Criar uma estratégia de alocação

Para criar uma nova estratégia de alocação:

  1. Selecione Configuração > Estratégias > Alocação. A lista Estratégia de alocação aparece.
    Nota

    As seleções Importar e Exportar estão disponíveis na exibição da lista Estratégia de Alocação. Além da funcionalidade definida no Guia do usuário de introdução e navegação do Infor WMS, os recursos de importação e exportação na lista Estratégias de alocação foram expandidos.

    • Você pode clicar em Importar para importar dados do Microsoft Excel a fim de criar novos registros ou atualizar os existentes. O Infor CloudSuite WMS valida os valores de campo antes da inserção de novos registros ou da atualização dos registros existentes. Se uma validação falhar, o registro do log de importação indicará o arquivo de erro.
    • Ao clicar em Exportar, os dados do cabeçalho e os dados do detalhe são exportados para um arquivo do Microsoft Excel. Como em outras áreas do Infor CloudSuite WMS, os valores de cabeçalho e detalhes são exportados para guias separadas no arquivo Excel.

  2. Clique em Novo.
  3. Na área de cabeçalho da estratégia de alocação na parte superior da tela, especifique as seguintes informações:
    Estratégia de alocação
    Especifique um código exclusivo para identificação da estratégia de alocação.
    Descrição
    Especifique uma descrição da estratégia de alocação.
    Rotação do lote estrita nos locais de separação atribuídos
    Usado apenas pela Alocação firme.
    • Se você marcar a caixa de seleção (Ativada), o sistema tentará alocar o lote (como determinado pelas regras de rotação) com o inventário disponível a partir de um local de separação atribuído. Se a caixa de seleção Superalocar locais de separação atribuídos (campo abaixo) estiver marcada, o lote será superalocado. O sistema não aloca um lote diferente mesmo quando houver inventário disponível no local de separação atribuído.
    • Se você não marcar a caixa de seleção (Desativada), o sistema alocará qualquer lote com inventário no local de separação atribuído usando as regras de rotação. As regras de rotação determinam a sequência da alocação de lote.
    Superalocar locais de separação atribuídos
    Usado apenas pela Alocação firme.
    • Se você marcar a caixa de seleção (Ativada) e o tipo de local utilizado na etapa de estratégia for especificado como Atribuído (tipo = CAIXA, SEPARAÇÃO, CAMADA), o sistema ainda alocará a partir desse local, mesmo se não houver quantidade suficiente disponível para preencher a quantidade necessária do item. A superalocação seleciona o(s) lote(s) do inventário disponível determinado pelas regras de rotação.
    • Se você não marcar a caixa de seleção (Desativada), a estratégia não alocará a partir do local atribuído se não houver inventário suficiente.
    Locais de separação rápida por UdM
    Você pode ativar ou desativar o recurso Locais de separação rápida por UdM no nível da estratégia de alocação. Se você selecionar a caixa, a consolidação por lógica de controle de UdM será ativada. Se você limpar (desmarcar) a caixa de seleção Locais de separação rápida por UdM, o sistema usará a lógica de consolidação básica ou pré-existente. Observe que não é necessário selecionar o campo Superalocar locais de separação atribuídos para usar a funcionalidade Locais de separação rápida por UdM.
  4. Na área de detalhe de estratégia de alocação na parte inferior da tela, especifique as seguintes informações:
    N.º de etapa
    Especifique o número da etapa que determina a sequência lógica que o sistema segue durante o processamento da estratégia de alocação. Este é um campo obrigatório.
    Tipo de alocação
    Selecione o tipo de alocação. Este é um campo obrigatório.
    • Firme - A alocação cria registros PickDetail e TaskDetail, se configurados. Separados com métodos direcionados a tarefas, métodos assistidos de RF ou na estação de trabalho.
    • Suave - A alocação cria registros DemandAllocation. A separação dinâmica é usada para fazer a separação.
    • Suave com processo de embalagem - A alocação cria registros DemandAllocation com IDs de contêiner a partir da embalagem. A separação dinâmica é usada para fazer a separação.
    UdM
    Selecione o nível de unidade de medida usado para decompor as quantidades de separação individuais por caixa e palete. Todos os nove níveis de UdM disponíveis para configuração na embalagem podem ser especificados na estratégia. O processo de alocação usa a quantidade para alocar e executar a estratégia a fim de localizar a decomposição da UdM correta. Este é um campo obrigatório. Observe que, se você selecionou o campo Locais de separação rápida por UdM, será possível determinar as UdMs que usam locais de separação rápida selecionando o valor Linha de velocidade no campo Tipo para cada UdM aplicável.
    Tipo de local
    Selecione o tipo de local usado como critério de seleção para encontrar o inventário a ser considerado. Se esse for um dos tipos dentro do Infor CloudSuite WMS que indica que o item está atribuído ao local (CAIXA, SEPARAÇÃO DE PEÇA, CAMADA), o sistema verificará a atribuição de SKU/local para encontrar o local a usar. Se o tipo de local não for um dos tipos atribuídos, o sistema verificará o local (tabela LOC) para selecionar possíveis locais para o tipo. Observe que, se você selecionou o campo Locais de separação rápida por UdM, será possível determinar as UdMs que usam locais de separação rápida selecionando o valor Linha de velocidade no campo Tipo para cada UdM aplicável.
    Criar uma separação por UdM e Local
    Utilizado se o processo de embalagem (como configurado na embalagem) não estiver sendo usado para a unidade de medida alocada. Não se aplica a separações de paletes completos.
    • Se você marcar a caixa de seleção (Ativada), um registro de separação e de tarefa para toda a quantidade será alocado na etapa se o lote, o local e a placa de licença forem os mesmos. Por exemplo, se cinco caixas forem alocadas, uma separação será criada para a quantidade total se forem do mesmo lote, local e placa de licença.
    • Se você não marcar a caixa de seleção (Desativada), uma separação e uma tarefa separadas serão geradas para cada decomposição da UdM se o processo de embalagem não estiver sendo usado na etapa da estratégia. Por exemplo, se cinco caixas forem alocadas, serão criados cinco separações a serem confirmadas durante a separação.
    Categoria do local
    Selecione a categoria na configuração Local usada como critério de seleção na etapa de alocação para determinar os possíveis locais que podem ser considerados para alocação. É possível especificar um valor nesse campo para reduzir o número de locais considerados para a etapa de alocação e ajudar a operação a focar e priorizar onde a alocação deve ocorrer.
    Local ABC
    Selecione ABC na configuração Local usada como critério de seleção na etapa de alocação para determinar os possíveis locais que podem ser considerados para alocação. É possível especificar um valor nesse campo para reduzir o número de locais considerados para a etapa de alocação e ajudar a operação a focar e priorizar onde a alocação deve ocorrer.
    Zona de alocação
    Selecione a zona de alocação.
    Quantidade de LPN
    Selecione os critérios de alocação para determinar como o processo deve considerar as placas de licença no inventário. Essa seleção pode ser utilizada para determinar se o sistema deve ou não separar os paletes para preencher a ordem:
    • Quantidade de LPN = Quantidade de palete de embalagem - A etapa considera uma placa de licença apenas se a quantidade disponível for igual à quantidade de paletes na embalagem para a linha de ordem.
    • Quantidade de LPN <> Quantidade de palete de embalagem - A etapa considera apenas as placas de licença com inventário disponível que não corresponda à quantidade de paletes na embalagem para a linha de ordem.
    • Qualquer quantidade - Não existe qualquer restrição em relação à quantidade disponível no palete.
    Prioridade de classificação (classificação 1, 2, 3, 4)
    Selecione valores para os campos de prioridade de classificação a fim de determinar como todos os registros de inventário que podem ser utilizados para alocar a linha depois que todos os critérios tenham sido aplicados e classificados escolhem a peça exata de inventário a alocar (ou separar). O campo Classificar 1 é obrigatório.
    • Rotação do lote - Usa as regras de rotação de lote definidas para a linha de ordem. Em geral, é a primeira opção de classificação.
    • Local - Usa a sequência de rotas do local como critério de classificação. Essa sequência inclui três campos para determinar o tipo correto a seguir (InterleavingSequence, LogicalLocation, Loc)
    • Quantidade de LPN - Usa a quantidade disponível no registro de inventário (LOTXLOCXID) e a compara à quantidade que o sistema está tentando alocar para determinar qual registro de inventário alocar. As opções de Quantidade disponível estão descritas abaixo.
    • Número de placa de licença - Usa o número da placa de licença para o inventário que está sendo alocado.
    • Rotação de LPN no local - Determina qual LPN deve ser alocado quando houver várias placas de licença no local. O sistema usa AddDate do registro LOTXLOCXID para LPN/local e aloca a primeira ou a última placa de licença colocada no local com base na configuração correspondente do local (FIFO/LIFO). Se o local for preenchido atrás e separado na frente, deve ser configurado para FIFO. Se o local for preenchido na frente, deve ser configurado para LIFO.
    • ABC de local - Utiliza o código de ABC da configuração de local.
    Regras de classif. de qtd.
    Selecione a regra que determina como placas de licença devem ser consideradas para a alocação apenas referenciada se um dos critérios de classificação usar a Quantidade de LPN.
    • Baixa para alta (quantidade mais baixa) - Classifica os registros de inventário elegíveis pela quantidade disponível em sequência crescente.
    • Ajuste exato - Seleciona apenas os registros de inventário da lista de registros elegíveis que têm uma quantidade disponível igual à quantidade que está sendo alocada.
    • Maior ajuste - Seleciona apenas placas de licença com quantidade disponível que é maior ou igual à quantidade que está sendo alocada. Depois de selecionados, classifica a lista em sequência de baixa para alta usando a quantidade disponível. O resultado é que o LPN é alocado o mais próximo possível da quantidade necessária.
    • Melhor ajuste - Seleciona apenas placas de licença que têm uma quantidade disponível que é menor ou igual à quantidade que está sendo alocada. Depois que esses registros são determinados, classifica a lista em sequência de alta para baixa usando a quantidade disponível. O resultado é que é alocado o LPN com a quantidade mais próxima possível da necessária. Isso minimiza as separações ao não decompor as placas de licença em pedaços menores.
    • Alta para baixa (maior quantidade) - Classifica todos os registros de inventário elegíveis pela quantidade disponível em sequência decrescente.
  5. Após criar a nova estratégia de alocação, clique em Salvar.
    • Você pode fazer uma duplicata de uma estratégia para criar um registro. Ao clicar em Duplicar, você deverá especificar uma chave de código exclusiva e uma descrição para o novo registro. Clique em Salvar para criar o registro. Todas as linhas de detalhes no registro existente são copiadas e salvas na tabela de detalhes.