Dias de código de data

O administrador do aplicativo define os dias de código de data para os itens. O campo Dias de código de data se encontra na guia Controle da tela Detalhe de item. Para abrir a tela Item, selecione Configuração > Item.

No campo Dias de Código de Data, é possível especificar um número a ser usado pelo aplicativo para o cálculo do intervalo de datas (limites superior e inferior) para paletes que podem ser separados. Esse campo estabelece um intervalo de datas para a separação dinâmica. Com base no cálculo, o aplicativo sugere o local para o palete de atributo de lote mais baixo (FIFO) ou mais alto (LIFO). O associado pode separar qualquer palete nesse intervalo.

O campo Dias de código de data trabalha em conjunto com o campo Rotatividade (FIFO/LIFO) e o campo Girar (Atributo de lote04 ou Atributo de lote05). O Atributo de lote04 é caracterizado como uma Data de recebimento ou Data de fabricação. O Atributo de lote05 é caracterizado como a Data de validade.

Ao calcular os dias de código de data, o aplicativo executa um cálculo no momento da alocação para estabelecer um intervalo com limite inferior e superior, alocando os paletes que atendam aos critérios.

A funcionalidade de dias de código de data garante que o produto separado está dentro do intervalo de datas permitido do item com a data mais antiga (usando FIFO e Atributo de lote04) ou o item com a data mais recente (usando LIFO e Atributo de lote05). Os dias de código de data não se destinam a auxiliar clientes com expedição em curto prazo quando um item disponível não se encaixa no intervalo de datas. Em vez de expedir a ordem em curto prazo para o cliente, o processo de alocação executa outra etapa se estiver utilizando os dias de código de data.

Se a quantidade de uma ordem de expedição estiver totalmente alocada, mas ultrapassar o intervalo de datas calculado, o aplicativo fará um segundo cálculo para determinar se há outro inventário disponível para esse item a fim de completar a ordem. O aplicativo usa o código da próxima data mais antiga disponível e adiciona os dias de código de data. Esse cálculo estabelece um segundo limite inferior e superior. Para usar um exemplo (rotatividade FIFO), o produto com os seguintes Códigos de data existe no inventário:

Data de fabricação


15 de março de 2008, 21 de março de 2008, 26 de março de 2008, 8 de abril de 2008

Configuração Dias de código de data para o item = 15 dias. Isso significa que o inventário que está sendo separado deve estar dentro de 15 dias do produto mais antigo no inventário atual.

  • Nesse caso, o associado pode separar qualquer um dos três primeiros lotes visto que 16 de março está dentro dos 15 dias do inventário mais antigo (15 de março).
  • Assim que o lote de 15 de março for totalmente separado, o associado deverá separar o lote de 21 ou 26 de março. Agora, 21 de março é o inventário mais antigo. A data 8 de abril ainda está há mais de 15 dias do inventário mais antigo.
  • Depois que o lote de 21 de março for totalmente separado, o associado pode escolher entre 26 de março ou 8 de abril. Agora que o inventário mais antigo é de 26 de março, a data 8 de abril está dentro do intervalo de 15 dias.

O associado é direcionado a separar o inventário mais antigo com base nas regras de rotatividade. A separação dinâmica apresenta a flexibilidade para o associado escolher um local diferente. Se um local diferente for escolhido e o inventário violar a configuração de rotação do código de data, a seguinte mensagem será exibida.