Regras recorrentes

O sistema pode gerar encargos de duas maneiras: encargos baseados em eventos são disparados quando ocorre um evento específico do sistema, como um recebimento concluído. Cobranças baseadas em período são disparadas com base no decorrer de determinado período. As cobranças baseadas em períodos usam os seguintes tipos de registros:

  • Os períodos de registro identificam períodos de tempo específicos (como mensal ou semanal) usados em regras recorrentes.
  • Os registros de feriados identificam feriados específicos válidos em uma instalação. É possível você configurar o sistema para avançar ou adiar a cobrança em situações onde coincide com um feriado.
  • As Regras recorrentes identificam como o sistema deverá realizar as cobranças para serviços baseados em períodos, como os encargos de armazenamento recorrentes.

Regras recorrentes

Encargos de aniversários e de armazenagem recorrente baseiam-se em períodos, não em eventos específicos no sistema. Deverá definir as regras recorrentes que deseja usar para disparar cobranças para os serviços de armazenamento. A regra informa o sistema quando, em determinado período, se deve realizar cobranças e a frequência das cobranças.

Obrigatório?
Não. Como o sistema incorpora diversas regras recorrentes padrão, é preciso realizar essa etapa de configuração apenas se for necessário ter suporte para regras recorrentes adicionais ou ao utilizar períodos de cobrança personalizados. A regra recorrente deve ser atribuída ao cliente. Quaisquer exceções para grupos de itens podem ser alteradas na tela Grupos de itens.
Pré-requisitos?
Períodos. As regras recorrentes se baseiam em parte nos diferentes períodos (mensal, semanal, diário) que você usa. Se usar qualquer período personalizado, terá de configurar esses registros de período antes de criar suas regras recorrentes.

Informações adicionais

Quando um novo inventário for recebido no armazém, o sistema poderá criar encargos com base nesse evento, tais como encargos iniciais de armazenamento ou de processamento. A regra recorrente será usada para calcular a próxima data de cobrança para o código de lote que foi recebido. Quando a data chegar, os encargos serão criados e a regra recorrente será usada novamente para calcular a próxima data de faturamento.

A regra recorrente a ser usada para um código de lote específico será consultada a partir do registro de inventário. A regra recorrente no inventário será copiada a partir do item principal, ou se estiver vazia, do registro do cliente. Um grupo de evento de cobrança lhe permite trocar para uma regra recorrente diferente após um número especificado de períodos. Este recurso substitui a regra recorrente de inventário para todos os itens que usam esse evento.

Este diagrama é um exemplo de uma previsão de cobrança com base no período:

Estas regras recorrentes são fornecidas com o sistema de cobrança:

  • Sem recorrência

    Use para clientes/itens que não exigem nenhum tipo de cobrança recorrente.

  • Mensal

    As cobranças são feitas uma vez por mês na mesma data do recebimento. O inventário a ser recebido no dia 14 de cada mês irá provocar cobranças recorrentes que serão criadas no dia 14 de cada mês.

  • 30 dias

    As cobranças ocorrem a cada trinta dias, com base na data inicial de recebimento do material.

  • Cobrança diária

    As cobranças ocorrem em uma base diária.

  • Primeiro dia do mês

    As cobranças ocorrem para todo o mês, no primeiro dia do mês.

  • Último dia do mês

    As cobranças ocorrem para todo o mês, no último dia do mês.

  • Semanal

    As cobranças ocorrem a cada sete dias na data de recebimento.

  • Mensal após 5 dias

    São permitidos cinco dias livres e depois as cobranças recorrentes irão ter efeito. As cobranças recorrentes subsequentes têm como base a data de recebimento.

Campos

Regra recorrente/Descrição
O nome e a descrição que identifica esta regra recorrente.
Período
O período (semanal, mensal, etc.) no qual a regra se baseia. Quando um inventário é recebido, o período para cobranças recorrentes começa na data do recebimento. Por exemplo, se um inventário for recebido no 18º dia do mês e o contrato do cliente usar uma regra recorrente em um período mensal, os períodos da previsão da cobrança ocorrerão sempre no 18º dia de cada mês. (Para recebimentos que ocorram no 31º dia, o sistema ajustará a data final do período para meses mais curtos). Se a regra recorrente usou um período de 30 dias, o final do período será calculado adicionando 30 dias à data do recebimento.
Frequência/Dia

A frequência (o ciclo) ou o dia específico (apenas para tipos de período mensal ou semanal) no qual as cobranças devem ocorrer.

Se você especificar uma frequência, o sistema divide o período em um número igual de dias com base no intervalo da frequência.

O campo Dia identifica em que dia da semana (1-7 corresponde a Domingo a Sábado) ou dia do mês (1-31) em que a cobrança deve ocorrer. A primeira cobrança do mês deve ter o campo Dia configurado como 1. A cobrança no final do mês deve ter o campo Dia configurado como 31 e, em meses que não têm 31 dias, o dia será ajustado automaticamente para o último dia do mês.

Próximo faturamento

Usado para períodos personalizados. Se estiver configurado para Sim, o sistema irá definir a data de cobrança para a Data inicial do próximo período se isso for necessário para o faturamento. Isto é normalmente feito para manter as mesmas convenções de datas com seu cliente.

Por exemplo, se sua cobrança recorrente for calculada de acordo com os saldos de inventário a 30 de junho, você poderá ter a data de cobrança a 30 de junho (se Próximo faturamento = Não), ou 1 de julho (se Próximo faturamento = Sim).

Usar divisão
Permite-lhe criar duas cobranças recorrentes em cada período sem ter de alterar o período. Por exemplo, pode criar cobranças recorrentes tanto no dia 15 como no final do mês. Isto é ligeiramente diferente do que configurar a frequência=2 visto que a configuração da frequência irá dividir o período em partes iguais. O campo Usar divisão não tem essa restrição visto que a data de divisão pode ser configurada em qualquer altura do período.
Após período/Após qtd/Após dias livres
Usado para configurar dias livres de armazenamento. Quando o inventário é recebido e a regra recorrente usada para calcular a próxima data de cobrança, os campos Após qtd e Após período irão permitir que substitua a primeira data de cobrança. Normalmente, as cobranças iniciais são anuladas até que o período livre tenha expirado. Se o inventário ainda estiver no armazém após o período livre, o armazenamento recorrente será cobrado. A data da próxima cobrança pode ser calculada começando no final do período livre se configurar Após dias livres para Sim, ou a data do próximo faturamento pode ser calculada com base na data de recebimento se configurar Após dias livres para Não.
Ignorar feriados/Ignorar fins de semana
Se não pretender ignorar a previsão de cobrança nos fins de semana ou feriados, configure estes campos para Não. Se pretender ignorar fins de semana ou feriados, identifique se quer antecipar a cobrança para o dia antes (Retroceder) ou adiar a cobrança para o dia depois (Avançar) de um feriado ou fim de semana.