedição mínima aplica-se à linha de ordem. O valor fornecido nesse campo determina a quantidade do produto que deve ser expedida ao cliente. Se o valor for 0, o padrão, não serão aplicadas restrições e será possível expedir qualquer quantidade de produto.
    Se o valor do campo % de Expedição mínima for superior a um, a quantidade pedida será multiplicada por esta porcentagem para determinar o número mínimo de unidades possíveis de expedir. Se a quantidade alocada for inferior ao número mínimo de unidades para expedição, o sistema procurará uma nova opção do sistema chamada RESERVEMINSHIPFAILURES.
    Se essa opção for selecionada, o inventário ficará em estado de pré-alocação para reservar a quantidade disponível para o cliente até que o restante do produto esteja disponível. Se a opção estiver desmarcada, a quantidade total será completamente desalocada e disponibilizada.
    A % de Expedição mínima é verificada novamente na expedição. Nessa verificação, a quantidade mínima necessária para uma linha da ordem deve estar com o status Separação efetuado em qualquer um dos detalhes de separação. Se as linhas forem expedidas sem separação, a quantidade mínima necessária deverá estar no status Alocada.
    CQ obrigatório
    Indica se é necessária uma inspeção a um item de linha. O padrão é Não.
    Ajuste automático CQ
    Indica se a quantidade rejeitada do item de linha deve ser ajustada automaticamente do inventário. O padrão é Não.
    Placa de licença necessária
    Especifique a placa de licença. Se especificados, a alocação e a separação dinâmica usam as informações da placa da licença.
  8. Clique na guia Detalhe SO 2.
  9. Especifique estas informações, se aplicável:
    Estratégia de alocação
    A estratégia de alocação atribuída ao item irá voltar ao padrão para a linha de ordem. É possível aplicar uma estratégia de pré-alocação diferente à linha de ordem. Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.

    É possível selecionar apenas uma estratégia de alocação ou uma estratégia de pré-alocação clássica/alocação clássica (campos descritos a seguir). Se você selecionar valores para os dois tipos de campos de estratégia de alocação, será possível selecionar uma mensagem indicando apenas a alocação ou a alocação clássica exibida ao clicar em Salvar.

    Estratégia de pré-alocação clássica
    A estratégia de pré-alocação clássica atribuída ao item assumirá o valor padrão para a linha da ordem. É possível aplicar uma estratégia de pré-alocação diferente à linha de ordem. Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.
    Estratégia de alocação clássica
    A estratégia de alocação clássica atribuída ao item assumirá o valor padrão para a linha da ordem. É possível aplicar uma estratégia de pré-alocação diferente à linha de ordem. Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.

    É possível selecionar apenas uma estratégia de alocação (campo descrito acima) ou uma estratégia de pré-alocação clássica/alocação clássica. Se você selecionar valores para os dois tipos de campos de estratégia de alocação, será possível selecionar uma mensagem indicando apenas a alocação ou a alocação clássica exibida ao clicar em Salvar.

    Validade
    O prazo de validade configurado para o item irá voltar ao padrão para a linha de ordem. É possível aplicar um prazo de validade diferente à linha de ordem e, posteriormente, pode ser usado pela alocação e a separação. Podem existir clientes específicos com regras de prazo de validade mais estritas que o padrão de item, logo, pode ser necessário alterá-lo para as suas ordens. Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.
    Rotação
    A regra de rotatividade configurada para o item (FIFO ou LIFO) irá voltar ao padrão para a linha de ordem. É possível alterar a regra de rotatividade para uma linha de ordem específica, se necessário. Por exemplo, clientes específicos podem acordar receber sempre os produtos mais recentes, logo, é possível alterar este valor para LIFO nas suas ordens. Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.
    Girar por
    Este campo contém as informações de lote que devem ser usadas para atualizar a rotatividade do produto. Este pode ser o Número de lote do WM ou qualquer um dos doze campos de atributos de lote. Quando é criada uma linha de ordem, este irá voltar ao padrão para a regra da rotatividade do lote configurado para este item. É possível alterá-lo para uma linha de ordem específica, se necessário. Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.
    Classif. local de separação din.
    A classificação do local de separação dinâmica oferece flexibilidade para os locais que serão separados com a separação dinâmica. As opções disponíveis são:
    • Sequência rota do local
    • Inventário do local, do mínimo para o máximo, para limpar os locais
    • Inventário do local, do máximo para o mínimo
    Não será possível editar este campo se alguma parte da linha tiver sido alocada ou pré-alocada.
    Substituição do grupo de embalagens de envio
    Selecione o grupo específico de embalagens que você pretende usar para o envio. Quando você seleciona um valor do tipo de embalagem de envio neste campo, o tipo de embalagem de envio é usado durante a alocação. Observe que se o grupo de embalagens de envio for inserido manualmente no detalhe da ordem de expedição ou passado em uma importação de detalhe do pedido, ele substitui a seleção de substituição do grupo de embalagens de envio do receptor.
    Limite de lote de alocação
    Indica o Limite de lote que será usado durante o processo de pré-alocação. Esse campo se destina somente à visualização.
    Últ. data expedição
    Indica a última data de expedição caso o Receptor esteja usando a lógica de controle de lotes de saída. A última data de expedição reflete a data de validade ou a data de fabricação, dependendo do valor de seleção Girar por (definido acima). Esse campo se destina somente à visualização.
    Tipo de linha Referência de componente
    Indica o tipo de item da linha de detalhes da ordem. O tipo é específico para a linha, pois pode ser um item normal em uma ordem e um componente em outra. Os valores incluem:
    • Nulo/Em branco - Item padrão.
    • K (Item de kit) - Somente é possível existir o item pai do kit quando todos os componentes são montados.
    • C (Componente) - Os itens são montados para construir um kit. Uma ordem de trabalho é necessária para concluir o processo.

      As linhas do componente do kit (C) são usadas para criar uma Lista de materiais e um Modelo de ordem de serviço dinâmicos na API. Elas não são inseridas como parte da ordem de expedição. Se um kit necessitar de montagem, são usados os recursos da ordem de serviço do Gerenciamento de armazéns do Infor WMS. O processo da ordem de serviço gera uma Ordem de componente interna usando a BOM e o Modelo criados na importação da Ordem de saída.

    • B Referência de componente (Componente BOM) - Os itens são componentes expedidos sem montagem. Eles são identificados para garantir que todas as quantidades expedidas aos clientes estejam equilibradas e sejam suficientes para completar os kits.

      Quando as linhas da ordem de saída são destinadas aos componentes da BOM, a SKU pai do kit não é incluída na ordem. As linhas da BOM relacionadas a um kit podem ser identificadas com o uso de um novo campo Ref do Componente. Nenhum processo de montagem é necessário para esses itens. Eles são selecionados e expedidos normalmente. Identificar esses itens como componentes de kit impõe a nova lógica de expedição de componentes equilibrados. Para obter mais informações sobre esta lógica, consulte Guia do usuário de ordem de serviço do Infor WMS.

    Usado para agrupar todos os componentes que constituem um kit.
    O item do kit pai pode ou não estar incluído na ordem. Se os componentes relacionados são tipo C, o kit pai deve ser incluído na ordem. Se os componentes relacionados são do tipo B, o kit pai não está incluído na ordem; porém, se estiver incluído, deve ter o mesmo número de referência de componente que os componentes.
    A referência de componente pode ser o identificador do kit, um número de linha ou qualquer outro campo exclusivo razoável que o sistema host usa para agrupar as linhas do kit em uma ordem. O valor da referência não tem outro significado para WM se não para agrupar os elementos do kit para uma ordem específica. As referências do componente podem mudar para cada item do componente de uma ordem para outra.
    Quantidade do componente
    O campo Quantidade do componente indica a quantidade de unidades principais deste item necessárias para compor um único kit. As quantidades de expedição dos itens do componente devem ser mantidas em uma proporção adequada de acordo com o campo Quantidade do componente.
    Nota

    A escassez de um ou mais componentes faz com que todas as quantidades dos componentes e a quantidade do kit pai (se incluído) sejam ajustadas. Os campos Quantidade do componente e Referência do componente em Detalhes da ordem são usados para equilibrar a expedição dos componentes.

    Pedido de kit ASN
    Quando uma ordem de expedição é criada com o tipo Pedido de kit, ela inclui uma linha de detalhe com o item Kit (definido na lista de materiais) e a quantidade que reflete o número de kits. Um processo automático explode o pedido de kit no momento da pré-alocação, alocação ou liberação da ordem de expedição. Durante o processo de automático de explosão, um novo ASN para o item pai é criado com o tipo ASN, o Pedido de kit ASN. Você pode visualizar o Pedido de kit ASN criado neste campo. Note que esse campo é somente para visualização, não é editável.
  10. Clique em Salvar.