Estratégia de alocação

A estratégia de alocação é usada para verificar se há estoque suficiente para preencher uma ordem. É possível criar suas próprias estratégias ou modificar as existentes.

As estratégias de alocação incluídas no aplicativo são:

Nome Descrição Detalhes
N01 Decompor por UdM - locais atribuídos obrigatórios. Essa estratégia está configurada para exigir que locais de separação atribuídos com antecedência sejam configurados para o item na caixa, internamente e para cada unidade de medida. Se o item não tiver um local designado para uma das decomposições de UdM, a UdM não será alocada.

A progressão lógica é primeiro alocar quantidades de paletes completos (de localização do tipo OUTROS); quantidades de caixas de uma localização CAIXA; quantidades de embalagens internas de uma localização PEÇA; cada quantidade de uma localização PEÇA.

N02 Decompor por UdM - locais atribuídos opcionais, minimizar decomposições de palete Essa estratégia está configurada para primeiro tentar alocar a partir de locais de separação avançada. Se uma unidade de medida, porém, não tiver uma localização específica atribuída, a estratégia tentará alocar a UdM de outro tipo de localização.

A estratégia também é configurada para evitar decompor placas de licença completas em separações de pick sem palete, se possível. Por exemplo, se não houver um local de separação de caixas "atribuído" ao item, o sistema tentará alocar as caixas a partir de uma placa de licença que NÃO contenha uma quantidade de palete completo. Isso deixa as placas de licença de quantidade de paletes completos intactas sempre que possível. Se um LPN de palete parcial não for encontrado, ele tentará obter a quantidade necessária para separações de caixas de uma placa de licença que contenha uma quantidade de palete completo. A embalagem interna e cada separação de UdM são configuradas de forma semelhante nessa estratégia.

N03 Decompor por UdM - Locais de SEPARAÇÃO atribuídos não usados. Essa estratégia é configurada para primeiro tentar alocar a partir de locais para separações avançadas atribuídas. Ela tem etapas para cada unidade de medida padrão, mas não fornece restrições de quantidade de LPN para evitar a decomposição de placas de licença completas.

A classificação primária é feita pela rotação do lote designado, seguida pela classificação na sequência de localização.

N11 Coinc. qtd., melhor aj.

Essa estratégia não decompõe por UdM; tudo é considerado pela unidade de medida principal. A classificação primária é feita pela rotação do lote. Em seguida, o inventário alocado é selecionado com base na quantidade. Estes são os tipos de critérios de quantidade utilizados:

  • Correspondência exata - Primeiro, aloca uma placa de licença que tem a quantidade disponível que correspondente exatamente à quantidade que está tentando alocar. Como a rotação primária baseia-se em lote, ela realiza apenas a "correspondência exata" do primeiro lote.
  • Correspondência maior (quantidade de LPN disponível > quantidade a alocar) - Se não for encontrada uma correspondência exata, ela procura uma placa de licença com uma quantidade disponível maior do que a quantidade necessária. Como a rotação primária baseia-se em lote nessa etapa, ela seleciona apenas uma placa de licença do primeiro lote.
  • Melhor ajuste (quantidade de LPN disponível < quantidade a alocar) - Se não for encontrada correspondência exata, ela procura uma placa de licença com uma quantidade disponível menor do que a quantidade necessária. Dentre as possíveis placas de licença encontradas, ela aloca aquela com a maior quantidade. Como a rotação primária baseia-se em lote nessa etapa, ela seleciona apenas uma placa de licença do primeiro lote.

A classificação primária para cada etapa dessa estratégia força o sistema a usar primeiro o produto mais antigo (no caso de rotação FIFO). O lote mais antigo NÃO é necessário se Dias de código de data estiver configurado no item e a classificação principal da estratégia for alterada para "Quantidade" em vez de "Rotação do lote". Isso abre uma janela de datas possíveis para o sistema procurar uma correspondência de quantidade fora do lote mais antigo.

N12 Coincidir quantidade, depois limpar locais (quantidade de mínima a máxima) Essa estratégia não decompõe por UdM; tudo é considerado pela unidade de medida principal. A classificação primária é feita pela rotação do lote. Em seguida, o inventário alocado é selecionado com base na quantidade. Estes são os tipos de critérios de quantidade utilizados:
  • Correspondência exata - Primeiro, aloca uma placa de licença que tem a quantidade disponível que correspondente exatamente à quantidade que está tentando alocar. Como a rotação primária baseia-se em lote, ela realiza apenas a "correspondência exata" do primeiro lote.
  • Lote para alta quantidade - Se não for encontrada correspondência exata, procura uma placa de licença com a menor quantidade disponível. Isso permite que o sistema esvazie mais rapidamente os locais e os libere para que novos itens sejam armazenados.

A classificação primária para cada etapa dessa estratégia força o sistema a usar primeiro o produto mais antigo (no caso de rotação FIFO). O lote mais antigo NÃO é necessário se Dias de código de data estiver configurado no item e a classificação principal da estratégia for alterada para "Quantidade" em vez de "Rotação do lote". Isso abre uma janela de datas possíveis para o sistema procurar uma correspondência de quantidade fora do lote mais antigo. Uma variação dessa estratégia seria mudar a classificação primária para "Quantidade" na etapa "Correspondência exata" e depois usar Rotação do lote na próxima classificação para obter o material mais antigo expedido.

N13 Coincidir quantidade, depois minimizar separações Essa estratégia não decompõe por UdM; tudo é considerado pela unidade de medida principal. A classificação primária é feita pela rotação do lote. Em seguida, o inventário alocado é selecionado com base na quantidade. Ao procurar mais placas de licença do que a quantidade necessária, minimiza o número de separações do item. Estes são os tipos de critérios de quantidade utilizados:
  • Correspondência exata - Primeiro, aloca uma placa de licença que tem a quantidade disponível que correspondente exatamente à quantidade que está tentando alocar. Como a rotação primária baseia-se em lote, ela realiza apenas a "correspondência exata" do primeiro lote.
  • Correspondência maior - Tenta alocar uma placa de licença com quantidade maior do que a necessária. Se encontrada, seleciona a placa de licença com a quantidade mais próxima da quantidade necessária.
  • Melhor ajuste - Tenta alocar uma placa de licença com uma quantidade menor do que a necessária. Seleciona a placa de licença com mais quantidade.
N14 Coincidir quantidade, depois sequência de locais Essa estratégia não decompõe por UdM; tudo é considerado pela unidade de medida principal. A classificação primária é feita pela rotação do lote. Em seguida, o inventário alocado é selecionado com base na quantidade. Ao procurar mais placas de licença que a quantidade necessária, minimiza o número de separações do item. Estes são os tipos de critérios de quantidade utilizados:
  • Correspondência exata - Primeiro, aloca uma placa de licença que tem a quantidade disponível que correspondente exatamente à quantidade que está tentando alocar. Como a rotação primária baseia-se em lote, ela realiza apenas a "correspondência exata" do primeiro lote.
  • Sequência de locais - Se não houver correspondência exata, o inventário será alocado na sequência de locais.
N21 Sequência de locais Essa estratégia não decompõe por UdM; tudo é considerado pela unidade de medida principal. A classificação primária é feita pela rotação do lote. Em seguida, o inventário é alocado na sequência da rota do local.
N22 Limpar locais (selecionar local com quantidade mais baixa) Essa estratégia não decompõe por UdM; tudo é considerado pela unidade de medida principal. A classificação primária é feita pela rotação do lote. Em seguida, o inventário alocado é selecionado por placa de licença com a menor quantidade. Isso poder gerar mais separações, mas permite que os locais vazios sejam disponibilizados rapidamente.
N23 UdM de palete completo, depois limpar todos os locais - classificar por lote e local Primeiro, essa estratégia aloca quantidades de paletes completos usando a rotação do lote. Quantidades inferiores a paletes completos são alocados na sequência de lote e de local.
N31 Separação dinâmica com decomposições de UdM Essa estratégia utiliza alocação suave, ou seja, o inventário não é reservado durante a alocação, em vez disso, determina informações específicas para o seletor em RF durante a separação.

A estratégia é configurada para alocar paletes completos antes de alocar quantidade para menos de um palete completo.

N32 Separação dinâmica com embalagem Essa estratégia utiliza alocação suave, ou seja, o inventário não é reservado durante a alocação, em vez disso, determina informações específicas para o seletor em RF durante a separação.

A estratégia é configurada para alocar paletes completos antes de alocar quantidade para menos de um palete completo. A lógica do processo de embalagem é usada para essas outras unidades de medida a fim de atribuir IDs de caixa à informação de demanda criada para a ordem. Isso permite que o sistema determine as quantidades sem palete que podem ser separadas juntas no mesmo contêiner de separação.