Mecanismo de classificação

O mecanismo de classificação consiste de um conjunto de regras de classificação para cada cliente. Geralmente, os contratos são firmados com um cliente e as taxas no contrato precisam configuradas antes de admitir um inventário do cliente na instalação. As taxas são mantidas para um cliente a um nível empresarial e quaisquer diferenças entre as instalações são configuradas na estrutura de taxas.

Uma estrutura de taxas tem uma data efetiva e de expiração. Toda a estrutura de taxas pode ser copiada para um novo intervalo de data e opcionalmente assinalada com uma porcentagem.

O mecanismo de classificação usa os seguintes critérios:

Cliente destinatário da fatura
permite faturar diferentes divisões ou entidades quanto às cobranças.
Unidade de medida (UdM)
Permite diferentes taxas, mínimos e custos em diversas quebras de volume (quantidade, peso ou volume). A UdM de quebra não necessita de corresponder ao encargo por UdM.
Mora diária
Calcula uma taxa diária que é calculada e aplica-a ao armazenamento recorrente e a um encargo de saída.
Mínimos
Um nível mínimo de encargo pode ser definido para um código de encargo individual. Os mínimos também podem ser configurados para a tela Mínimos; estes níveis mínimos têm efeito na criação de encargo ou durante o faturamento, dependendo do nível especificado.
Markups/ Descontos
Os markups ou descontos de cobranças podem ser definidos para mudanças de taxas sazonais ou temporárias, ou para receitas separadas na contabilidade. Estão disponíveis os seguintes atributos:
  • Data efetiva/de expiração
  • Código de encargo para markup/desconto
  • Seletor para taxa fixa ou percentual
  • Valor para markup/desconto (taxa fixa +/- ou uma porcentagem +/- )
  • Novo código de encargo a cobrar de (ou pode-se utilizar o mesmo se desejado)

Em caso de um desconto, a cobrança total é limitada para não ficar menor que zero. Se for usado um novo código de encargo para dividir o markup, pode-se especificar uma distribuição de conta/departamento separada.