Configurar um novo contrato de cliente

Os contratos identificam os serviços e as taxas associados que cobra a cada cliente (no Cobrança, o Cliente se refere à parte proprietária do inventário armazenado e processado em sua instalação). O sistema usa informações do registro do contrato para determinar quando realizar as cobranças para determinado cliente.

Você deve criar um contrato para cada cliente que atender. O contrato é configurado a um nível empresarial, por isso as taxas poderão ser facilmente compartilhadas pelas instalações. O sistema usa informações do registro do contrato para determinar quando, como e quanto irá cobrar a um determinado cliente.

As linhas de detalhe de um contrato irão associar quaisquer grupos de faturamento a um grupo de evento, grupo de taxas e instalação correspondentes e identificar qual a entidade que deve ser cobrada pelo encargo. Geralmente, é possível criar uma linha de contrato única para identificar todos os eventos e taxas que são idênticos, seja qual for a instalação ou grupo de faturamento. É possível, assim, criar linhas adicionais para taxas que são diferentes em termos de instalação, parceiro comercial, transportadora, item, local ou modo de transporte.

O sistema usa o registro de contrato quando:

  • Um inventário é recebido na instalação.

    Quando o inventário é recebido, o sistema localiza o contrato para o proprietário do inventário. Então o sistema revisa os grupos de eventos listados no contrato para localizar quaisquer regras recorrentes. Com base nas informações da regra recorrente, o sistema determina a próxima data de cobrança para regras recorrentes e mantém essas informações da data em um registro de datas de inventário.

  • Ocorre uma transação do sistema.

    Quando ocorre no sistema um tipo de transação relativo a cobrança, o sistema revisa os grupos de eventos no registro do contrato para determinar se existem eventos correspondentes listados. Se encontrar eventos correspondentes, o sistema verifica o grupo de taxas para localizar a taxa dos códigos de encargo associados. Então, o sistema utiliza as informações do grupo de eventos e do grupo de taxas para calcular as cobranças para a transação.

  • Um período de cobrança termina.

    Um processo regular do sistema percorre os registros do inventário para determinar em que momento é que as cobranças recorrentes estão prontas para ocorrer. Quando o sistema encontra um inventário que chegou à próxima data de cobrança, ele revisa o registro do contrato para localizar os detalhes de taxa e de cobrança e calcula as cobranças recorrentes.